20130806

Rosa de saron x Padre Paulo Ricardo:


Tenho lido alguns blogs que falam da entrevista da banda rosa de saron no programa da Fatima Bernardes, muitos vídeos no "you tube" falando sobre isto, retirando partes e até fazendo um julgamento de certo e errado.
 
Esses dias vi no programa "direção espiritual" com Padre Fábio de Melo, falando de forma subjetiva sobre o assunto, mas logo em seguida deu uma declaração infeliz dizendo: "A Igreja é santa e pecadora". Bem infeliz esta frase dele.
 
Gosto muito da banda rosa de saron, assim como tenho admiração pelo padre Fábio, mas levanto a bandeira da Igreja e apoio de certa forma o Padre Paulo Ricardo.
 
 
"Todo o bom cristão deve estar mais pronto a interpretar favoravelmente a opinião ou afirmação obscura do próximo do que a condená-la. Se de modo nenhum a pode aprovar, interrogue-se sobre como é que ele a compreende: se ele pensa ou compreende menos retamente, corrija-o com benevolência; e se isso não basta, tentem-se todos os meios oportunos para que, compreendendo-a bem, ele regresse do erro são e salvo" (238). (CIC-2478, tradução do vaticano)
 
 
Padre Paulo Ricardo deu o parecer, afirmou que as palavras que colocamos que não está de acordo com o magistério é heresia, mas o problema é que alguns pegaram e criaram um clima desfavorável. Padre Paulo não chamou ninguém de herege.
 
1 - Padre Fábio de Melo tentando amenizar a situação criou outra e declarou: "A Igreja é Santa mas também é pecadora". Esta frase errada sobre a Igreja foi corrigida há pouco tempo atrás:
 
"A Igreja é santa, não obstante compreender no seu seio pecadores, porque ela não possui em si outra vida senão a da graça: é vivendo da sua vida que os seus membros se santificam; e é subtraindo-se à sua vida que eles caem em pecado e nas desordens que impedem a irradiação da sua santidade. É por isso que ela sofre e faz penitência por estas faltas, tendo o poder de curar delas os seus filhos, pelo Sangue de Cristo e pelo dom do Espírito Santo" (307).( CIC-827 tradução do vaticano)
 
A Igreja é portanto Santa mas não é pecadora como afirmou o Padre. Mas nem por isso irei deixar de respeita-lo e admirar seu ministério.
 
Para entender a situação é necessário entender a hierarquia dos documentos da Igreja Católica:
1º Livro é a Bíblia
2º Livro é o Catecismo da Igreja Católica
3º Livro são os códigos de direitos canônicos.
Por fim os outros livros
Nenhum livro pode está em desacordo com a Bíblia e nenhum outro abaixo da Bíblia pode está em desacordo com o Catecismo:
Vamos a Questão:
 
"A Igreja se compara a arca de noé, a única que salva"
 
"FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO"
 
846. Como deve entender-se esta afirmação, tantas vezes repetida pelos Padres da Igreja? Formulada de modo positivo, significa que toda a salvação vem de Cristo-Cabeça pela Igreja que é o seu Corpo:


O santo Concílio «ensina, apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, que esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De facto, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Baptismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Baptismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar» (341).


847. Esta afirmação não visa aqueles que, sem culpa da sua parte, ignoram Cristo e a sua igreja:


«Com efeito, também podem conseguir a salvação eterna aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, no entanto procuram Deus com um coração sincero e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a sua vontade conhecida através do que a consciência lhes dita» (342).


848. «Muito embora Deus possa, por caminhos só d'Ele conhecidos, trazer à fé, «sem a qual é impossível agradar a Deus» (343), homens que, sem culpa sua, ignoram o Evangelho, a Igreja tem o dever e, ao mesmo tempo, o direito sagrado, de evangelizar» (344) todos os homens.

 

Veja que em primeiro lugar a Igreja afirma: "Fora da Igreja não há salvação" e depois abre exceções. É nosso dever, primeiro, dizer a salvação está na Igreja. A exceções são seculares, se as exceções forem anunciadas como princípios se torna, então, heresia. É como ler nos Evangelhos Jesus dando chicotadas e virando as mesas dos cambistas, diante deste episódio, chamá-LO de violento.

Tentando amenizar a situação a banda colocou uma encíclica "secular" ao principio do Catecismo, confirmou, então, a desinformação. Sendo assim, desinformação não é heresia. Cabe a banda estudar mais um pouquinho o Catecismo.