20141123

Sede Santos!

Esta dimensão torna mais compreensível o fato de que "todos os cristãos, como batizados, têm igual dignidade diante do Senhor" e são chamados à "mesma vocação, a da santidade". Mas em que consiste esta vocação e "como podemos realiza-la?".

"a santidade não é algo que obtemos graças às nossas capacidades ou qualidades", mas "um dom que o Senhor Jesus oferece gratuitamente, quando Ele nos leva com Ele e nós reveste de si mesmo, tornando-nos semelhantes a Ele”.

Em outras palavras, a santidade é "a face mais bela da Igreja" que nos faz descobrir "na comunhão com Deus, na plenitude de sua vida e do seu amor"; não é "uma prerrogativa oferecida para alguns”, mas "uma característica que distingue os cristãos".

Para ser santo não é necessário ser "bispo, sacerdote, religioso e religiosa". Este não é um caminho reservado "para aqueles que têm a possibilidade de se destacar das tarefas comuns para dedicar-se à oração."

Santidade não é "fechar os olhos e fazer uma cara de imagem", mas viver com amor e oferecer o próprio testemunho cristão nas ocupações diárias.
Quem é consagrado, "viva com alegria a sua doação e seu ministério"; se a sua vocação é o matrimônio, “seja santo amando e cuidando de sua esposa ou de seu marido", como Cristo amou a Igreja"; aqueles que não são casados “realize seu trabalho com honestidade e competência", “ofereça seu tempo a serviço dos irmãos"; pais e avós são santificados "ensinando com paixão seus filhos e netos a conhecer e seguir Jesus." Catequistas, educadores e voluntários sejam santos "tornando-se sinal visível do amor de Deus e de sua presença ao nosso lado".

"Todo estado de vida  leva à santidade", seja vivido “em casa”, "na rua”, "no trabalho" ou "na Igreja", quando vivido "em comunhão com o Senhor e a serviço dos irmãos.
Quando o Senhor nos chama à santidade "não nos convida a algo pesado, triste", mas convida-nos "a viver com alegria e amor cada momento de nossa vida, transformando-o também em um dom para as pessoas que nos circundam”.

Se compreendermos isso, "tudo muda e adquire um novo significado, belo, começando pelas pequenas coisas de cada dia": a dona de casa que fica longe da fofoca que escutou no mercado; o pai que, apesar de voltar cansado do trabalho, tem paciência de escutar seus filhos; a oração recitada à noite, apesar do cansaço; a constância à missa dominical, acompanhada pela Comunhão e, ocasionalmente, pela confissão; a esmola aos pobres.

"Cada passo em direção à santidade  nos fará pessoas melhores, livres do egoísmo e do fechamento em si mesmo, abertos aos irmãos e às suas necessidades."
"o caminho rumo à santidade não se percorre sozinho, mas juntos, naquele único corpo que é a Igreja, amada e santificada pelo Senhor Jesus Cristo".

Papa Francisco.