20101129

O verdadeiro papai noel.

São Nicolau foi um bispo de Mira na Turquia, conhecido como bispo das crianças e dos mais necessitados, também é conhecido como padroeiro dos marinheiros.

Em um dia de tempestade os marinheiros fizeram uma oração a São Nicolau, foi quando ele apareceu em um barco e logo veio a calmaria ao abençoar o mar. Daí a adoção como padroeiro dos marinheiros.

Um outro fato importante da vida de São Nicolau é um relato de São Boa-Aventura, que em um sermão contou que ele entrou numa estalagem e ressuscitou dois jovens e depois converteu o assassino que era o próprio dono da estalagem.

Papai Noel ou São Nicolau? São Nicolau era um bispo generoso que gostava de presentear as pessoas que mais necessitavam, presenteava em sigilo, à noite, para que ninguém soubesse. Relato conta que três jovens queriam casar e naquele tempo as jovens tinham que dar um dote ao noivo para haver o casamento, foi quando São Nicolau jogou uma bolsa de moedas no quarto do pai. Seu gesto de generosidade foi se espalhando por toda aquela região, os necessitados recorriam a ele. Com sua morte aumentaram os milagres atribuídos pela intercessão de São Nicolau.

Criou-se em toda aquela região, devido a São Nicolau, uma tradição de generosidade e presentear os mais necessitados. No século XVI, holandeses emigraram para os Estados unidos trazendo esta tradição. A tradição de celebrar São Nicolau (Sinter Klass). Foi então que, esta tradição foi se americanizado e ouve uma mudança da tradição original. Do homem cheio de amor de Deus, cheio de generosidade aos mais necessitados; surge um velhinho simpático puxado por renas, que grita “rourourou”.

A popularização da figura do papai Noel aconteceu em 1931 numa campanha publicitária da coca cola. Foi quando ganhou roupas vermelhas com detalhes em branco, A cor do logotipo da marca.

20101122

Temas atuais

Camisinha:


Antes de tudo é necessário dizer que a fé em Jesus Cristo deve nos levar a uma reestruturação humana: O homem novo formado pela fé vive e defende, valores espirituais, éticos e morais. Não se trata de uma mudança radical, mas gradativa ao longo de toda a vida. Onde violento e radical deve ser a atitude de mudança da configuração da vida em Cristo.

Este homem novo começa a iluminar a sua afetividade descobrindo a importância da cura afetiva para a vivencia de um amor mais verdadeiro e humano. Uma afetividade ferida torna o homem mais instintivo, menos humano, há uma coisificação do próximo e a perda do amor gratuito e a casos que o sexo se torna uma droga.

A camisinha é para Igreja católica algo ilícito, no entanto pecaminoso, mas há casos que deve prevalecer à busca por uma moralização, onde o uso de camisinha seria um degrau para uma vida afetivamente correta. A camisinha não é a solução para casos de doenças sexualmente transmissíveis e sim, a solução é a humanização da sexualidade.
(Ref: CIC e BENTO XVI)


Tatuagens e piercing:


Hoje Está na moda, desenhar no corpo borboletinha, animais como a libélula, estrelinha, nome de parentes ou até mesmo religiosos e para mais ousados, figuras de entidades indígenas, magos e dragões. A igreja católica não costuma desenvolver estudos sobre coisas obvias, como: o uso de bebidas alcoólicas, tatuagem... Apenas se atem, a palavras de Deus que diz que o corpo é templo do Espírito Santo e que o corpo é para glorificação de Deus (1Corintios 6,19-20).

No Antigo Testamento é bem clara a proibição que Deus faz ao povo consagrado, ao povo escolhido:
“Não fareis incisões na vossa carne por um morto e nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor” (Lv 19,21).

Quem estuda sobre tatuagens sabe exatamente o sentido esotérico de cada figura, o que ela representa dentro de uma seita, ou mensagem que ela quer passar. Muitas vezes, sem conhecimentos, até mesmo nós cristãos carregamos mensagens no corpo que não simboliza a fé que propagamos. Os piercinng e tatuagens inicialmente eram usados para diferenciar pertença ao diferentes deuses, sua criação é datada de 8000 anos.

Felizmente a misericórdia de Deus tem repatriado, no seio da Igreja, filhos que viviam afastados e que foram marcados com esse selo terrível da moda.


Alcoolismo:


Existe dentro da Igreja católica uma grande discussão sobre esse assunto, muitos dizem que é polemico e ha diferentes opiniões e direcionamentos. Determinadas festas católicas ainda vendem bebidas alcoólicas. Dos muitos documentos da Igreja, os poucos que li, ainda não descobri nenhum que tratasse diretamente do assunto.
Mas sabemos do malefício do álcool: acidentes de trânsitos, perda de empregos, destruição de famílias, perda da dignidade humana... Se faz o mal não é bom. Segundo as recentes pesquisas determinados indivíduos têm maior probabilidade de desenvolver a doença do alcoolismo e pra esses, bebida alcoólica é um veneno. O problema é: Você sabe quem?

Na Bíblia vemos Paulo pedindo para Timóteo tomar um copo de vinho para sua saúde e Jesus consagrou o vinho transformando e seu sangue. Na bodas de Cana, Jesus transforma água em vinho e aproximadamente 600 litros. Bento XVI no livro Jesus de Nazaré nos mostrar como devemos interpretar este milagre, vale a pena conferir.

A Igreja aponta para algo muito maior do que ficar discutindo esta questão. O catecismo da igreja aponta para uma justiça que devemos ter com o nosso próximo, como ter responsabilidade com a vida do outro em momentos de decisões difíceis.

-Nunca é permitido praticar o mal para daí se resulte o bem.

-A “regra de ouro”: “Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles”.

-Pecando contra os irmãos e ferindo sua consciência... pecais contra Cristo. (1Corintios 8,12)

“É bom abster-se de carne, de vinho, e de qualquer coisa que seja causa de tropeço, de queda, enfraquecimento para teu irmão”.
(Romanos 14,21)
(CIC: 1789)

20101117

Conhecendo melhor Paulo Apóstolo.

Pelas suas cartas e outros estudos que aprofundam um pouco mais. Mas pouco se fala do tipo de evangelização que Paulo fazia, como ele escrevia, as pessoas se atem à teoria, a tese e a contesto. Esses aspectos são necessários para o entendimento dos textos, mas teses são teses, teoria são teorias e que muitas vezes esvazia o conteúdo bíblico e a bíblia passa ser de interpretações de a biblistas e exegetas.

Paulo foi o Apóstolo que mais formou comunidades cristães, pastoreava e sempre incansável não desperdiçava um só momento de sua vida, reconhecendo sua luta dizia:

“Quanto a mim, meu sangue está para ser derramada em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me entregará naquele dia; e não somente a mim, mas para todos os que viverem esperando com amor a sua manifestação”.
(2 Timóteo 4,6-8)

Para Paulo, e é bem clara na última frase: “a coroa da justiça” pertencerá a aqueles que esperam a manifestação do Senhor. Sobre esta questão Paulo usava palavras de ação e encorajamento para os convertidos, bem claro nestes versículos que fala sobre o mesmo tema na carta aos Filipenses ( 2,12);

“Portanto, meus amados, obedecendo como sempre, não só como no tempo em que estava ai presente, mas muito mais agora que estou longe, continuem trabalhando com temor e tremor, para a salvação de vocês”.

Paulo não confirmava a salvação de nenhum dos seus ouvintes, nem mesmo a sua. Mas mostrava que Deus era um Deus justo e fiel, e dizia:

“Não que eu já tenha conquistado o premio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o premio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente”.
(Filipenses 3, 12-13)

Suas cartas eram para pessoas conquistadas por Jesus Cristo, que uma vez conquistadas, assim com ele, deviam “correr”, para conquistar a vida eterna esperando a manifestação do Senhor.

Paulo anunciava Jesus como pleno cumprimento da promessa de Deus, a salvação enviada para nós.
No seu pastoreio, Paulo agia de forma diferente a cada comunidade de acordo com o seu nível de formação e resposta: Paulo era durão, meigo, educado, agradecido... Mas a metodologia usada por Paulo, era básica em toda sua formação. Não se tratava de lei ou de normas, mas que para ele eram coisas fundamentais para iniciar o caminho. Passamos por suas cartas para observar o quanto era importante tais coisas:


-1 Coríntios:

Os capítulos 5 e 6, Paulo trata com severidade um caso de imoralidade que acontece na comunidade cristã de Corinto e certas divisões que estava acontecendo ali.


-Romanos:

“A noite está quase passando, o dia vem chegando. Abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz. Procedemos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonarias e bebedeiras, nada de orgia e imoralidades, nem contendas e rivalidades”.
(13,12-13)


-Gálatas:

“São conhecida às obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias, entre outras coisas semelhantes”.
(5,19-21)


-Efésios:

“Imoralidade sexual e qualquer tipo de impureza ou cobiça nem sequer seja mencionada entre vós”.
(5,3)

-Colossenses:

“Portanto mortificai em vossos membros, isto é, o que em vós pertence a terra: imoralidades sexual, impureza, paixão, maus desejos, especialmente a ganância, que é uma idolatria”.
(3,5)


-Tessalonicenses:

“A vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual. Saiba cada um viver se matrimônio em santidade e honra”.
(4,5)

Paulo trabalhava as comunidades de diferentes contesto com as mesmas ações. Se observarmos a maneira que ele escrevia, veremos que ele apenas muda o tom: com uma comunidade ele é durão, com outras ele busca outras formas de falar sobre o mesmo tema, outras ele coloca mais detalhes sobre aquele mesmo tema. Enfim, a questão da imoralidade sexual e as divisões eram fatores fundamentas para a formação dos indivíduos convertidos.


Mas Ele mesmo conta o segredo da Evangelização: o amor. (O hino do amor em Coríntios 13)

Este hino pode ser um anúncio de Jesus:
“Jesus é paciente, Jesus é prestativo, Jesus não é invejoso...”.
Uma nova norma pra nós:
Ser paciente, prestativo, não ser invejoso...

Para Paulo o amor é o primordial na vida de um cristão, tanto que ele compara a sino que tini. O sino é sempre usado como um alerta ou um chamado, assim como, um sino rachado não tem eficácia. Então, o homem sem amor é um sino rachado.

“Mas o conhecimento envaidece; é o amor que constrói. Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento”.
(Coríntios 8,1b-2)


Amor e conhecimento:

Obs: Não existem deuses, no entanto, a carne sacrificada a um ídolo, é carne jogada fora.

“Cuidem, porém, que a liberdade de vocês não se tornem ocasião de queda para os fracos. Você tem consciência esclarecida: mas alguém o vê sentado à mesa num templo de ídolo; será que esse alguém, tendo consciência fraca, não se verá arrastado a comer carne sacrificadas aos ídolos? Deste modo, por causa do teu conhecimento que vocês tem, perecerá o fraco, esse irmão, pelo qual Cristo morreu. Se vocês pecam assim contra os próprios irmãos e ferem a consciência deles, que é fraca é contra Cristo que vocês estão pecando”.
(Coríntios 8, 9-12)


“Se por questão de alimento, você deixou seu irmão triste, você não está agindo com amor. Portanto o alimento que você come não seja causa de perdição para aquele por quem Cristo morreu. Não dêem motivo para outros falarem mal daquilo que é bom em vocês. O Reino de Deus não é questão de comida ou bebida; é justiça, paz e alegria no Espírito Santo...
...Mas é mau para um homem comer provocando escândalo. É melhor não comer carne, nem beber vinho ou qualquer outra coisa, quando isso é ocasião de tropeço, escândalo e queda para o irmão”.

(Romanos 14, 15-17/ 20 b-21).

“O conhecimento é limitado”

Espero ter trazido alguma novidade.

20101104

A natureza que precisa mudar.

Uma nascente ao sair da terra contém água limpa, esta nascente se encontra com outras nascentes e olhos d’água formando um córrego, um rio, uma cachoeira. Ao passar por uma cidade aquela antiga nascente que agora é um rio, se polui. Ao se poluir, o rio perde toda pureza, a água turva, cria bactéria nocivas... Mas se um rio deixar de ser poluído ao longo do seu curso, ele se restaura, reconstrói a sua pureza até o seu encontro com o mar-sua foz.
O efeito estufa é algo benéfico ao homem, é um fenomeno natural que regula a temperatura atmosférica para que o planeta se mantenha na condição ideal, aja a civilização e tudo que há na terra. Mas o homem polui o ar com dióxido de carbono e metano alterando o benefício deste efeito. Se o homem parar com a poluição atmosférica, o efeito estufa se restaura e volta a sua condição normal.
A camada de ozônio é uma camada de gás que impede a entrada de raios nocivos ao planeta e especialmente ao homem. Mas o homem polui o ar com C.F.s que vai somando e carregado pelas correntes de ar até os pólos. A composição química dos C.F.s vai destruindo a composição química do ozônio que se transforma em oxigênio. Criando assim o buraco da camada de ozônio que permite a entrada dos raios nocivos. Mas se o homem parar de emitir os C.F.s esta camada também se reconstrói.
O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, Deus quando criou o homem viu que era bom. Assim como todas coisas ao serem criadas, “Deus viu que tudo era bom”. Assim como um rio se polui, assim como o efeito estufa se altera, assim como a camada de ozônio se dissolve, aconteceu com o homem. Acontece conosco, através do maligno, do mundo, dos pecados: nos polui, nos altera e nos dissolve. Mas o homem pode se alto despoluir, se alto restaurar e se alto reconstruir. Da mesma forma dos rios, do efeito estufa e da camada de ozônio conseguem voltar a serem como foram criadas e com a ajuda da graça de Deus.

20101101

Minhas estórias

A importância de conhecer para fazer o bem.


Numa ilha perto onde moro aconteceu algo muito interessante: Existe uma espécie de árvore que muitos moradores desta ilha usavam para fazer pequenas embarcações, é uma madeira macia e de fácil acabamento e também abundante nesta região. Mas certo dia esta espécie de árvore começou a morrer, logo vieram técnicos do I.B.A.M.A. e pesquisadores de uma renomada faculdade daqui do Rio de Janeiro para verificar o que estava acontecendo. Verificaram que um besouro estava furando a árvore e que a população desses besouros aumentava a cada dia. Fizeram ações preventivas e continuaram as pesquisas.Concluíram que a população de besouro aumentava, à medida que, a população de pássaros diminuía na ilha. Descobriram que os besouros faziam parte da cadeia alimentar dos pássaros. Daí começou uma outra pesquisa: por que os pássaros estavam diminuindo? Descobriram que os sagüis estavam comendo os ovos dos pássaros e assim a população de pássaros diminuía a cada ano.Mas, por que a população de sagüis aumentou? Diante de outra pesquisa, descobriram que nunca existiu sagüi nesta ilha e que um dono de uma casa de praia, ao perceber a falta de tal animal, trouxe alguns casais para ilha. Com a proliferação dos sagüis diminuiu a população de pássaros, que aumentou a população de besouros que se alimentavam da tal árvore. Bioma é o conjunto de espécie em uma determinada região que chegou a seu equilíbrio populacional. É interessante como uma intervenção humana mudou todo equilíbrio biótico da região.



Dona Raimunda e a inundação.


Dona Raimunda veio do norte, ainda lembra quando começou a trabalhar numa mansão na Barra da Tijuca. Aos 19 anos começou a pagar a prestação de um terreno que comprou numa favela próximo dali. Com muito custo construiu uma casinha de quatro cômodos, foi quando dona Raimunda conheceu Carlos, um pedreiro que trabalhava na sua casa. Começaram a se conhecer e descobriram que participavam na mesma Missa no domingo, Carlos se encantou com a jovem morena, muito trabalhadeira e com uma dignidade que ele não encontrará até naquele momento, por outro lado a jovem Raimunda pensava o mesmo por Carlos. Aos 21 anos acontece o casamento dos dois, aos 22 ela tem o primeiro filho, ao 24 o segundo. Com muita dificuldade Dona Raimunda comprou junto com Carlos os moves da casa, numa conhecida loja de moves e eletrodomésticos, compraram a crediário em 24X. Mas existia uma coisa que Dona Raimunda, Seu Carlos e filhos temiam: a inundação, onde ela construiu sua casa inundava na época da chuva. Certo dia o tempo prometia um temporal, Carla ao chupar uma bala jogou o papel no chão, que foi levado pela enxurrada, que se juntou com as garrafas P.E.T. do Pedrinho que brincava de boliche na rua, que juntou com o lixo de Dona Lúcia que estava no portão, que juntou com o lixo que estava armazenado na esquina da rua esperando o caminhão para coleta que não passara naquele dia, que entupiu os ralos e bueiros, que inundou a parte da favela onde estava à casa de Dona Raimunda, que perdeu todo o seu moves e ainda faltam 11 prestações. Dona Raimunda ainda lembra quando começou a trabalhar numa mansão na Barra da Tijuca...
Em resposta ao repórter sobre os móveis perdidos, Dona Raimunda responde: “Enquanto nós tive vida, nas mão tive força e Deus ajudá, a gente compra o move de novo”.



Quem somos? A civilização do amor.


Imagine o corpo humano e quantas células existem nele? Respostas mais precisas dizem assim: aproximadamente... São ligadas entre si, umas depende das outras para formar o corpo humano. Cada uma pode formar um determinado órgão, especificas, ou comuns, necessárias... Podemos comparar a qualidade específica de cada célula a nossa vocação, cada pessoa tem a sua e cada vocação para servir o corpo de acordo com sua especificidade. O corpo humano e suas células podem nos explicar a importância da nossa vida no mundo e como estamos interligados.
Imagina agora algo que pudesse fazer com que todas células do corpo, sem exceção ficassem doentes. Imaginou? Assim aconteceu com o pecado original, ele foi capaz de adoecer todos nós. Todos nós já somos marcados pelo pecado de Adão e Eva, é como se todas células do corpo de Adão e Eva ficassem doentes e por hereditariedade seus filhos já nasceram com as células doentes. Somos uma célula doente formando um corpo chamado civilização. Somos células interligadas e dependentes, mesmos as mais importantes dependem das menos importantes. Assim somos nós: os pobres dependem dos ricos, os ricos dos pobres; os intelectuais de dependem dos menos favorecidos em sabedoria; o patrão depende do seu empregado e o empregado do emprego; o aluno do professor, em fim. Uma célula do corpo humano quando adoece atinge também a que está do seu lado e aquela que esta em contato com a adoecida, também acaba adoecendo a outra que esta ligada nela. E assim cria-se um mosaico doentio. Daí é que entra Jesus cristo: Jesus foi e é uma célula saudável que habitou entre nós e não se deixou adoecer. Jesus veio nos curar e nos mostrar como ser uma célula saudável, para que possamos ser, também, uma célula saudável neste corpo que é a civilização. Mas para isto é preciso viver como ele viveu, amar como ele amou é assim que se constrói a civilização do amor, pelo menos nas células que estão ligadas a nós. Pense nisso!!



Um amor diferente.


1-Juraci e Antonio estavam cavando um buraco no meio da rua, faziam um bueiro para reconstruir um tratamento de esgoto. Logo que chegou às 3h e 30m da tarde, Juraci falou com o Antonio que estava chegando à hora de ir embora, então começaram a tampar o buraco com uma madeira. Antonio falou com Juraci que aquela tábua não agüentaria duas pessoas andarem em cima, ficaram os dois discutindo, para trocar a madeira, levava mais de meia hora para buscá-la do outro lado da cidade e com isso passaria das quatro. Antonio decidiu buscar a madeira, mesmo que aquilo o levasse ir embora mais tarde. Juraci esbravejando, mas ajudou.

2-Dona Maria de Lurdes estava muito doente e foi se consultar com o médico do posto de saúde perto de sua casa. Com um resfriado e várias inflamações pelo corpo o médico logo a colocou no soro e disse que eram necessárias algumas injeções. Deixou-a aos cuidados de uma enfermeira e recomendou para fazer o teste alérgico. Feito o teste alérgico foram aplicadas as injeções que tiveram sucesso.


3-Júlio César era um DJ que amava música, gostava de divertir as pessoas e isso o divertia. Já pensava na segunda, no próximo fim de semana, ensaiava algumas mixagens, procurava uma música nova.
Hoje, Júlio César deixou de ser DJ, ele percebeu que quando tocava algumas músicas fazia com que as meninas dançavam sensualmente e isso despertava o desejo sexual nos meninos. Arrependido, hoje Júlio César tenta não ficar pensando quantos jovens ele instigou ao sexo com músicas sensuais e de duplo sentido, e busca refúgio na misericórdia de Deus.



A mensagem na pedra


Existiu um homem que navegava, navegava com o seu barco de costa a costa, entre países. Para ele não existiam fronteiras, na calmaria, no mar revolto lá estava o homem destemido.
Num belo dia em alto mar ao passar por uma ilha em seu través, seu barco começou a entrar água, aos poucos a água ia inundando e levando barco a pique. Rapidamente o homem pegou alguns dos seus pertences, o que pode salvar, embarcou no bote de sobrevivência e remou até a ilha.
Ao desembarcar na ilha ficou muito tranqüilo, pois tinha mantimentos e um celular via satélite. Começou a explorar a pequena ilha e logo encontrou uma gruta, ao entrar na gruta viu uma grande luz, algo que reluzia despertando a sua curiosidade.

...Entrei na gruta, era à tarde, o sol já estava se pondo, resolvi voltar e ficar junto aos mantimentos. Tomei um pouco de água e fiquei imaginando que luz era aquela que vinha do fundo da gruta. Nesse momento não pensei em ligar para alguém para vir me salvar, afinal eu era um aventureiro e estava numa ilha deserta com tudo necessário para sobreviver por alguns dias.
Ao amanhecer, me dirigi à gruta e após alguns obstáculos cheguei aqui. Descobri muito ouro, pedras preciosas, muitas moedas antigas que parece de um grande valor, como pode ver. Logo na minha mente veio um pensamento forte: estou rico, casas, carros, mulheres; mulheres, carros, casas...
Ia pegar o telefone e ligar, mas pensei: se alguém vier me salvar vou ter que dividir os bens, mas se eu não contar nada? Éééhh!! Mas posso chegar aqui e não mais encontrar, afinal a fortuna é de quem a encontrou, preciso pensar melhor.
Estava vivendo os dias mais felizes da minha vida, cheio de saúde, rico e com muitos planos.
No terceiro dia passou um avião um pouco distante, mas não quis usar um sinalizador, ainda precisava pensar melhor. No décimo dia, passou um transatlântico todo iluminado foi quando resolvi usar os sinalizadores, mas acho que com tantas luzes não me viram sinalizar. Quanto ao celular, no terceiro dia acabou a bateria.
Hoje é o 32º dia dou muito valor a minha vida, resolvi deixar escrito nesta pedra o que aconteceu comigo nestes dias. Há 20 dias acabou o mantimento, racionei a água que acabou há uma semana.
Não sei se amanhã eu terei mais forças e por isso eu estou escrevendo hoje, o dia de hoje para mim é único.
Por favor, não se encante com as riquezas, comece a varrer o pó que está perto de mim e verá quantos foram os náufragos que se encantaram com elas, verá outros ossos já deteriorados pelo tempo.
Talvez esta história seja muito triste para você, mas ela é minha, somente minha, a sua pode diferente se não se deixar levar pelas riquezas que acabou de encontrar.
Lembre-se dessa frase que eu vou te ensinar:


“A vida vale muito mais que as riquezas”.

Por que deixar de ser protestante?

Por que deixei de ser protestante-A conversão de David Armstrong


1. A Igreja católica oferece a única visão coerente da história do Cristianismo (Tradição Cristã, Apostólica) e possui a moralidade cristã mais profunda e sublime: espiritual, social moral, e filosófica.

2. O Catolicismo é a verdade, e que a Igreja católica é a Igreja visível divina estabelecida por Jesus contra o qual as portas do inferno não podem e não prevalecerão (Mt 16,18).

3- O Protestantismo é seriamente deficiente na interpretação da Bíblia (somente a fé). É inconsistente na adoção de várias Tradições católicas (por exemplo, o Cânon da Bíblia, falta uma visão sensata da história Cristã. Chegou a um acordo moralmente anárquico e relativístico. Essas são algumas das deficiências principais que eu vi eventualmente como fatal para a teoria do Protestantismo).

4. O Catolicismo não é dividido formalmente, nem é sectário (Jo 17, 20-23) (Rm 16, 17) (1 Cor 1, 10-13).

5. A Unidade católica faz o Cristianismo e Jesus mais acreditáveis para o mundo (Jo 17, 23).

6. Por causa do Catolicismo se unificou a visão Cristã completamente do sobrenatural.

7. O Catolicismo evita um individualismo que arruína a comunidade Cristã (1 Cor 12, 25- 26).

8. O Catolicismo evita o relativismo teológico, por meio da certeza dogmática, que é centralizada no papado.

9. O Catolicismo evita anarquismo doutrinário, impedindo assim a divisão do verdadeiro Cristianismo.

10. O Catolicismo formalmente previne o relativismo teológico que conduz às incertezas dentro do sistema protestante.

11. O Catolicismo rejeita a (Igreja Estatal) que conduziu os governos a dominar politicamente o Cristianismo.

12. Protestantes de Igrejas Estatais influenciaram a elevação do nacionalismo que mitigou contra a igualdade e o Cristianismo universal.

13. A Cristandade católica unificada – antes do século XVI não tinha sido infestada pelas trágicas guerras religiosas.

14. O Catolicismo retém os elementos do mistério, do sobrenatural e do sagrado no Cristianismo, se opondo assim à secularização onde a esfera do religioso em vida se torna muito limitada.

15. O individualismo protestante conduziu à privatização do Cristianismo, por meio do que é pouco respeitado em vida de sociedade e política, deixando o “quadro público” estéril de influência Cristã.

16. A falsa dicotomia secular protestante conduziu cristãos a se comprometerem, em geral, com políticas vazias. O Catolicismo oferece um vigamento no qual chega a responsabilidade estatal e cívica.

17. O Protestantismo se apóia muito em meras tradições de homens (toda denominação origina da visão de um fundador. Assim que dois ou mais destes se contradizem um ao outro, o erro está presente).

18. Igrejas protestantes, de um modo geral, são culpadas em colocar os pastores num pedestal muito alto. Por causa disso, congregações evangélicas experimentam uma severa crise, dividindo-se em outras quando um pastor vai embora, provando-se que suas filosofias e doutrinas são centradas no homem, em lugar de Deus.

19. O Protestantismo, devido à falta da real autoridade e estrutura dogmática, vem se diluindo a cada dia, surgindo então milhares e milhares de denominações. Existem hoje, 33.800 denominações religiosas, cada uma ensinando coisas opostas às outras.

20. O Catolicismo retém a Sucessão Apostólica, necessária para saber o que é a verdadeira Tradição Apostólica. Era o critério da verdade usado pelos primeiros Cristãos.

21. Muitos protestantes levam uma visão escura em geral da história Cristã, especialmente os anos de 313 (a conversão de Constantino) para 1517 (a chegada de Lutero). Essa ignorância e hostilidade conduzem ao relativismo teológico, ao anticatolicismo, e a um constante processo desnecessário de “reinventar a roda”.

22. O Protestantismo no início era anticatólico e permanece assim até os dias atuais. Isso está obviamente errado e é antibíblico. O Catolicismo realmente é Cristão (se não é, então (logicamente) o Protestantismo que herdou a teologia do Catolicismo também não é). Por outro lado, a Igreja católica não é antiprotestante.

23. A Igreja católica aceita a autoridade dos grandes Concílios Ecumênicos (At 15) o qual definido, desenvolveu a doutrina Cristã e os demais concílios. 24. A maioria dos protestantes não tem bispos, uma hierarquia Cristã que é bíblica (1 Tm 3,1- 2) e que existiu na história dos primeiros Cristãos e na Tradição.

25. O Protestantismo não tem nenhum modo de resolver assuntos doutrinais definitivamente. A doutrina protestante só leva em conta uma visão individual na Doutrina X, Y, ou Z, não tem nenhuma Tradição protestante unificada.

26. O Protestantismo surgiu em 1517. Então não pode ser possivelmente a “restauração do puro”, “primitivo” Cristianismo, desde que isso está fora de governo, pelo fato de seu absurdo recente aparecimento. O Cristianismo tem que ter continuidade histórica ou não é Cristianismo. O Protestantismo necessariamente é um “parasita” do Catolicismo.

27. A noção protestante da (igreja invisível) também é moderna na história do Cristianismo e estranho à Bíblia (Mt 5,14; 16,18), então é falso. 28. Quando os teólogos protestantes falam do ensino do Cristianismo primitivo (por exemplo, ao refutar “cultos”), eles dizem “a Igreja ensinada”. . . mas quando eles recorrem ao presente, eles instintivamente se contêm de tal terminologia, como autoridade pedagógica universal que só reside na Igreja católica.

29. O princípio protestante de julgamento privado criou um ambiente (especial na América protestante) no qual invariavelmente o homem centralizou “cultos” como as Testemunhas de Jeová, Mormonismo, Ciência Cristã etc.

30. A falta de uma autoridade pedagógica definitiva no protestantismo (como no magistério católico) faz muitos protestantes individuais pensarem que eles têm uma linha direta com Deus. Basta uma Bíblia, o Espírito Santo e uma mentalidade individual. Não têm nenhuma segurança e garantia em dizer que são “infalíveis” sobre a natureza do Cristianismo.

31. As “técnicas” de evangelismo são freqüentemente inventadas e manipuladas, certamente não derivaram diretamente do texto da Bíblia. Algumas técnicas se igualam e se assemelham à lavagem cerebral.

32. O evangelho orado por muitos evangelistas protestantes e pastores é truncado e abreviado, é individual e diferente do evangelho bíblico como é proclamado pelos Apóstolos.

33. O protestantismo separa profundamente, a vida transformada no arrependimento para uma disciplina radical. “Um próprio ditado” luterano chama isso de “graça barata.”

34. A ausência de uma idéia de submissão a uma autoridade espiritual no Protestantismo caiu no meio político onde as idéias de “liberdade pessoal, “propriedade”, e “escolha” tem agora, uma extensão de dever cívico.

35. O Catolicismo retém o senso do sagrado, o sublime, o santo, e o bonito em espiritualidade. As idéias de altar, e “espaço sagrado” são preservadas. Muitas igrejas protestantes são corredores, se encontrando em locais, como “ginásios”. A maioria das casas dos protestantes é mais esteticamente notável que suas próprias igrejas. Os protestantes, são viciados freqüentemente pela mediocridade na avaliação de arte, música, arquitetura, drama, imaginação, etc.

36. O Protestantismo negligenciou o lugar da liturgia em grande parte da adoração (com exceções notáveis como Anglicanismo e Luteranismo). Esse é o modo que os cristãos sempre seguiram durante séculos e não pode ser despedido assim ligeiramente.

37. O Protestantismo tende a opor matéria e espírito, enquanto favorecendo o posterior, é um pouco Gnóstico nesta consideração.

38. O protestantismo critica a prática das procissões Católicas, indo contra a Igreja primitiva e a Bíblia (Js 3, 5-6) ( Nm 10, 33-34) ( Js 6,4) (Js 3, 14-16) (Ex 25, 18-21) (Js 4, 4-5) (Js 4, 15-18).

39. O Protestantismo limita ou descrê no sacramentalismo que simplesmente é a extensão do princípio e a convicção de que a matéria pode ser veículo da graça. Algumas seitas (por exemplo, muitos pentecostais) rejeitam todos os sacramentos.

40. Os Protestantes excessivamentes desconfiam da carne (”carnalidade”), freqüentemente caem no fundamentalismo, um legalismo absurdo não podem dançar, jogar cartas, escutar músicas convencionais, etc.

41. Muitos protestantes tendem a separar vida em categorias de “espiritual” e “carnal”, como se Deus não fosse Deus de tudo e da vida. Esquecem que os empenhos de todos os pecadores são, no final das contas, espirituais.

42. O Protestantismo removeu a Eucaristia do centro e foco de adoração. Alguns protestantes só observam isto, uma vez mensalmente, ou até mesmo trimestralmente. Isto está contra a Tradição da Igreja Primitiva.

43. A maioria dos protestantes considera a Eucaristia como um símbolismo que contraria a Tradição Cristã universal até 1517 e a Bíblia (Mt 26, 26-28) (Jo 6, 47-63) (1 Cor 10, 14-22; 11, 23-30), onde estes textos confirmam à Real Presença.

44. O Protestantismo deixou de considerar o matrimônio como um sacramento virtualmente, ao contrário da Tradição Cristã e a Bíblia (Mt 19, 4-5) (1 Cor 7, 14,39) (Efésios 5, 25-33).

45. O Protestantismo aboliu o sacerdócio (Mt 18, 18) e o sacramento da ordenação, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (At 6, 1-6; 14,22) (1 Tm 4, 14) (2 Tm 1,6).

46. O Catolicismo retém a noção de Paulo da viabilidade espiritual de um clero celibatário (1 Cor 7, 8; 7, 27 ; 7, 32) (Mt 19,12).

47. O Protestantismo rejeitou o sacramento da confirmação em grande parte. (At 8,18) (Hb 6, 2-4), ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia.

48. Muitos protestantes negaram o batismo infantil, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (At 2, 37-39; 16,15; 16, 33; 18,8) (1Cor 1,16) (Cl 2,11-12). O Protestantismo é dividido em cinco acampamentos principais na questão do batismo.

49. A grande maioria dos protestantes nega a regeneração batismal, ao contrário da Tradição Cristã e a Bíblia (Mc 16,16) (Jo 3,5) (At 2,38; 22,16) (Rm 6,3-4) (1 Cor 6,11) (Tt 3,5).

50. Os Protestantes rejeitaram o sacramento de ungir o doente (Extrema Unção Últimos Ritos), ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Mc 6,13) (1 Cor 12,9,30) (Tg 5,13-16).

51. O Protestantismo nega a indissolubilidade do matrimônio sacramental e permite divórcio, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Gen 2,24) (Ml 2,14-16) (Mt 5,32) (Mt 19,6,9) (Mc 10,11-12) (Lc 16,18) (Rm 7,2-3) (1 Cor 7,10-14,39).

52. O Protestantismo não acredita que procriação é o propósito primário e benefício do matrimônio (não faz parte dos votos, como no matrimônio católico), ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Gn 1,28; 28,3; 127,3-5).

53. O Protestantismo aprova a contracepção, em desafio à Tradição Cristã universal. (Gn 38,8-10; 41,52 (Lv 26, 9) (Dt 7,14) (Rt 4,13) (Lc 1,24-5). Agora, só o Catolicismo retém a Tradição antiga.

54. O Protestantismo principalmente com sua asa liberal, em 1930, aceitou o aborto como uma opção moral, ao contrário da Tradição Cristã universal e da Bíblia. (Ex 20,13) (Is 44,2; 49, 5) (Jr 1,5; 2,34) (Lc 1,15,41) (Rm 13,9-10).

55. O Protestantismo (de denominações largamente liberais) permite mulheres como pastoras (e até mesmo bispos, como no Anglicanismo), ao contrário da Tradição Cristã, teologia protestante tradicional e da Bíblia (Mt 10,1-4) (1 Tm 2,11-15; 3,1-12) Tt 1,6).

56. O Protestantismo , cada vez mais, chega a um acordo formal e oficialmente com o feminismo radical à moda que nega os papéis de homens e mulheres como é ensinado na Bíblia (Gn 2,18-23) (1 Cor 11,3-10) e na Tradição Cristã.

57. Atualmente o Protestantismo nega com freqüência crescente, o papel do marido no matrimônio contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (1 Cor 11,3) (Ef 5,22-33) (Cl 3,18-19). Isso também está baseado em uma relação de igualdade (1 Cor 11,11-12) (Gl 3,28) (Ef 5,21).

58. O Protestantismo liberal (notavelmente o Anglicanismo) ordenou os homossexuais praticantes até mesmo como pastores, permitindo o “matrimônio” entre sí, sendo contrário a antiga Tradição Cristã universal, e à Bíblia (Gn 19,4-25) (Rm 1,18-27) (1 Cor 6,9). O Catolicismo ficou firme na moralidade tradicional.

59. O Protestantismo liberal aceitou métodos críticos” mais altos” de interpretação bíblica que conduzem à destruição da reverência Cristã tradicional. 60. Muitos protestantes liberais jogaram fora várias doutrinas cardeais do Cristianismo, como a Encarnação, Nascimento da Virgem, a Ressurreição Corporal de Cristo, a Trindade, Pecado Original, inferno, a existência do diabo, milagres etc.

61. Os fundadores do Protestantismo negaram, e Calvinistas negam hoje, a realidade da livre vontade humana.

62. O Protestantismo clássico teve uma visão deficiente do passado do Homem, pensando que o resultado era depravação total. De acordo com Lutero, Zwingli, Calvino, o homem poderia fazer só o mal da própria vontade dele, e não teve nenhuma livre vontade para fazer o bem. Ele agora tem uma “natureza de pecado”. O Catolicismo acredita que, de um modo misterioso, o homem coopera com a graça que sempre precede todas as boas ações. Retém ainda, a natureza de algum homem bom, embora ele tenha uma tendência para pecar (”concupiscência”).

63. O Protestantismo clássico e o Calvinismo de hoje põem Deus como o autor do mal. Eles alegam supostamente que os homens fazem o mal e violam seus preceitos sem ter qualquer vontade livre para fazer. Isso é blasfemo, e torna Deus em um demônio.

64. No Protestantismo e pensamento Calvinista, o homem não tem livre vontade para escolher entre o bem e o mal. Quando eles pecam, é porque Deus os predestinou ao inferno, embora eles não tenham nenhuma escolha!

65. O Protestantismo clássico e o Calvinismo, ensina falsamente que Jesus só morreu para os eleitos.

66. O Protestantismo clássico especialmente o Luterano, e o Calvinismo, devido à falsa visão, nega a eficácia e a capacidade da razão humana para conhecer Deus até certo ponto, e opõe isto a Deus e fé, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Mc 12,28) (Lc 10,27) (Jo 20,24-29) (At 1,3; 17,2,17,22-34; 19,8). Os melhores Apologistas protestantes hoje simplesmente voltam atrás para a herança católica de São Tomás de Aquino, Santo Agostinho e muitos outros grandes pensadores.

67. O Pentecostalismo ou Protestantismo carismático coloca muito alto uma ênfase na experiência espiritual, não equilibrando isso corretamente com a lógica, a razão, a Bíblia e a Tradição.

68. Outros protestantes por exemplo, muitos batistas, negam que presentes espirituais como curar estão presentes na idade atual (supostamente eles cessaram com os Apóstolos).

69. O Protestantismo tem visões contraditórias do governo da igreja, pois não possui nenhuma autoridade coletiva, assim, não existe ordem e unidade. Algumas seitas reivindicam ter “apóstolos” ou “profetas” entre eles, com todos os abusos de autoridade e poder.

70. O Protestantismo especialmente o pentecostalismo, tem uma fascinação imprópria para o “fim do mundo” muita tragédia humana é o resultado de tais falsas profecias.

71. A ênfase do pentecostalismo conduz a um detrimento de sensibilidades sociais, políticas, éticas e econômicas aqui na terra.

72. O Pensamento protestante separa idéias em acampamentos mais exclusivos e mutuamente hostis, quando na realidade muitas das dicotomias (divisão em dois) são simplesmente complementares em lugar do contraditório.

73. O Protestantismo se contradiz a Bíblia indo contra aos sacramentos.

74. O Protestantismo monta devoção interna e devoção contra a Liturgia.

75. O Protestantismo opõe adoração espontânea para formar suas próprias orações.

76. O Protestantismo separa a Bíblia da autoridade que Jesus deixou a sua Igreja.

77. O Protestantismo cria a falsa dicotomia de versões da Bíblia.

78. O Protestantismo é contra a Tradição, sendo que ela é obra do Espírito Santo.

79. O Protestantismo considera autoridade da Igreja e liberdade individual.

80. O Protestantismo (especialmente Lutero) joga para cima o Velho Testamento contra o Novo Testamento, embora Jesus não fizesse assim (Mt 5,17-19) (Mc 7,8-11) (Lc 24,27,44) (Jo 5,45-47).

81. O Protestantismo impõe leis para enfeitar sendo inseguras e sem sobrevivência.

82. O Protestantismo cria uma falsa dicotomia entre simbolismo e realidade sacramental (por exemplo, batismo, Eucaristia).

83. O Protestantismo separa o Indivíduo da comunidade Cristã. É só conferir as milhares e milhares de denominações diferentes umas das outras (1 Cor 12,14-27).

84. O Protestantismo descarta a reverência dos santos. A Teologia católica não permite adoração dos santos na mesma moda como é dirigida para Deus. São venerados os santos e são honrados, não adorados.

85. Muitas dianteiras de protestantes pensam que o Espírito Santo só fala com eles, e não com as multidões de cristãos durante 1500 anos antes que o Protestantismo começasse!

86. Falhas no pensamento protestante original conduziram a erros até piores. Por exemplo, a justificação extrínseca, inventada para assegurar a predominância da graça, veio proibir qualquer sinal externo de sua presença (”sola fide “).O Calvinismo com seu Deus cruel, os homens foram virados para uma tal extensão que eles se tornaram unitários (como na Nova Inglaterra). Muitos fundadores de cultos recentes partiram o Calvinismo, por ex: (as Testemunhas de Jeová, Ciência Cristã, O Modo Internacional, etc.).

87. O pentecostalismo obcecado, em moda tipicamente americana, sempre aparece com celebridades (os evangelistas de televisão).

88. O pentecostalismo se apaixona com a falsa idéia de que grandes números em uma congregação (ou crescimento rápido) é um sinal da presença de Deus de um modo especial. Eles esquecem que Deus nos chama à fidelidade em lugar de ir para o “sucesso”, não estatísticas lisonjeiras.

89. O pentecostalismo enfatiza freqüentemente o crescimento numérico em lugar de crescimento espiritual individual.

90. O pentecostalismo é presentemente obcecado com ego-cumprimento, ego-ajuda, e o egoísmo no lugar de uma tensão Cristã tradicional em sofrer, sacrificar, etc.

91. O protestantismo tem uma visão truncada e insuficiente do lugar de sofrer na vida Cristã. Tudo em “nome-disto-e-reivindicação-daquilo”

movimentos dentro do Protestantismo pentecostal estão florescendo, mas não estão em harmonia com a Bíblia, Cristianismo e Tradição.

92. O protestantismo, em geral, adotou uma forma mais capitalista que o Cristianismo. Riqueza e ganho pessoal são buscados mais que piedade, e são vistos como uma prova do favor de Deus, como o puritano, que secularizou o pensamento americano, indo contra a Bíblia e ensinamento Cristão.

93. O protestantismo crescentemente não tolera perspectivas políticas de esquerda em acordo com visões do Cristianismo, especialmente. em seus seminários e faculdades.

94. O protestantismo tolera heterodoxia crescentemente teológica e liberalismo, para tal uma extensão que muitos líderes evangélicos estão alarmados e prediz uma decadência adicional dos padrões ortodoxos.

95. Os pentecostais adotaram visões de Deus sujeitas aos caprichos frívolos do homem e desejos do momento.

96. Também as seitas anteriores aos pentecostais, ensinam totalmente ao contrário da Tradição Cristã e a Bíblia.

97. O evangelho, especialmente na televisão, é vendido da mesma forma que McDonalds vende hambúrgueres. Tecnologia de mercado e técnicas de relações públicas substituíram cuidado da pastoral pessoal e preocupação social em grande parte pelo religioso.

98. “Pecar”, em algumas denominações protestantes, crescentemente, é visto como um fracasso psicológico ou uma falta de amor próprio, em lugar da revolta voluntariosa que é contra Deus.

99. O Protestantismo, em todos os elementos essenciais, somente pede emprestado por atacado da Tradição católica ou torce o mesmo. Todas as doutrinas nas quais os católicos e protestantes concordam, são claramente católicas em origem (Trindade, Nascimento da Virgem, Ressurreição, 2ª Vinda, Cânon da Bíblia, céu, inferno, etc.). Qualquer verdade que está presente em cada idéia protestante sempre é derivada do Catolicismo que é o cumprimento das aspirações mais fundas e melhores dentro do Protestantismo.

100. Um dos princípios fundamentais do Protestantismo é a sola scriptura que não é bíblico e também é inexistente até o 16º século. Na própria Bíblia, não se encontra essa palavra, ou outra com o mesmo significado. Porém é uma falsa tradição humana protestante.

101. A Bíblia não contém todos os ensinamentos de Jesus. (Mc 4,33; 6,34) (Lc 24,25-27) ( Jo 16,12-13; 20,30; 21,25) (At 1,2-3). Mesmo assim os protestantes passam por cima dessas passagens dizendo que todo ensinamento de Cristo está registrado nas Escrituras.

102. A sola scriptura é um abuso da Bíblia. Uma leitura objetiva da Bíblia, conduz a pessoa para a Tradição e a Igreja católica, em lugar do oposto.

103. O Novo Testamento não foi escrito nem recebeu no princípio como a Bíblia, só gradualmente, e o Cristianismo primitivo não poderia ter acreditado na sola scriptura.

104. Tradição não é uma palavra ruim na Bíblia, ela recorre a algo passado de um para outro. A Tradição é falada em (1 Cor 11,2) (2 Ts 2,15, 3,6) (Cl 2,8). Mesmo assim, os protestantes não aceitam a Tradição. Eles confundem tradição humana com a Tradição que os próprios Apóstolos deixaram aos sucessores.

105. A Tradição Cristã, de acordo com a Bíblia, pode ser oral ou escrita (2 Ts 2,15) (2 Tm 1,13-14; 2,2). São Paulo não faz nenhuma distinção entre as duas formas.

106. Em Atos e as Epístolas, muitas coisas da Bíblia eram originalmente orais (por exemplo, todo o ensino de Jesus) – Ele não escreveu nada.

107. Ao contrário de muitas reivindicações protestantes, Jesus não condenou a Tradição. (Mt 15,3,6) (Marcos 7,8-9,13) Ele só condena a tradição humana corrupta, não a Tradição deixada aos 12 Apóstolos.

108. Tradição cristã, apostólica (Lc 1,1-2) (Rm 6,17) (1 Cor 11,23 15,3) (Jd 1,3), ou Tradição Cristã “receptora” acontece em (1 Cor 15,1-2) (Gl 1,9,12) (1 Tess 2,13).

109. Os conceitos de “Tradição”, “evangelho”, “palavra de Deus”, “doutrina”, e “a Fé” são essencialmente sinônimas, e tudo é predominantemente oral. (2 Ts 2,15; 3, 6) (1 Ts 2,9,13) (Gl 1,9) (At 8,14). Se Tradição é uma palavra suja,como se afirma no protestantismo, então assim é o “evangelho” e “palavra de Deus!”

110. São Paulo, em (1 Tm 3,15) põe a Igreja sobre a Bíblia como coluna e fundamento da verdade, e como ensina o Catolicismo.

111. Os protestantes defendem a sola Scriptura em (2 Tm 3,16). O Catolicismo concorda em grande parte para estes propósitos, mas não exclusivamente, como no Protestantismo. Secundariamente, quando São Paulo fala aqui de “Bíblia”, o NT ainda não existia (não definitivamente durante mais de 300 anos depois dos Apóstolos), assim ele só está recorrendo ao Antigo Testamento. Isto significaria que o Novo Testamento não era necessário para a regra de fé.

112. O Catolicismo mantém a Tradição que é consistente com a Bíblia, até mesmo onde ela é muda em alguns assuntos. Para o Catolicismo, toda necessidade da doutrina não é achada somente na Bíblia, e o princípio do Protestantismo é a Sola Scriptura. Por outro lado, a maioria dos teólogos católicos reivindicam que todas as doutrinas católicas podem ser achadas na Bíblia, em forma de núcleo, ou por uso extenso e conclusão.

113. Estudantes protestantes pensativos mostraram, que uma posição irrefletida da Sola Scriptura pode se transformar em “bibliolatria”, quase uma adoração da Bíblia em lugar de Deus que é seu Autor. Esta mentalidade é semelhante à visão muçulmana, onde a revelação para eles, está somente no Alcorão.

114. O Cristianismo é inevitavelmente histórico. Todos os eventos da vida de Jesus (Encarnação, Crucificação, Ressurreição, Ascensão, etc.) eram históricos, como era a oração dos apóstolos. Então, a tradição de algum tipo, é inevitável, ao contrário de numerosos protestantes míopes que reivindicaram que sola Scriptura aniquila Tradição. Toda negação de uma tradição particular envolve um preconceito (escondido ou aberto) para a própria tradição alternada da pessoa por exemplo, se toda a autoridade da Igreja é rejeitada, até mesmo a autonomia individualista é uma “tradição”.

115. A Sola Scriptura não poderia ter sido literalmente verdade, falando praticamente, para a maioria dos cristãos ao longo da história. A Tradição oral, junto com as práticas devotas, os feriados Cristãos, a arquitetura de igrejas a arte sagrada, eram os portadores primários do evangelho durante 1400 anos. Durante todos estes séculos, a Sola Scriptura teria sido considerada como uma abstração absurda e impossível.

116. O Protestantismo diz que a Igreja católica acrescentou à Bíblia.Isto não é verdade porque ela tirou somente as implicações da Bíblia (desenvolvimento da doutrina) e seguiu a compreensão da Igreja primitiva, e que os protestantes subtraíram da Bíblia ignorando grandes porções que sugestionam posições católicas.

117. A Sola Scriptura é o calcanhar de Aquiles do Protestantismo. Invocando somente a Sola Scriptura, não há nenhuma solução ao problema da autoridade, contanto que as interpretações múltiplas existam. Se a Bíblia estivesse tão clara, os protestantes simplesmente concordariam entre si, pois existem a multiplicidade de denominações.

118. A interpretação da Bíblia é inevitável sem a Tradição. É necessário então falar na Igreja Católica, ela é a que evita a confusão, o erro, a anarquia e a divisão.

119. O Catolicismo não considera a Bíblia inacessível aos leigos, como se afirma no protestantismo, mas é vigilante para proteger-se de uma exegese toda arbitrária e aberrante. As melhores tradições protestantes buscam fazer o mesmo, mas é inadequado e ineficaz desde que eles são divididos. 120. O Protestantismo tem um problema enorme com o Cânon Bíblico. O processo de determinar os livros exatos que constituem a Bíblia durou até o ano de 397 D.C., o Concílio de Cartago provou que a Bíblia não está autenticada, como acredita o Protestantismo. Alguns cristãos sinceros, devotos e instruídos duvidaram da canocidade de alguns livros que estão agora na Bíblia e outros consideraram livros que não estavam incluídos no Cânon.

121. O Concílio de Cartago, decidindo o Cânon da Bíblia inteira em 397, incluiu os livros “Deuterocanônicos” que os protestantes chutaram para fora da Bíblia. Antes do 16º século os cristãos consideravam esses livros, e eles não eram separados, como se vê no protestantismo que aceita a autoridade deste Concílio para o NT, mas não para AT.

122. A Igreja católica venerou sempre a Bíblia. Isso é provado pelo laborioso cuidado dos monges, protegendo e copiando manuscritos, e as traduções constantes em línguas vernáculas (ao invés das falsidades sobre só Bíblias latinas), entre outras evidências históricas abundantes e indisputáveis. A Bíblia é um livro católico, e não importa quantos protestantes estudam e proclamam isso peculiarmente, eles têm que reconhecer a dívida inegável com a Igreja católica por ter decidido o Cânon e por preservar a Bíblia intacta durante 1400 anos.

123. O Protestantismo nega o Sacrifício da Missa, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Gn 14,18) (Is 66,18,21) (Ml 1,11) (Hb 7, 24-25; 13,10; 5,1-10; 8,3; 13,8). que transcede espaço e tempo.

124. O Protestantismo descrê, em geral, no desenvolvimento da doutrina, ao contrário da Tradição Cristã e muitas indicações bíblicas implícitas, mas seguem a Doutrina da Trindade, que foi desenvolvida na história, nos três primeiros séculos do Cristianismo. É tolice negar isso. A Igreja é o “Corpo” de Cristo, um organismo vivo que cresce e desenvolve como corpos todo vivos. Não é uma estátua, simplesmente para ser limpada e polida com o passar do tempo, como muitos protestantes parecem pensar.

125. O Protestantismo separa justificação de santificação, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Mt 5,20; 7,20-24) (Rm 2,7-13) (1 Cor 6,11).

126. O Protestantismo desconsidera que as obras contribuam para a salvação, rejeitando assim a Tradição Cristã e o ensino explícito da Bíblia (Mt 25,31-46) (Lc 18,18-25) (Jo 6,27-29) (Gl 5,6) (Ef 2,8-10) (Fl 2,12-13; 3,10-14) (1 Ts 1,3) (2 Ts 1,11) (Hb 5,9) (Jd 1,21) Essas passagens também indicam que a salvação é um processo, não um evento instantâneo, como no Protestantismo.

127. O protestantismo rejeita a Tradição Cristã e ensino bíblico que sempre foi ensinado na Igreja Católica, onde as boas ações feitas na fé contribuem para a salvação (Mt 16,27) (Rm 2,6) (1 Cor 3,8-9).

128. Os protestantes têm convicção de que aceitando Jesus como Salvador já estão salvos. Não é bem isso que a Igreja Primitiva e a Bíblia ensinam (Fl 3,11-14) (Hb 4,1) (Tt 1,2) (1 Ts 5,8) ( Tt 3,7) (Mt 25,1-13) onde se diz, que devemos ser sempre vigilantes. Vigilante não é o mesmo que certeza.

129. Muitos protestantes (especialmente os presbiterianos, calvinistas e batistas) acreditam em segurança eterna, ou, perseverança dos santos (convicção daquele que não pode perder a “salvação”. Isto está ao contrário da Tradição Cristã e a Bíblia: (1 Cor 9,27) (Gl 4,9; 5,1,4) (Cl 1,22-3) (1 Tm 1,19-20; 4,1; 5,15) (Hb 3,12-14; 6,4-6; 10,26,29,39; 12,14-15).

130. Ao contrário do mito protestante, a Igreja Católica não ensina que ninguém é salvo através de trabalhos a parte, porque a fé e obras são inseparáveis. Esta heresia da qual o Catolicismo é acusado freqüentemente estava na realidade condenada pela Igreja católica, em 529 D.C. é conhecido como Pelagianismo (visão que o homem pudesse se salvar pelos próprios esforços naturais dele, sem a graça sobrenatural necessária de Deus). Continuar acusando a Igreja católica desta heresia é um sinal de preconceito e ignorância do manifesto da história da teologia, como também o ensino católico é claro no Concílio de Trento (1545-63). Ainda o mito é estranhamente prevalecente.

131. O Protestantismo eliminou virtualmente a prática da confissão a um sacerdote (ou pelo menos pastor), ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Mt 16,19; 18,18; Jo 20,23). (At 19,18) (Tg 5 15-16) (Ne 9,2) (Ne 1, 6). (Jo 3,6).

132. O Protestantismo descrê na penitência ou castigo temporal para perdoar pecado, indo contra a Tradição Cristã e a Bíblia por exemplo, (Nm 14,19-23) (2 Sm 12,13-14) (1 Cor 11,27-32) (Hb 12,6-8).

133. O Protestantismo tem pouco conceito da Tradição e doutrina bíblica de mortificar a carne, ou, sofrer com Cristo: (Mt 10,38; 16,24) (Rm 8,13,17) (1 Cor 12,24-6) (Fl 3,10) (1 Pd 4,12,13).

134. Igualmente, o Protestantismo perdeu a Tradição e doutrina bíblica de compensação vicária, ou sofrimento remissório de Cristãos com Cristo, por causa de um ao outro, (Ex 32,30-32) (Nm 16,43-8; 25,6-13) (2 Cor 4,10) (Cl 1,24) (2 Tm 4,6).

135. O Protestantismo rejeitou a Tradição e doutrina bíblica do purgatório, como conseqüência de sua falsa visão de justificação e penitência, apesar de evidências suficientes na Bíblia: (Mq 7, 8-9) (Ml 3,1-4) (2 Mc 12, 39-45) (Mt 5, 25-6; 12,32) (Lc 16,19-31) (1 Pd 3,19-20) (1 Cor 3,11-15) (2 Cor 5,10).

136. O Protestantismo rejeitou a doutrina das indulgências que são simplesmente o perdão do castigo temporal para pecado (penitência), pela Igreja (aqui na terra, Mt 16,19; 18,18, e Jo 20,23). Isso não é diferente do que São Paulo fez em relação a um irmão errante na Igreja de Corinto. Primeiro, ele impôs uma penitência a ele (1 Cor 5,3-5) (2 Cor 2, 6-11). Só porque aconteceram alguns abusos antes da Revolta protestante (admitida e retificada pela Igreja católica), não tem nenhuma razão para lançar fora contudo outra doutrina bíblica. É típico do Protestantismo queimar completamente uma casa no lugar de limpá-la, “joga-se fora o bebê com a água de banho”.

137. O Protestantismo jogou fora as orações para os mortos, em oposição à Tradição Cristã e à Bíblia (Tb 12,12) (2 Mc 12, 39-45) ( 2 Tm 1, 16-18). Já no primeiro século, da Era Cristã, a prática de orar pelos mortos já era registradas em muitas inscrições gravadas nos túmulos de santos cristãos e mártires da fé.

138. O Protestantismo rejeita, em chãos inadequados, a intercessão dos santos. Por outro lado, a Tradição Cristã e a Bíblia apoiaram esta prática. (Mt 22, 30) (1 Cor 15, 29) (Mt 17, 1-3; 27,50-53) eles podem interceder por nós (2 Mc 15,14) (Ap 5, 8; 6, 9-10).

139. Alguns protestantes descrêem nos Anjos da guarda, apesar da confirmação Bíblica e a Tradição Cristã (Mt 18,10) (At 12,15) ( Hb 1,14) (Ap 8, 3-5).

140. A maioria dos protestantes nega que os anjos possam interceder por nós, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (Ap 1,4; 5,8; 8,3-4) (Zc 1,12-13) (Os 12,5) (Gn 19, 17-21).

141. O protestantismo rejeita a Imaculada Concepção de Maria, apesar da Tradição Cristã desenvolvida e indicada pela Bíblia,: (Gn 3,15) (Lc 1,28) (”cheia de graça” interpretam os católicos, em chãos lingüísticos, significa “sem pecado”); Maria representando a Arca da Aliança (Lc 1,35) (Ex 40,34-8) (Lc 1,44) (2 Sm 6,14-16) (Lc 1,43) (2 Sm 6,9). A Presença de Divina requer santidade extraordinária) pois Deus não habitaria no meio do pecado.

142. O protestantismo rejeita a Assunção de Maria, apesar da Tradição Cristã desenvolvida e indicações bíblicas. Ocorrências semelhantes na Bíblia não fazem a suposição improvável. (Henoc em Gn 5,24 e Hb 11,5) (Elias em 2 Rs 2,11) (Paulo em 2 Cor 12, 2-4) (”Êxtase” em 1 Ts 4,15-17) (subindo os santos em Mt 27,52-53).

143. Muitos protestantes negam a virgindade perpétua de Maria, apesar da Tradição Cristã e o acordo unânime dos fundadores protestantes Lutero, Calvino, Zwingli, etc.

144. O protestantismo nega a Maternidade Espiritual de Maria, ao contrário da Tradição Cristã e da Bíblia (João 19, 26-27) “Veja a mulher do Céu” (Ap 12, 1,5,17). Os Católicos acreditam que Maria é uma santa, e as orações dela são de grande efeito para nós. (Ap 5,8; 8,4; 6,9-10).

145. O Protestantismo rejeita o papado, apesar da Tradição Cristã profunda, e da forte evidência na Bíblia da preeminência de Pedro como a pedra da Igreja. Ninguém nega que ele fosse algum tipo de líder entre os apóstolos. Como sabemos, o papado é derivado desta primazia: (Mt 16,18-19) (Lc 22,31-2) (Jo 21,15-17) são as passagens “papais” mais diretas. O nome de Pedro aparece primeiro em todas as listas dos apóstolos; até mesmo um anjo insinua que ele é o líder deles (Mc 16,7), e ele andou pelo mundo como tal (At 2,37-8,41). Ele faz o primeiro milagre na Igreja (At 3,6-8), profere o primeiro anátema (At 5,2-11), é o primeiro a ressuscitar um morto (At 9,40-41), o primeiro a receber os Gentios (At 10,9-48), O nome dele é mencionado mais freqüentemente que todos os outros discípulos reunidos (191 vezes). Essas são algumas evidências que destacam Pedro dos outros Apóstolos.

146. Desde o princípio, a Igreja de Roma e os papas têm o governo e a direção teológica e a ortodoxia da Igreja Cristã. Isso é inegável. Nenhum protestante imparcial teve a coragem e a ousadia de contestar tudo isso, pois só o que Cristo transmitiu aos Apóstolos e o que se herdou destes numa sucessão ininterrupta da Igreja Católica, tem foros de verdade revelada, portanto digna de fé.

147. O Protestantismo, em seu desespero, tenta suprir algum tipo de continuidade histórica a parte da Igreja católica, às vezes tenta reivindicar uma linhagem de seitas medievais como os Valdenses, Cátaros, Montanistas ou Donatistas. Porém, este empenho é sentenciado a um fracasso quando a pessoa estuda de perto no que estas seitas acreditam.

148. Os Católicos têm o Cristianismo mais sofisticado e pensativo da filosofia sócio-econômica-política, uma mistura de elementos “progressivos” e “conservadores” distinto da retórica que tipicamente dominam a arena política. O Catolicismo tem a melhor visão da igreja em relação ao estado e cultiva como bem.

149. O Catolicismo tem a melhor filosofia cristã. Trabalhou por vários séculos de reflexão e experiência. Como em sua reflexão teológica e desenvolvimento, a Igreja Católica é sábia e profunda, para uma extensão que verdadeiramente tem um selo divino e seguro. Eu já me maravilhava, logo antes da minha conversão, de como a Igreja católica poderia ser tão certa sobre tantas coisas. Eu fui acostumado a pensar, como um bom evangélico, que a verdade sempre era uma pluralidade de idéias de muitas denominações protestantes, “todas juntas.” Mas afinal de contas, a Igreja católica faz a diferença!

150. Por último, o Catolicismo tem a espiritualidade mais sublime e espírito de devoção, manifestado de mil modos diferentes. Do ideal monástico, para o celibato heróico do clero e religioso, os hospitais católicos, a santidade completamente de um Thomas, um Kempis ou um Santo Inácio, os santos incontáveis canonizados e ainda, Madre Teresa, Papa João Paulo II, Papa João XXIII, os mártires primitivos, São Francisco de Assis, os eventos a Lourdes e Fátima, o intelecto deslumbrante de John Henry Newman, a sabedoria e perspicácia do Arcebispo Sheen de Fulton, São João da Cruz, a inteligência santificada de um Chesterton ou um Muggeridge, mulheres anciãs que fazem as Estações da Cruz ou o Rosário. Este espírito devoto é incomparável em sua extensão e profundidade, apesar de muitas contraposições protestantes.