20110221

O que é "moral supeior" ?

O representante da Igreja junto a ONU Dom Silvano Tomasi, usou uma frase um pouco diferente ao mostrar que está se criando no mundo uma nova concepção de moral fundada no relativismo. “Moral superior” foi à maneira que Dom Silvano Tomasi diagnosticou a mentalidade moral que está sendo incentivada pela ONU. Essa mentalidade despreza as leis estabelecidas e inaugura um novo momento de leis individuais. Onde cada um faz a sua própria lei.

É “moral superior”, por que supera o antigo conceito de moral, onde o homem é o centro e não uma lei já estabelecida por Deus.

Durante toda sua vida o homem sempre descobriu que necessita de normas para estabelecer o bom senso, por exemplo: existe nas estradas mão e contra mão e é dividido por uma linha que põe limites. No céu existem rotas, no mar existem leis marítimas. Por que o homem por si só não é capaz de estabelecer o bem comum.

A “moral superior” de certa maneira acaba o conceito de certo ou errado, o certo é aquilo que eu penso e aquilo que quero fazer. Com a não discriminação cada um tem o direito de ser o que quer, de fazer o que quer, de ir onde quer. Não existem limites. De certa forma, com certeza, vão ter que fazer uma reforma na gramática de vários países e retirar varias palavras que dão conceitos e sentidos as coisas e comportamentos.

Com a “moral superior” o homem se revela não precisar de Deus, é um ser autônomo, dono do próprio “nariz”. Vale a pena lembrar da fala da serpente no livro do Gênesis:


Então a serpente disse a mulher: “De modo nenhum vocês morrerão. Mas Deus sabe que, no dia em que vocês comerem desse fruto, os olhos de vocês vão se abrir, e vocês se tornaram como deuses, conhecedores do bem e do mal”. (Gênesis 3,4-5

A proposta da “moral superior” é exatamente essa: “vocês serão conhecedores do bem e do mal”

Ao ser questionado sobre a defesa das leis estabelecidas, Dom Silvano Tomasi respondeu:
"Dizer que uma pêra não é uma maça não é discriminar a pêra"