20110121

Carnaval, saiba um pouco mais.


Antes de falar no carnaval é necessário que entendamos o que é semana santa para nós cristãos. Para nós é a maior festa dentro do cristianismo, pois celebra a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Semana Santa é o tempo em que se encerra o período da quaresma. Ela começa com o Domingo de Ramos, onde vamos reviver os 7 dias de tudo o que Jesus viveu: paixão, morte e ressurreição.

Essa Semana nos prepara para a Páscoa. A Páscoa significa “passagem da morte para a vida”. A semana santa, data-se de uma peregrinação de Aetheria no final do século quarto que contém uma descrição detalhada de uma semana inteira, começando com o serviço no "Lazarium" em Betânia, no sábado. No dia seguinte, como diz a Aetheria, começa a semana da Pasch, a qual é chamada aqui de "Grande Semana". Portanto, vê-se que os cristãos comemoram a Semana Santa desde o princípio.
A semana santa é um momento de reflexão, conversão, melhora na vida cristã diante da vida morte e ressurreição do Senhor e em preparação para este período existe a quaresma-Quarenta dias de preparação, relembrando os quarenta dias que Jesus passou no deserto.

O cálculo da data da Páscoa não é fixa e é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.

Entendendo a Semana Santa, a sua importância e a Quaresma, começamos a entender o carnaval. O carnaval não tem data fixa, é calculado de acordo com o Domingo de Páscoa. As pessoas que ainda não tem conhecimento do que é e do grande mistério da morte e ressurreição de Jesus vê a quaresma como um grande período de privações, pois a Igreja ensina a fazer orações, jejuns e penitências devido à passagem bíblica de Jesus no deserto. Dentre eles a abstinência de carne vermelha.

A festa que gerou o carnaval na Antiguidade era marcada por ser grandiosa, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. Esta festa prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia. Historiadores dizem que o carnaval é um remanejamento da festa da colheita - festa era realizada em adoração ao deus da colheita - Que exerceu grande influencia no estrudo português que é o modelo do carnaval brasileiro.

A palavra "carnaval" está relacionada com a idéia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres, no entanto, prazeres da carne. O Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma - tempo de penitência e orações - estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). Neste sentido o carnaval, primeiramente, é uma aversão a quaresma e depois, ha outras aversões, tipo: o homem no carnaval se veste de mulher e a mulher de homem, o sentido de “liberdade” pré-reclusão, na vida cristã o homem se veste de pudor enquanto o carnaval é caracterizado por uma sensualidade aberrante, a vida pé no chão cristã é colocada à fantasia; e o pior: A figura do bate-bola e do carrasco. O bate-bola simboliza os soldados romanos que bateram em Jesus e o carrasco foi aqueles que o crucificaram.


“O cristão luta para que na sua vida não exista um dia de carnaval”

20110116

Antes de tudo.

Você já viu médico bem sucedido, Já viu um engenheiro, um administrador de empresas, um famoso advogado que viveu ou vive em balada ou sai final de semana para diversão e volta de madrugada? Uma pessoa desta precisou de muito estudo para se formar e hoje deve se manter atualizado em suas profissões, isto porque a consciência humana não tem capacidade para fazer bem duas coisas que exigem aprimoramento. Não conheço nenhum médico excelente que também é um bom engenheiro, em fim... Mesmo as pessoas mais inteligentes tendem a fazer mais ou menos, se decide fazer duas coisas ao mesmo tempo. O futuro parte de uma decisão, que muitas vezes atrofia um determinado aspecto da vida. Isto também acontece com a família: para ser um bom pai é preciso aprender ser um bom filho, começar um projeto desde cedo e sempre estar se reciclando. Hoje os ficantes se descuidam e ficam grávidos e grávidos assumem uma união livre, porém sem alicerce, sem projeto para o futuro. A ação maligna esta em promover o bem estar fácil -sem compromisso-onde se perde a visão do futuro. Não tenho medo de dizer que 90% das mulheres tem um sonho de casar na igreja, de branco, fazer uma festa para celebrar a data, ter uma família feliz e bem sucedida, também os homens, tem sonhos idênticos e este é o sonho de Deus para o homem. Mas essas mesmas mulheres e esses mesmos homens, voltados ao fácil não tomam decisão pela família e não vê seus sonhos se realizar. No coração humano esta as realizações pessoais, que a facilidade não consegue preencher. Isto gera conflito pessoal, carência, busca por soluções baseadas na filosofia do fácil. Soluções nem sempre honestas e sinceras, acontece muitas vezes à fuga da realidade, a busca por uma vida ilusória sem os pés no chão. São usadas muitas vezes frases como: compromisso dá trabalho. A tendência do homem sem disciplina é o desleixo, a preguiça, a desonestidade, o fingimento. O aumento de drogas e o vício da diversão muitas vezes são remédios que anestesiam a conseqüência da vida escolhida diante da proposta da mudança de direção. Devido ao orgulho o homem tem dificuldade de assumir os erros e obedecer a normas estabelecidas, mas o que é necessário é difícil: acordar cedo para trabalhar, assumir compromissos, ter disciplina, amar quem nos odeia, assumir um namoro casto, ser fiel ao casamento, cuidar e educar os filhos...

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” e tudo na sua vida terá seu devido lugar. Hoje mais do que nunca devemos refletir esta frase. A facilidade tem o poder de roubar os nossos sonhos e nos tornar pessoas angustiadas, irrealizadas, desonestas e nos força sermos desumanos para sobreviver. O pecado tornou a felicidade uma coisa difícil de ser encontrada e não existe solução fácil para um problema difícil.

Nos encanta uma flor bonita. Mas pra ela nos encantar precisou que a semente fosse separada, a terra fosse preparada adequadamente, regada sem descuido, muitas são podadas e colhidas no momento certo.