20110623

Tatuagens, o que são?

O principio que proponho sobre tatuagens é estudar com profundidade o 1º Mandamento. No 1º Mandamento de Deus encontramos explicações do porque não podemos fazer uma tatuagem, exemplos:

1) As pessoas que são tatuadoras geralmente não possuem uma fé monoteísta, geralmente são ateus e possuem conhecimento distorcido sobre Deus. São intelectualmente autônomos com o conceito certo e errado criado “naturalmente” ao longo da vida.
2) São inúmeros os pecados ligados a tatuagens:
• Sacrilégio: Consiste em profanar ou tratar indignamente os sacramentos e as outras coisas litúrgicas, bem, como as pessoas, as coisas e os lugares consagrados a Deus. (O batismo é uma consagração a Deus).
• O corpo é templo do espírito Santo.
• Simonia: Compra e venda de realidades espirituais.
• Adivinhações, horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságio e da sorte, uso de amuleto, estas prática contradizem a honra e o respeito que devemos exclusivamente a Deus.
• O uso de tatuagens se encaixa no conceito de incredulidade...

A pandemia das tatuagens, hoje, se dá a um adereço, algo ligado a beleza estética. As tatuagens é uma moda erótica ligada ao culto ao corpo, carência afetiva, busca por aceitação na sociedade. Também pode estar ligado a prepotência humana, tipo um ar de superioridade.

A Igreja e a Bíblia:

A palavra da Igreja: “Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto, insurgindo contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto ao corpo, a tudo sacrificar-lhe, a idolatrar a perfeição física e o êxito esportivo. Em razão da escolha seletiva que faz entre fortes e fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações humanas”. (C.I.C 2298)

“Fora das indicações médicas de ordem estritamente terapêuticas, amputações, mutilações ou esterilizações diretamente voluntárias de pessoas inocentes são contrárias à lei moral”. (C.I.C 2297).
Bíblia: “Não fareis incisões na vossa carne por um morto e nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor” (Lv 19,21).

E quem já tem uma tatuagem? Deus é rico em misericórdia e sabe perdoar os erros do passado.


Tatuagens com temas esotéricos.


Libélula - Ilusão, ventos da mudança, comunicação com o mundo transcendental. Tem um significado Místico como representante dos Espíritos bons que velam pelos Vivos aqui na Terra. Transmite tanto uma aura de mágica e fantasia quanto de liberdade, mudança e iluminação. Inseto atraído pela luz representa no esoterismo a imortalidade e a regeneração.


Dragão: No esoterismo o dragão simboliza a potência e força viril, calor, mensageiro da felicidade, senhor da chuva, fecundação, força vital, riqueza, cruas forças da natureza, os tesouros da mente inconsciente. Para nós cristãos o dragão simboliza satanás, o inimigo, lúcifer o anjo que caiu do céu.


Borboleta: Para o esoterismo se uma borboleta é vista enquanto faz uma visualização nenhuma energia negativa entrará na área imediata. No entanto a borboleta no meio esotérico é usada como amuleto contra energias negativas. Na nova era a borboleta representa a saída de uma condição casta para uma vida sexual ativa – a lagarta que sai do casulo.




O significado tradicional das flores vem da época Vitoriana. Naquele tempo era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. No esoterismo simboliza fetiche, amuleto para o amor e ternura.


Tatuagens com tema bruxaria:



Lua e estrela: simboliza poder para transportar através do cosmo, símbolo principal na bruxaria. No meio esotérico a lua tem sua importância devido ao suposto poder que ela exerce sobre a natureza e as pessoas.

O significado de uma tatuagem de estrela é amplo e variado: símbolo da magia negra, a estrela de ponta para baixo é usada como adesão a satanás, pois é o contorno do cabeça de bode. Podem ser esotérico e representar a sorte em forma de amuleto ou patuá, simbolizando a estrela-guia que protege e conduz. Podem ser feitas para simbolizar uma conquista, para cada conquista uma nova estrela e sinal feminilidade e erotismo quando feitas alinhadas em aumento gradativo.



O significado geral de fadas e guinomos na bruxaria é a personificação dos desejos humanos, símbolo da eterna juventude, desejo de manter-se criança. As fadas são uma espécie de amuleto, que protege o presente e o futuro do indivíduo.


Tatuagens “ta moko”:. conhecidas pelos Maoris, sempre foram uma parte importante de sua cultura. Os primeiros colonos maoris da Nova Zelândia trouxeram esta prática de suas terras polinésias. Tatuagens eram usadas para significar status e posição social. No início da sociedade Maori a maioria das pessoas era tatuada, o tipo e a quantidade de tatuagens refletiam o seu status. Também eram usadas para atrair o sexo oposto. Receber tatuagens era um passo importante para a maturidade, havia muitos ritos e rituais a deuses associados ao evento. Algumas tatuagens “moko” escondem símbolos de adoração a deuses


Tatuagens com temas marítimos: Símbolos ligados a amuletos de proteção. Os golfinhos, tubarões, tartarugas e baleias. O golfinho (papahu) simboliza a “liberdade” e afinidades com o mar, assim com a proteção a tubarões. Baleia (ka Moana) símbolo de proteção, estar conectado com o oceano e protegido de ventos. Amuleto para o companheirismo e a amizade.


Tatuagem de hena: conta à mitologia hindu que o deus Shiva não olhava mais para as mulheres depois de ter ficado viúvo. No entanto, Parvati apaixonou-se por ele e fez de tudo para chamar sua atenção. Um dos artifícios usados foi aplicar tatuagens de hena nas mãos, que se tornaram muito sensuais. Daí então as tatuagens de hena começaram a serem usadas como uma espécie de ritual de preparação para deixar a casa de seus pais e começar uma nova vida ao lado do marido, mas depois começou a simbolizar a perda da virgindade e é tida como um poderoso elemento de sedução.


Tatuagens “xamã”: são ligadas natureza, a terra e tudo que é proveniente dela, e ainda, ao mundo animal e aos poderes sobrenaturais que estes e alguns homens possuem.
São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas. Mesmo sendo a relação mais antiga da humanidade com o espírito, o xamanismo é um conjunto de habilidades e práticas acumuladas pacientemente e não uma religião. No meio xamã, tatuagens, perfurações, escarificações ou outras marcas, pode significar lição de vida ou inicio na comunidade.


Letras japonesas: No Japão, cerca de 300 aC a 300 dC, uma tatuagem sempre transmitiu um certo significado espiritual e também serviu como um símbolo de status decorativo. Cada letra serve como amuleto dependendo de sua caligrafia.

20110619

Só Deus pode julgar

A consciência sempre questiona ao ouvir esta frase: “só Deus pode julgar”, muitas vezes percebemos erros de interpretação da frase em questão, mas não conseguimos diagnosticá-lo.

1º tentativa de compreensão:

Para um teólogo que subjetiva a palavra de Deus, esta frase sugere um vazio, por exemplo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. A última parte da frase sugere um exclusivismo, que somente em Jesus há salvação e isto é inconcebível, é discriminação, “há outros profetas” que falam de Deus e que ensinam, também, coisas de Deus. Deus é distante, como se Jesus não tivesse encarnado e não fosse igual ao Pai.

Vale lembrar que para um teólogo que subjetiva a Palavra, não vê a própria como Palavra de Deus. É vista como uma percepção do povo, este foi percebendo os designo de Deus e foi colocado no papel. “Aquele povo foi percebendo o que Deus queria”, os evangelistas colocavam palavras na boca de Jesus diante do contesto da comunidade - diante do que a comunidade precisava ser formada.

As duas teologias que fazem subjetivismo da Palavra de Deus são a “teologia da esperança” e a “teologia liberal”. Teólogos dessas duas teologias não vêem o Cristo como único salvador. Por outro lado elas sugerem uma dúvida e a superação da dúvida é o que eles chamam de fé, essas teologias retiram certezas.

Então, logo, não podemos julgar, pois não temos certeza – tudo é subjetivo. Sendo assim, a “fé” é algo bastante individual e inquestionável, ela é autora da justificação do homem. Se falarmos frases, tipo: “ninguém vai ao pai senão por mim”, ouvimos logo, só Deus pode julgar. O que se ensina de o Cristo é subjetivo, ou fundamentalismo.


2º tentativa de compreensão:


Jesus Cristo é o único salvador, só ele pode nos salvar, não há e não houve outro que pudesse nos levar ao Pai. A fé é a consciência do que se espera, a prova do que não se vê. Existem princípios eternos que jamais mudaram, a lei é a cópia dos bens futuros. O homem não vive só de pão, mas de toda Palavra que sai da Boca de Deus. A palavra de Deus nos refuta, nos educa. Refutar significa contraria, desmenti, nega as nossas verdades, não aceita, contesta, contradiz, desfaz, combate com argumentos, então, quem aceita como Palavra de Deus é educado por ela.

Só Deus pode julgar, Jesus foi verdadeiro homem e verdadeiro Deus que não veio para condenar e sim para salvar. Nossa vida está escondida em Cristo e quem perdê-la por eLE a encontrará, mas também perdê-la-á quem se agarrar a própria. Não terá parte com eLE quem não O se deixar lavar os pés, pois a luta é pela porta estreita, Jesus é o pão vivo que desceu do céu para matar a nossa fome de Deus, no entanto, Jesus afirma que os antigos comeram o maná no deserto e morreram.

O que diz a Igreja católica:

(C.I.C 679). Cristo é Senhor da vida eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence-Lhe a Ele, enquanto redentor do mundo. Ele «adquiriu» este direito pela sua cruz. Por isso, o Pai entregou «ao Filho todo o poder de julgar» (João 5, 22) (656). Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar (657) e dar a vida que tem em Si (658). É pela recusa da graça nesta vida que cada qual se julga já a si próprio (659), recebe segundo as suas obras (660) e pode, mesmo, condenar-se para a eternidade, recusando o Espírito de amor.

20110610

A grande festa.

O Senhor Emanuel vai completar 100 anos, feliz da vida resolveu dar uma grande festa para comemorar a data. Seis meses antes começou os preparativos de sua festa. Uma grande banda musical foi contratada, um som espetacular, um buffet com muitos garçons, repintou toda a casa e decidiu que a festa seria em estilo havaiano. É que o Senhor Emanuel sempre teve um sonho quando já idoso que era ir ao Havaí, fascinado por mar, via naquele lugar um paraíso desejado conhecer.

Então ele começou um esboço da decoração: em volta da piscina ele colocaria quatro caminhões de areia para imitar uma praia, plantaria algumas bananeiras ao longo da área que ia dar a festa, no palco muitas luzes coloridas com flash sobre todo o lugar, o palco e as bandejas que ia ser servida a alimentação imitariam uma prancha de surf, muitas frutas de todos os tipos espalhadas pelas mesas, holofotes a óleos para dar um clima de um grande lual, entre outras coisas que fazia o clima perfeito.

Depois de pensar nos preparativos de sua festa, o Senhor Emanuel redigiu um convite:

Pois sabem do grande amor que tenho por todos vós, ao longo da minha vida sempre tentei ser o melhor homem que pude para todos. Vocês todos são meus amigos, amigos de coração, amigos dos momentos mais difíceis, amigos que sempre pude contar e puderam contar comigo... Como considero, gostaria de convidar a vós para o meu centenário na data que está no rodapé do convite. Ás dez da manhã o padre realizará uma Santa Missa na matriz e ás seis da tarde a festa continuará em minha residência. Esta festa será em estilo HAVAINO, repito, HAVAIANO. Não é novidade a minha vontade de conhecer o Havaí, logo então, também entenderam o porquê da minha festa, gostaria que compartilhassem deste momento tão importante da minha vida – eu diria o mais importante. Acredito que não gostariam de sentir um peixe fora da água não vindo a rigor, então eu peço que venha a caráter. Pensando nisto comprei muitos vestidos e camisas floridas e colares havaianos que esta a disposição em minha residência e em algumas lojas amigas espalhados pela cidade, podem retirar é de graça para aqueles que tiverem o convite. Tudo isto é para mostrar que vocês são muito amados e que seria um imenso prazer tê-los comigo. Vou alugar alguns carros para trazê-los da cidade e quem chegar atrasado ou de alguma maneira não conseguiu trazer o traje adequado, peço encarecidamente que passe em uma das tendas que estarão fora da residência, estou facilitando ao máximo para que todos estejam a rigor para minha maior felicidade. Agradeço a sua compreensão e desde já agradeço a sua presença e prometo fazer para você a festa mais emocionante e agradável que você já viu.

Assim como o Senhor Emanuel, Deus resolveu dar uma festa nos fins dos tempos e no convite está escrito que descerá do céu o lugar a Nova Jerusalém, onde os alicerces da muralha estão adornados de pedras preciosas: jaspe, safira, calcedônia, esmeralda, ônix, cornalina, crisólito, berilo, topázio, crisópraso, turquesa e ametista; e existem doze portas feitas de uma única pérola, a praça é de ouro puro; a luz é a glória de Deus que é o cordeiro que ilumina todo lugar; E outras coisas maravilhosas jamais vistam e neste momento não haverá morte nem luto nem clamor nem dor... ...O vencedor terá tudo isso e beberá gratuitamente do manancial da vida, mas é preciso lavar as vestes no sangue do cordeiro. Ficarão de fora os sodomitas, feiticeiros, fornicadores, assassinos, idólatras, os que amam e praticam a mentira.

(Base: Apocalipse 21-22)

20110604

Solteirismo

Conservador? Talvez de coisas boas. Falo se referindo aos dias de hoje: “Ficante”, “pegação”... Ficar é ficar sem compromisso, sem responsabilidade; pegar é pegar alguém muito desejado, alguém já querido. Quando o ser em questão é belo e preenche o ego, se diz: já pequei. E quando não foi tão bom, fiquei. Neste caso pegar é um ato mais, assim, eu diria, talvez um elogio maior do que ficar? Estranho, muito mais estranho é o novo adjetivo chamado solteirismo. Engraçado, nem o computador reconhece estas palavras.

E o que é solteirismo?

Solteirismo é o adjetivo criado para a grande demanda de pessoas com idade avançada e que estão sozinhos, mas não propriamente solteiros. Pode já ter sido casado, ou já ter contraído uma união livre e estável que não deu certo, pode ser, pais separados que vivem em baladas.

O projeto de Deus:

“Por isso, um homem abandona pai e mãe, junta-se à sua mulher, e se tornam uma só carne”. (Gênesis 2,24)

Ficar “sozinha” pode parecer uma solução, para tantos problemas trazido pela modernidade, é uma solução fácil para um problema tão difícil que é assumir responsabilidades e abandonos como fala o livro do Gênesis. É difícil para a mulher encontrar a pessoa certa, assim como é difícil para o homem. Mas todos querem casar, ter filhos... e fica o impasse com da vida boa de solteiro.

A modernidade criou pessoas que correm de responsabilidades, há uma critica aos outros, mas o próprio não percebe que comete o mesmo erro e até mesmo incentiva os erros dos outros. Como quem age corretamente e toma uma postura de superioridade, e vive uma espera de uma intervenção positiva do destino. Sem lutas, sem buscas, sem compromissos: -curto minha a vida, mas estou à procura de alguém pra vida inteira.

“Não se colhe figos de espinheiros”, quem semeia tomates colherá tomates. Quem já viu um pudim inteiro sabe que normalmente existe uma parte vazia no centro que quase sempre é preenchido pela cauda. Isto acontece devido à fôrma que providencia aquela forma. Nós temos no centro do nosso coração um vazio providenciado por Deus que somente nELE podemos preencher. Se semearmos a solteirice, colheremos carência. Não é a toa que hoje a doença do século se chama carência.

Mas o que acontece hoje não é novidade, existe no Evangelho uma pessoa que vivia a solteirice, e esta pessoa é a samaritana. Em um determinado momento Jesus falou para ela:

-Vai, chamar teu marido e volta aqui.
A mulher respondeu:
-Não tenho marido.
Diz-lhe Jesus:
-Tens razão em dizer que não tens marido, pois tivestes cinco homens, e tão pouco o de agora é teu marido, nisto disseste a verdade.


O tempo vai e o tempo vem e a solução é sempre a mesma.

Jesus lhe respondeu:
-Aquele que beber esta água voltará a ter sede; quem beber da água que eu lhe darei jamais terá sede, pois a água que eu lhe darei se transformará dentro dele um manancial que brota dando vida eterna.