20121120

Geração “Y”, você faz parte dela?

No período pós-ditadura vivemos o que os filósofos chamam de GERAÇÂO “Y”. Segundo eles essa geração criou, devido à situação ditatorial, a liberdade sem responsabilidade. Foi à geração do “politicamente correto” e da neutralidade moral.

 Entre tantos os problemas que trouxe essa geração Está o elogio.

 Os únicos elogios que restaram para o mundo são: “VOCÊ ESTA LINDA (O)”, “VOCÊ É LINDO (A)”, “VOCÊ ESTA MUITO BONITA (O)”, “VOCÊ É UMA GATA (O)”...

 Se pensarmos bem, não vemos muitos elogios disponíveis como:

 
- Você é uma pessoa sincera.

- Você é uma pessoa muito honesta.

- Você é uma pessoa verdadeira.

- Você é uma pessoa bondosa.

- Obrigado pela sua fidelidade.

- Você tem bom coração.

- ...

 A sinceridade passou, a honestidade se foi, a verdade morreu, a bondade partiu, a fidelidade não resistiu e o coração se feriu. E a beleza ganhou seu pedestal, misturou-se com a sensualidade e o culto ao corpo. O corpo ganhou formas, ganhou imagens, se perfurou o corpo. Mas o coraçãocontinuou com aquele velho vazio existencial.
 
 

Se olharmos para um CD, veremos uma peça redonda de acrílico com um buraco no meio onde entram as engrenagens para que ele possa rodar na velocidade certa possibilitando a leitura. E assim reproduzir uma música ou um vídeo, ou dados...

 Nosso coração não é de acrílico, mas possui um buraco no meio onde só Deus tem a engrenagem certa a qual pode reproduzir em nós felicidade e paz verdadeira.

20121112

O quanto Jesus ti ama?



Sempre procurei nos evangelhos Jesus dizendo palavras, como: “Eu ti amo”, “amor!!!”, “eu amo muito você”. Raras vezes Marcos, Lucas, Mateus e João mencionam algo parecido. São raras as frases nos Evangelhos neste sentido, o que mais fala é João que se designa discípulo amado. Outro momento é quando se refere à amizade de Jesus e Lázaro.
Esta é apenas uma reflexão que fiz ao longo da minha vida como católico sempre ouvindo sobre amor fraterno ou alguém que dizia: Jesus ti ama!! Ou, eu amo muito você. Pensar assim parece absurdo, afinal Jesus ama ou não???
Parece absurdo? Mas Jesus não diz para nós EU TI AMO!!!!!  E ao contrário disto ouvir Jesus dizer no inicio dos Evangelhos: “Convertei-vos porque o fim está próximo”. Mais lá para frente irá dizer: “Se quer me seguir toma tua cruz e me siga” Pode parecer contradição.
Isto me fez olhar para Jesus, para a pessoa de Jesus. E não só para os Evangelhos, não para o que eLE dizia... Jesus foi o homem obediente a Deus em todos os aspectos, Jesus não pecou. Isto quer dizer que a principal escola dos discípulos foi o contato, o aprender com seus atos e gestos, aqui não descarto o que Jesus disse. O conviver foi uma escola, uma Evangelização com o próprio Deus.
Aquele que convivia descobria o quanto Jesus amava os seus sem nunca ter se declarado. ELE não precisava dizer, fazia-se uma experiência com o próprio AMOR.
Um dos caminhos da compreensão do amor de Jesus, penso eu, é olhar para Adão: Adão o primeiro homem e sua esposa Eva nos deixaram como “herança” um ser caído, o homem nascido do pecado e na plenitude do tempo Deus enviou seu único filho para salvar a humanidade caída. Rejeitado, morreu na morte mais cruel que existia, a morte de cruz. Não homens, mas o pecado dos homens matou o Filho de Deus. E Jesus ressuscitou mostrando que o pecado não tem a última palavra, ele venceu o pecado e a morte por amor a nós.
O amor de Jesus é mais bem compreendido por aqueles que começam a viver como eLE viveu.