20120228

O que é ser cristão e católico?

Estou rodeados de "evangélicos": primos, tios e tias, amigos, alguns que trabalham comigo... Um fato curioso é que alguns deles me diz assim: eu já fui católico! Lá eu adorava os Santos, adorava Maria, se eu posso ir no chefe pra que eu vou em um servente? E continuam, citando a Biblia: "O deus deles têm boca mas não fala, têm olhos mas não vêem...". Não existe purgatório, pra que rezar para os mortos ou acender uma vela? Você não acha que é muita autoridade para um homem? (quando se referem ao Papa), e é sempre a mesma estória.

Ser católico hoje em dia é conviver com cristãos separados, eles têm uma teologia autonoma, do tipo: Se eu não estou satisfeito aqui, alugo uma garagem e faço a minha igreja. Estão separados da Igreja católica e participam da igreja que lhe convem.

E o que é ser cristão: cristão é todo aquele que batizado em nome da trindade assume uma consciência nova em comunhão com o projeto de Deus que está em Jesus cristo, é ter Jesus como único mestre e Senhor. O batismo não nos lava do pecado mas é uma promessa de uma nova consciência. Este conceito de cristão é para "evangelicos" e católicos, pagãos e incredulos, agnosticos, enfim para todos. Mas por que existe tanta divergência:

Durante o pecado original o homem criou no coração a possibilidade de ser um deus, o homem passou a ser conhecedor do bem e do mal e longe de Deus passou a viver numa verdade subjetiva. O homem pensa ter a verdade mas é influênciado pela estrutura que o seduz. O homem adquiriu o que chamamos de orgulho e presunção. O orgulho e a presunção quando não vencidos, se alião a religião causando uma cegueira que chega ao despreso do outro e até mesmo uma tentativa de conversão do outro as suas certezas subjetivas.

Jesus no deserto foi tentado pelo maligno com a própria Palavra de Deus. O maligno dizia trechos das sagradas escrituras para Jesus, para que, Jesus se dobrasse a sua vontade, mas Jesus com a própria Palavra desmente o maligno. O maligno também fala de Deus, São Paulo em 2Corintios fala que o maligno se reveste em filho de luz, o maligno sabe que cristão mais ou menos são vomitados da boca do Senhor. Por isso o maligno fica rindo com quem está dentro da Igreja e não aprofunda o conhecimento, ou até mesmo de um "evangélico" orgulhoso que se acha dono da verdade biblica.

É por isso que existe o Papa, o Papa cria uma única diretriz. Ele é a pessoa inspirada por Cristo a ser o condutor da "barca". Serve para que o homem orgulhoso e presunçoso não dê uma de semi deus e crie sua própria religião.

E o que é ser católico? Você pode descobrir estudando a Bíblia junto com o Catecismo e assim não fazer parte da pastoral do banco, ou misseiro: como disse um velho Padre. Por que, se vc é misseiro ( misseiro é aquele que vai a igreja,senta no banco, acha que o Corpo de Cristo é rosquinha), será um futuro protestante como tantos por ai.