20110729

Barco a vela.

Hoje me imagino quando adolescente: um barco a vela muito seguro, com o leme bem amarrado ao timão, com as velas estendidas e o vento a favor; um enorme motor com um tanque cheio de combustível, bússolas, GPS, rádios de comunicação, uma quilha pesada para me manter sempre na vertical.

Não precisaria ter medo de tempestades, de chuvas, esse barco a vela que era eu, era um abrigo seguro, capaz de voltar ao porto à hora que eu quisesse, na hora que eu bem entendesse. Na minha frente um horizonte, mundos a desbravar, não precisava ter uma rota ou um porto, não precisava chegar em lugar nenhum, apenas navegar.

Com as velas içadas fui navegando pelo mar adentro, conheci mundos novos, cheguei em vários portos, conheci muita gente, de muitos recebi carinho de outros não fui bem aceito. Fui navegando sem dia para voltar, comecei a descobri as fraquezas desse barco que sem rumo a navegar gastou suas velas, o timão de tanto movimento já gastará as engrenagens que movia o leme e assim já meio sem rumo perdia a esperança de um dia voltar.

Sempre via outros barcos que me seguia ao me ver passar, não sei onde estão alguns. Talvez não eram tão fortes não resistiram às tempestades; talvez não tinham bússolas, GPS e se perderam pelo caminho; Talvez naufragaram batendo em algum recife; Talvez ficaram em outros portos, não sei. Só sei que me arrependo não ter direção, viver sem rumo ter servido de um falso norte para tanta gente os levando a um naufrágio.

Hoje vejo, também, tanta gente pensando ser um enorme barco à vela e que esta com o timão de sua vida nas mãos, como eu pensava ter. Vejo pegando o mesmo rumo. Vejo também outros barcos, um pouco menores, outros maiores e menos seguros já seguindo o mesmo rumo do outro barco aparentemente melhor.

Hoje, Jesus precisa ser o meu timão, o meu leme e com suas mãos chagadas me guiar em sua direção, eLE é o porto e o farol. Vou passar por tempestades, ás vezes vou querer adernar, nesse momento eu preciso ser dócil e acreditar que sua misericórdia pode me lingar.

20110720

Maçons, o perigo anda a solta.


Maçom quer dizer pedreiro. A maçonaria foi criada em 24 de junho de 1717, surgiu da iniciativa dos pastores protestantes James Anderson e J.T. Desaguliers. Estes organizaram e constituíram a primeira constituição maçônica – “as landmarkers”. Datam fatasiosamente a sua criação no inicio dos tempos, devido à similaridade com o paganismo e apontam maçons ao longo da história.

Se são os pedreiros, nós somos os “tijolinhos” nesta construção de um mundo mais “igualitário, justo e fraterno”, porém, princípios naturalistas, um paganismo organizado, o que a Bíblia chama de “mundo”. Segundo eles a maçonaria é uma religião natural do homem e Deus é um conceito filosófico natural, Deus não ensinou nada ao ser humano.
Por isso não aceitam dogmas, religiões, nem na verdade que possa ser entendida pela inteligência. O homem deve aprender naturalmente com os acontecimentos da vida. Devido a isto a maçonaria luta para destruir as religiões e a ordem política do mundo. (base: Papa Leão XIII)

Estão por ai: São políticos, religiosos, gente de mídia, professores, empresários... Estão no governo, na igreja, nas escolas, nas faculdades, nos livros, nos jornais... Querem construir uma nova ordem de acordo com suas idéias. Apenas sabemos que pregam o naturalismo e o sincretismo, e esta é a única maneira de identificá-los, pois são discretos e secretos.

Eles professam diferentes religiões, se está no cristianismo é a bíblia, só que numa teologia naturalista e assim fazem com o Alcorão, com a Torá, com o livro de Maomé... O importante é passar uma doutrina naturalista e social conforme suas idéias gnósticas.

Após a proclamação da republica vários Padres e Bispos católicos que obedeciam o Papa foram presos porque se levantaram contra os maçons que estavam no governo, havia padres, também aliados aos maçons. Há, também, a possibilidade da ditadura militar ser um golpe contra os maçons que organizaram e manipularam a massa para a retomada de poder.

“A maçonaria, a principal, responsável em outros tempos, por movimentos libertários nacionalistas, tais como a Independência, Proclamação da República, Abolição da Escravatura...” (entrevistando um maçom/pensamnetoseentrevistas.blogspot).

Não sabemos onde estão e o que estão fazendo. Só declaram os feitos do passado, o presente é sigiloso ou apenas é declarado algumas ações sociais. Sabemos quem são pelas suas palavras e ações, que são baseadas no naturalismo e no campo da religião falam como sincretistas.

Alguns maçons conhecidos:

Políticos

Ademar de Barros - Esperidião Amin - Mário Covas - Barão do Rio Branco - Barão de Itamaracá - Benjamin Constant - Deodoro da Fonseca - Duque de Caxias - Fernando Prestes - Golbery do Couto e Silva - Hermes da Fonseca - Jânio da Silva Quadros - João Mendes - João Tibiriçá Piratininga - José Bonifácio de Andrada e Silva - Júlio Prestes - Nilo Peçanha - Prudente de Moraes - Washington Luis - Wenceslau Brás - Campos Salles - Delfim Moreira - Orestes Quércia

Cantores e artistas

Arrelia - Bob Nelson - Carequinha - Carlos Gomes - João Caetano - Jorge Veiga - José Wilker de Almeida - Lamartine Babo - Luis Gonzaga - João de Souza Lima Manoel de Nóbrega - Oscarito - Pixinguinha - Rodolfo Mayer - Rui Barbosa - Robert Stephenson Smith Baden Powell - Palhaço Picolino – Tonico (e Tinoco)- Vicente Celestino - Zé Rodrix - José Castellani .

Jornalista

Caldas Júnior - Evaristo da Veiga - José Maria Lisboa -

Religiosos católicos

Arruda Câmara - Azeredo Coutinho - Silva Coutinho - Frei Francisco de Sta. Tereza de Jesus Sampaio

Outros

Pedro I - Visconde do Rio Branco - Osório, general - José do Patrocínio - Lopes Trovão - Aristides Lobo - Bento Gonçalves - David Canabarro - Everardo Dias - Frei Caneca - José Clemente Pereira .

20110714

Eucaristia

“O Senhor na noite em que era entregue, tomou o pão, dando graças o partiu, e disse: Isto é meu corpo que se entrega por vós. Fazei isto em memória de mim. Da mesma forma, depois de cear, tomou a taça e disse: Esta é a nova aliança selada o com meu sangue. Fazei isto cada vez que a bebes, em memória de mim. De fato, sempre que comeis este pão e bebeis esta taça, anunciais a morte do Senhor, até que eLE volte”. 1ª Carta de São Paulo aos Corintios 11,23b-26)


Antes de ser entregue por Judas Escariote, chega o momento tão desejado por Jesus: “-Como desejei comer convosco esta vitima pascal...” “Dando graças o partiu” - neste ato de ação de graças surge à palavra Eucaristia (Eucaristia é o mesmo que ação de graças em grego). E esta Eucaristia não poderá cessar – “até que ele volte” - até que ele venha pela segunda vez. “Fazei isto em memória de mim”.

Eucaristia é fazer a memória da morte e ressurreição do Senhor, o corpo que foi entregue e o sangue derramado por nós. É presença Real: “Isto é o meu corpo, isto é o meu sangue” e é Ceia do Senhor feita com os discípulos que perpetuará nELE: “Eu vos digo que não tornarei a comê-la até que alcance o seu cumprimento no Reino de Deus”.

Eucaristia é o gesto de reconhecimento da presença de Cristo, foi assim com os discípulos de Emaús, é o próprio Jesus que ressuscitado parte o pão e doa a eles: “Entrou para ficar com eles à mesa, tomou o pão, o abençoou, partiu e deu a eles. Abriran-se os olhos deles e O reconheceram”. Repare que Jesus parte, mas não come o pão. Lendo a Palavra que falam dessa ação de graças não tem como dizer que é um simbolismo. Poderia se perguntar: Como Jesus estava na frente dos apóstolos e no pão ao mesmo tempo? Vele lembrar que a Santíssima Trindade é onisciente, onipotente e onipresente. Assim como Deus é um e está em todos os lugares ao mesmo tempo, assim também é o Espírito Santo e é claro: Jesus.

No sentido que a Eucaristia é uma ceia com os seus discípulos, surge então a Santa Missa – Celebração da Eucaristia. Podemos dizer que para essa Celebração criou-se uma preparação para um discipulado: Sacramento do batismo, confirmação e crisma, Sacramento da Reconciliação e ordem é a preparação para esse Sacramento maior, sem a Eucaristia não haveria os outros Sacramentos. Foram os discípulos que ceiaram com Jesus, discípulos é aquele que recebe os ensinos de outro e as segue, neste caso na Igreja católica têm toda essa preparação para formar discípulos, pois a Santa Ceia foi realizada com eles e não com a multidão.

Vemos sempre falar que a comunhão é somente alimento espiritual. Veja, logo depois da Santa Ceia os discípulos começaram a ver quem é o maior, Judas saiu e entregou Jesus, os discípulos se encheram de soberba após comungarem. “É chegada à hora”, Jesus não tinha outra hora para instituir a Eucaristia. A Igreja católica tem uma explicação que “A cruz e a Eucaristia é sinal de salvação e condenação”, como entender? Continua São Paulo: “Portanto quem comer o pão indignamente, é réu do corpo e do sangue do Senhor. Por conseguinte, que cada um examine antes de comer do pão e beber a taça. Pois quem não reconhece o corpo (do Senhor), come e bebe a própria condenação. Esta é a causa de haver entre vós muitos doentes, enfermos e muitos morreram. Se nos examinarmos não seremos julgados”.


O que diz a Didaqué o catecismo dos primeiros Apóstolos, achado arqueológico do ano 100dc:

1Celebre a Eucaristia assim:

2Diga primeiro sobre o cálice: ´Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre´.

3Depois diga sobre o pão partido: ´Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre.

4Da mesma forma como este pão partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim também seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu é o poder e a glória, por Jesus Cristo, para sempre.

5Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor disse: “Não dêem as coisas santas aos cães”. ( Didaqué capítulo IX)

O que diziam os Cristãos mais próximos de Jesus, assim como São Paulo:

Santo Inácio de Antioquia De 35 a 110dc.

Os cristãos se vêm confrontados com uma corrente de pensamento chamada docetismo, que vai negar que "o Verbo Se fez carne", ou seja, vão negar que Jesus Cristo tenha assumido a natureza humana. Uma das consequências de tal doutrina é que vão considerar impossível de que no culto que Cristo instituiu na Santa Ceia, e pediu, ordenou que fizesse em Sua memória o Pão seja o Corpo de Cristo e o Vinho seja o Sangue de Cristo:
Ficam longe da Eucaristia e da oração, porque não querem reconhecer que a Eucaristia é a Carne do nosso Salvador, Jesus Cristo, a qual padeceu pelos nossos pecados e a qual o Pai, na Sua bondade, ressuscitou. Estes, que negam o dom de Deus, encontram a morte na mesma contestação deles. Seria melhor para eles que praticassem a caridade, para depois ressuscitar.Assegurem, portanto, que se observe uma Eucaristia comum; pois há apenas um Corpo de Nosso Senhor, e apenas um cálice de união com Seu Sangue, e apenas um altar de sacrifício - assim como há um bispo, um clérigo, e meus caros servidores, os diáconos. Isto irá assegurar que todo o seu proceder está de acordo com a vontade de Deus." (Epístola aos Filadelfos)

São Justino De 103 a 165 dc

“Os apóstolos em suas memórias que chamamos evangelhos, nos transmitiram a recomendação que Jesus lhes fizera. Tendo ele tomado o pão e dado graças, disse: Fazei isto em memória de Mim. Isto é o Meu Corpo [Lc 22,19 ; Mc 14,22]; e tomando igualmente o cálice e dando graças, disse: Este é o Meu Sangue [Mc 14,24], e os deu somente a eles. Desde então, nunca mais deixamos de recordar estas coisas entre nós” (Justino – I Apologia Cap. 66-67 : PG 6,427 - 431).
Designamos este alimento eucaristia. A ninguém é permitido dele participar, sem que creia na verdade de nossa doutrina, que já tenha recebido o batismo de remissão dos pecados e do novo nascimento, e viva conforme os ensinamentos de Cristo. Pois não tomamos estas coisas como pão ou bebida comuns; senão, que assim como Jesus Cristo, feito carne pela palavra de Deus, teve carne e sangue para salvar-nos, assim também o alimento feito eucaristia (...) é a Carne e o Sangue de Jesus encarnado. Assim nos ensinaram." (Primeiro livro das Apologias de Justino, pag. 65-67.)

São Irineu de Lyon de 115 a 202dc

No Tratado contra as heresias Irineu redige a doutrina da Eucaristia: Corpo e Sangue de Cristo e a ressurreição da carne:
Se não há salvação para a carne, também o Senhor não nos redimiu com o Seu Sangue. Portanto, quando o cálice de vinho misturado com a água e o pão natural recebem a Palavra de Deus, transformam-se na eucaristia do Sangue e do Corpo de Cristo. Recebendo a palavra de Deus, tornam-se a eucaristia, isto é, o Corpo e o Sangue de Cristo. Assim também os nossos corpos, alimentados pela eucaristia, depositados na terra e nela desintegrados, ressuscitarão a seu tempo, quando o Verbo de Deus lhes conceder a ressurreição para a glória do Pai. É ele que reveste com sua imortalidade o corpo mortal e dá gratuitamente a incorruptibilidade a carne corruptível. Porque é na fraqueza que se manifesta o poder de Deus.

20110707

A teoria do coco.

Muitas pessoas não sabem que no mundo animal quanto mais colorido, mais perigoso, mais venenoso. Certos moluscos com aparência atraentes, coloridas e brilhantes são perigosíssimos; assim acontece com os caranguejos, sapos e rãs e outros animais.



O coco é algo duro, tem uma casca grossa. Imagina alguém que não sabe o que tem dentro do coco. Se olharmos o coco somente pelo lado esterno seria o fruto mais repugnante que existe. Alguém, algum dia, teve curiosidade, fez o esforço de romper a casca e descobriu que é um alimento fabuloso.


O maligno é como um molusco colorido: brilhante, atraente, com aparência dócil, paparicador... Porém, gera morte.

Sei que minha comparação é infantil e sem sabedoria.



Mas seguir Jesus Cristo é como um coco, se olharmos bem a aparência não é convidativa, tem casca grossa, mas, se criarmos coragem e rompermos a casca chegaremos ao alimento que gera vida eterna.