20110623

Tatuagens, o que são?

O principio que proponho sobre tatuagens é estudar com profundidade o 1º Mandamento. No 1º Mandamento de Deus encontramos explicações do porque não podemos fazer uma tatuagem, exemplos:

1) As pessoas que são tatuadoras geralmente não possuem uma fé monoteísta, geralmente são ateus e possuem conhecimento distorcido sobre Deus. São intelectualmente autônomos com o conceito certo e errado criado “naturalmente” ao longo da vida.
2) São inúmeros os pecados ligados a tatuagens:
• Sacrilégio: Consiste em profanar ou tratar indignamente os sacramentos e as outras coisas litúrgicas, bem, como as pessoas, as coisas e os lugares consagrados a Deus. (O batismo é uma consagração a Deus).
• O corpo é templo do espírito Santo.
• Simonia: Compra e venda de realidades espirituais.
• Adivinhações, horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságio e da sorte, uso de amuleto, estas prática contradizem a honra e o respeito que devemos exclusivamente a Deus.
• O uso de tatuagens se encaixa no conceito de incredulidade...

A pandemia das tatuagens, hoje, se dá a um adereço, algo ligado a beleza estética. As tatuagens é uma moda erótica ligada ao culto ao corpo, carência afetiva, busca por aceitação na sociedade. Também pode estar ligado a prepotência humana, tipo um ar de superioridade.

A Igreja e a Bíblia:

A palavra da Igreja: “Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto, insurgindo contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto ao corpo, a tudo sacrificar-lhe, a idolatrar a perfeição física e o êxito esportivo. Em razão da escolha seletiva que faz entre fortes e fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações humanas”. (C.I.C 2298)

“Fora das indicações médicas de ordem estritamente terapêuticas, amputações, mutilações ou esterilizações diretamente voluntárias de pessoas inocentes são contrárias à lei moral”. (C.I.C 2297).
Bíblia: “Não fareis incisões na vossa carne por um morto e nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor” (Lv 19,21).

E quem já tem uma tatuagem? Deus é rico em misericórdia e sabe perdoar os erros do passado.


Tatuagens com temas esotéricos.


Libélula - Ilusão, ventos da mudança, comunicação com o mundo transcendental. Tem um significado Místico como representante dos Espíritos bons que velam pelos Vivos aqui na Terra. Transmite tanto uma aura de mágica e fantasia quanto de liberdade, mudança e iluminação. Inseto atraído pela luz representa no esoterismo a imortalidade e a regeneração.


Dragão: No esoterismo o dragão simboliza a potência e força viril, calor, mensageiro da felicidade, senhor da chuva, fecundação, força vital, riqueza, cruas forças da natureza, os tesouros da mente inconsciente. Para nós cristãos o dragão simboliza satanás, o inimigo, lúcifer o anjo que caiu do céu.


Borboleta: Para o esoterismo se uma borboleta é vista enquanto faz uma visualização nenhuma energia negativa entrará na área imediata. No entanto a borboleta no meio esotérico é usada como amuleto contra energias negativas. Na nova era a borboleta representa a saída de uma condição casta para uma vida sexual ativa – a lagarta que sai do casulo.




O significado tradicional das flores vem da época Vitoriana. Naquele tempo era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. No esoterismo simboliza fetiche, amuleto para o amor e ternura.


Tatuagens com tema bruxaria:



Lua e estrela: simboliza poder para transportar através do cosmo, símbolo principal na bruxaria. No meio esotérico a lua tem sua importância devido ao suposto poder que ela exerce sobre a natureza e as pessoas.

O significado de uma tatuagem de estrela é amplo e variado: símbolo da magia negra, a estrela de ponta para baixo é usada como adesão a satanás, pois é o contorno do cabeça de bode. Podem ser esotérico e representar a sorte em forma de amuleto ou patuá, simbolizando a estrela-guia que protege e conduz. Podem ser feitas para simbolizar uma conquista, para cada conquista uma nova estrela e sinal feminilidade e erotismo quando feitas alinhadas em aumento gradativo.



O significado geral de fadas e guinomos na bruxaria é a personificação dos desejos humanos, símbolo da eterna juventude, desejo de manter-se criança. As fadas são uma espécie de amuleto, que protege o presente e o futuro do indivíduo.


Tatuagens “ta moko”:. conhecidas pelos Maoris, sempre foram uma parte importante de sua cultura. Os primeiros colonos maoris da Nova Zelândia trouxeram esta prática de suas terras polinésias. Tatuagens eram usadas para significar status e posição social. No início da sociedade Maori a maioria das pessoas era tatuada, o tipo e a quantidade de tatuagens refletiam o seu status. Também eram usadas para atrair o sexo oposto. Receber tatuagens era um passo importante para a maturidade, havia muitos ritos e rituais a deuses associados ao evento. Algumas tatuagens “moko” escondem símbolos de adoração a deuses


Tatuagens com temas marítimos: Símbolos ligados a amuletos de proteção. Os golfinhos, tubarões, tartarugas e baleias. O golfinho (papahu) simboliza a “liberdade” e afinidades com o mar, assim com a proteção a tubarões. Baleia (ka Moana) símbolo de proteção, estar conectado com o oceano e protegido de ventos. Amuleto para o companheirismo e a amizade.


Tatuagem de hena: conta à mitologia hindu que o deus Shiva não olhava mais para as mulheres depois de ter ficado viúvo. No entanto, Parvati apaixonou-se por ele e fez de tudo para chamar sua atenção. Um dos artifícios usados foi aplicar tatuagens de hena nas mãos, que se tornaram muito sensuais. Daí então as tatuagens de hena começaram a serem usadas como uma espécie de ritual de preparação para deixar a casa de seus pais e começar uma nova vida ao lado do marido, mas depois começou a simbolizar a perda da virgindade e é tida como um poderoso elemento de sedução.


Tatuagens “xamã”: são ligadas natureza, a terra e tudo que é proveniente dela, e ainda, ao mundo animal e aos poderes sobrenaturais que estes e alguns homens possuem.
São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas. Mesmo sendo a relação mais antiga da humanidade com o espírito, o xamanismo é um conjunto de habilidades e práticas acumuladas pacientemente e não uma religião. No meio xamã, tatuagens, perfurações, escarificações ou outras marcas, pode significar lição de vida ou inicio na comunidade.


Letras japonesas: No Japão, cerca de 300 aC a 300 dC, uma tatuagem sempre transmitiu um certo significado espiritual e também serviu como um símbolo de status decorativo. Cada letra serve como amuleto dependendo de sua caligrafia.