Após a morte, o destino eterno de uma alma está
selado.
Após a morte, o destino eterno de uma alma está selado: "A morte põe fim à vida humana como o tempo aberto para aceitar ou rejeitar a graça divina manifestada em Cristo" (CIC 1021). Não há segunda chance após a morte de mudar de destino eterno.
"Está ordenado ao homem morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9.27). Cada pessoa vai estar diante do tribunal de Cristo e que "quer [entrar] na bem-aventurança do céu - através de uma purificação ou imediatamente - ou condenação imediata e eterna" (CIC 1022).
Céu
O céu é uma vida "perfeita com a Santíssima Trindade - [a] comunhão de vida e de amor com a Trindade, com a Virgem Maria, os anjos e todos os bem-aventurados ... O Céu é o fim último ea realização das aspirações mais profundas humanos, o estado de felicidade suprema e definitiva "(CCC 1024). Na verdade, "[t] mistério de sua abençoada comunhão com Deus e com todos os que estão em Cristo está além de toda compreensão e descrição" (CIC 1027).
Os que morrem na graça de Deus e amizade e que alcançou a purificação perfeito em sua vida terrena vai direto para o céu após a morte: "[O] s almas daqueles que incorreram qualquer mancha de pecado que seja depois do batismo, assim como as almas que após incorrer a mancha do pecado foram limpas ... são imediatamente recebidos no céu e claramente contemplar o Deus trino como ele é, uma pessoa ainda mais perfeita do que outro de acordo com a diferença de seus méritos "(Florença, Sessão 6; 06 de julho, 1439).
Outros, no entanto, "que morrem na graça e comunhão com Deus, mas [são] ainda imperfeitamente purificados, têm a garantia de sua salvação eterna, mas após a morte passam por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu" (CCC 1030). Com efeito, "se as pessoas verdadeiramente penitentes morrer no amor de Deus, antes de terem feito satisfação por actos e omissões de frutos dignos de arrependimento, suas almas são purificadas após a morte por dores de limpeza" (Florença, Sessão 6; 06 julho de 1439). Esta purificação final é chamado Purgatório. Nós podemos ajudar as pessoas no Purgatório alcançar o céu mais rápido, oferecendo orações e penitências para eles (CCC 1032).
Inferno
Outra alternativa é o inferno. De acordo com o ensinamento de Jesus, o inferno é um "fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25,41), "punição eterna" (Mt 25,46), e um forno "de fogo [onde] haverá choro e ranger de dentes "(Mt 13,42).
Existem dois tipos de punição no inferno: a dor da perda e da dor de sentido. A dor da perda é o desespero do conhecimento que se perdeu o bem maior - Deus - para sempre, sem esperança de recuperação. A dor de sentido é a punição sensorial que cada pessoa experimenta na proporção de seus pecados (Hontheim).
Todos aqueles que morrem com o pecado original ou em estado de pecado mortal são condenados ao inferno: "[A] almas daqueles que partem desta vida em pecado mortal real, ou no pecado original sozinho, descer imediatamente para o inferno para ser punido , mas com dores desiguais "(Florença, Sessão 6; 06 de julho de 1439).
Existem apenas dois possíveis resultados finais: a eternidade no céu ou no inferno.
Após a morte, o destino eterno de uma alma está selado: "A morte põe fim à vida humana como o tempo aberto para aceitar ou rejeitar a graça divina manifestada em Cristo" (CIC 1021). Não há segunda chance após a morte de mudar de destino eterno.
"Está ordenado ao homem morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9.27). Cada pessoa vai estar diante do tribunal de Cristo e que "quer [entrar] na bem-aventurança do céu - através de uma purificação ou imediatamente - ou condenação imediata e eterna" (CIC 1022).
Céu
O céu é uma vida "perfeita com a Santíssima Trindade - [a] comunhão de vida e de amor com a Trindade, com a Virgem Maria, os anjos e todos os bem-aventurados ... O Céu é o fim último ea realização das aspirações mais profundas humanos, o estado de felicidade suprema e definitiva "(CCC 1024). Na verdade, "[t] mistério de sua abençoada comunhão com Deus e com todos os que estão em Cristo está além de toda compreensão e descrição" (CIC 1027).
Os que morrem na graça de Deus e amizade e que alcançou a purificação perfeito em sua vida terrena vai direto para o céu após a morte: "[O] s almas daqueles que incorreram qualquer mancha de pecado que seja depois do batismo, assim como as almas que após incorrer a mancha do pecado foram limpas ... são imediatamente recebidos no céu e claramente contemplar o Deus trino como ele é, uma pessoa ainda mais perfeita do que outro de acordo com a diferença de seus méritos "(Florença, Sessão 6; 06 de julho, 1439).
Outros, no entanto, "que morrem na graça e comunhão com Deus, mas [são] ainda imperfeitamente purificados, têm a garantia de sua salvação eterna, mas após a morte passam por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu" (CCC 1030). Com efeito, "se as pessoas verdadeiramente penitentes morrer no amor de Deus, antes de terem feito satisfação por actos e omissões de frutos dignos de arrependimento, suas almas são purificadas após a morte por dores de limpeza" (Florença, Sessão 6; 06 julho de 1439). Esta purificação final é chamado Purgatório. Nós podemos ajudar as pessoas no Purgatório alcançar o céu mais rápido, oferecendo orações e penitências para eles (CCC 1032).
Inferno
Outra alternativa é o inferno. De acordo com o ensinamento de Jesus, o inferno é um "fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25,41), "punição eterna" (Mt 25,46), e um forno "de fogo [onde] haverá choro e ranger de dentes "(Mt 13,42).
Existem dois tipos de punição no inferno: a dor da perda e da dor de sentido. A dor da perda é o desespero do conhecimento que se perdeu o bem maior - Deus - para sempre, sem esperança de recuperação. A dor de sentido é a punição sensorial que cada pessoa experimenta na proporção de seus pecados (Hontheim).
Todos aqueles que morrem com o pecado original ou em estado de pecado mortal são condenados ao inferno: "[A] almas daqueles que partem desta vida em pecado mortal real, ou no pecado original sozinho, descer imediatamente para o inferno para ser punido , mas com dores desiguais "(Florença, Sessão 6; 06 de julho de 1439).
Existem apenas dois possíveis resultados finais: a eternidade no céu ou no inferno.
Fontes
Catecismo da Igreja Católica (CIC)
Concílio de Florença (Florença) http://www.papalencyclicals.net/Councils/ecum17.htm
Hontheim, Joseph. "Inferno". A Enciclopédia Católica. Vol. 7. New York: Robert Appleton Company, 1910. 17 de dezembro de 2012 .
Citações bíblicas são tiradas da Versão Inglês Standard.
Catecismo da Igreja Católica (CIC)
Concílio de Florença (Florença) http://www.papalencyclicals.net/Councils/ecum17.htm
Hontheim, Joseph. "Inferno". A Enciclopédia Católica. Vol. 7. New York: Robert Appleton Company, 1910. 17 de dezembro de 2012 .
Citações bíblicas são tiradas da Versão Inglês Standard.
(Aletéia)