20110121

Carnaval, saiba um pouco mais.


Antes de falar no carnaval é necessário que entendamos o que é semana santa para nós cristãos. Para nós é a maior festa dentro do cristianismo, pois celebra a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Semana Santa é o tempo em que se encerra o período da quaresma. Ela começa com o Domingo de Ramos, onde vamos reviver os 7 dias de tudo o que Jesus viveu: paixão, morte e ressurreição.

Essa Semana nos prepara para a Páscoa. A Páscoa significa “passagem da morte para a vida”. A semana santa, data-se de uma peregrinação de Aetheria no final do século quarto que contém uma descrição detalhada de uma semana inteira, começando com o serviço no "Lazarium" em Betânia, no sábado. No dia seguinte, como diz a Aetheria, começa a semana da Pasch, a qual é chamada aqui de "Grande Semana". Portanto, vê-se que os cristãos comemoram a Semana Santa desde o princípio.
A semana santa é um momento de reflexão, conversão, melhora na vida cristã diante da vida morte e ressurreição do Senhor e em preparação para este período existe a quaresma-Quarenta dias de preparação, relembrando os quarenta dias que Jesus passou no deserto.

O cálculo da data da Páscoa não é fixa e é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.

Entendendo a Semana Santa, a sua importância e a Quaresma, começamos a entender o carnaval. O carnaval não tem data fixa, é calculado de acordo com o Domingo de Páscoa. As pessoas que ainda não tem conhecimento do que é e do grande mistério da morte e ressurreição de Jesus vê a quaresma como um grande período de privações, pois a Igreja ensina a fazer orações, jejuns e penitências devido à passagem bíblica de Jesus no deserto. Dentre eles a abstinência de carne vermelha.

A festa que gerou o carnaval na Antiguidade era marcada por ser grandiosa, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. Esta festa prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia. Historiadores dizem que o carnaval é um remanejamento da festa da colheita - festa era realizada em adoração ao deus da colheita - Que exerceu grande influencia no estrudo português que é o modelo do carnaval brasileiro.

A palavra "carnaval" está relacionada com a idéia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres, no entanto, prazeres da carne. O Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma - tempo de penitência e orações - estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). Neste sentido o carnaval, primeiramente, é uma aversão a quaresma e depois, ha outras aversões, tipo: o homem no carnaval se veste de mulher e a mulher de homem, o sentido de “liberdade” pré-reclusão, na vida cristã o homem se veste de pudor enquanto o carnaval é caracterizado por uma sensualidade aberrante, a vida pé no chão cristã é colocada à fantasia; e o pior: A figura do bate-bola e do carrasco. O bate-bola simboliza os soldados romanos que bateram em Jesus e o carrasco foi aqueles que o crucificaram.


“O cristão luta para que na sua vida não exista um dia de carnaval”