20110307

A verdade e a mentira.

Hoje muito se discuti sobre a verdade: cada um tem a sua criada a partir da sua própria convicção. A verdade, nos dias de hoje, virou algo subjetivo. Em um plano estepe se criou uma frase um tanto quanto curiosa: “devemos respeitar a verdade do outro”.

Verdade:

1. Conformidade com o real; exatidão, realidade.
2. Franqueza, sinceridade.
3. Coisa verdadeira ou certa.
4. Princípio certo.
5. Representação fiel de alguma coisa da natureza.
6. Caráter, cunho.

A verdade é uma conformidade, com aquilo que é real, logo não é algo relativo, é exato. Se compararmos ao que a sociedade, vemos que falta conceitos e princípios certos.

A palavra contrária à verdade é a mentira:

Mentira:

1. Ato de mentir; engano, impostura, fraude, falsidade.
2. Hábito de mentir.
3. Engano dos sentidos ou do espírito; erro, ilusão.
4. Idéia, opinião, doutrina ou juízo falso.
5. Fábula, ficção.


No conceito de mentira temos duas surpresas no 4º item:
a palavra idéia e a palavra opinião.
Daí se deve perguntar: idéias e opiniões são mentiras, assim como a doutrina?
A resposta é muito fácil, pois se nós pensarmos um pouco, veremos que idéias e opiniões são coisas relativas, sem certeza. A doutrina só é verdadeira se for exata, se tiver franqueza, sinceridade, representação fiel de alguma coisa da natureza.

Nós cristãos acreditamos que Deus é a verdade e que na hora oportuna enviou seu filho que passou a ser para nós “o caminho, a verdade e a vida”. No entanto Jesus é a verdade, nós não temos mais uma idéia, uma opinião sobre o que é verdade. Ela já foi revelada para nós: Jesus é a verdade, sua palavra é a verdade, seus ensinamentos é a verdade, sua vida é a verdade. Não vivemos a ilusão de sermos donos da verdade, pelo contrário, somos humildes o bastante para dizer: a verdade esta com Cristo e não conosco.

A palavra de Deus é fonte da verdade e a Igreja a sua interprete, sem a Igreja o homem cria enganos, idéias, opiniões, fábulas, erros, ilusões, teses... Por que a tendência humana é ser um deus conhecedor do bem e do mal. Mesmo com a ajuda do Espírito Santo os apóstolos que conviveram com Jesus e ouviram seus ensinamentos, se reuniam para chegar a um consenso, dar uma diretriz, pois sabiam da limitação humana. Se com Deus foi e é difícil, imagina sozinho, ou sem a Igreja?