20110815

Santa Missa

O que vemos no quadro da Santa Ceia? Não vemos multidões, apenas seus discípulos e Jesus entre eles. A Santa Missa é uma atualização deste momento, a primeira celebração Eucarística na história da Igreja católica. O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes é uma passagem não isolada, mas que não é a celebração Eucarística e sim um sinal, um motivo de credibilidade que nos mostram assentimento da fé.

“O motivo de crer não é o fato de verdades reveladas aparecerem como verdadeiras e inteligíveis à luz de nossa razão”, crer é antes de tudo dom de Deus, mas Deus quis que a nossa fé fosse, também, conforme a razão e devido a isto, Deus permite auxílios interiores do Espírito Santo, os milagres são provas exteriores da sua revelação. No entanto a multiplicação dos pães é a um sinal do seu messianismo. Na Santa Ceia Jesus não esta somente entre os discípulos, após a benção, está no pão transformado no seu corpo e o vinho no seu sangue, isto só é possível por ser onipresente que é carisma somente de Deus. Daí a diferença entre a Santa Ceia e o milagre dos pães e dos peixes que é apenas um sinal.

Os sacramentos do batismo, confirmação e crisma, da ordem, do matrimonio, da reconciliação só existem, por que existiu o evento da Santa Ceia. Estes sacramentos estão ligados diretamente a Ceia que Jesus fez com os seus discípulos, são como um caminhos de discipulado para o maior evento católico que é a Santa missa e principalmente para a celebração eucarística.

Vemos hoje uma confusão pregada por pastores católicos protestantes que unem os dois eventos. Segundo eles Jesus não está no pão na Santa ceia, pois Jesus estava na condição humana - Jesus não era onisciente, onipresente, onipotente até a sua morte. Para a Igreja católica Jesus foi 100% homem e 100% Deus em toda sua vida e não somente Deus na ressurreição. Esta heresia protestante está esvaziando o sentido dos sacramentos e da Santa missa.

Por isto devemos ter sempre em mente o quadro da Santa Ceia se somos católicos e percebemos que ali está o fundamento para a fé que celebramos. Na Santa Missa é Jesus que está ali, atualizando aquele momento, e que proclama a benção e que entrega o seu corpo para nós – “Isto é o meu corpo”. Não podemos ser como aquela multidão na multiplicação dos pães e dos peixes que ouviu Jesus falar algumas verdades e saíram um por um, só queriam encher a barriga e não entenderam que era um sinal:

“Jesus respondeu: -Eu vos asseguro que me procurais, não pelos sinais que vistes, mas por que ficastes saciados de pão”. (João 6,26)

“Jesus lhes respondeu: -Eu sou o verdadeiro pão da vida: aquele que vem a mim não passará fome, aquele que crê em mim não passará sede”. (João 6,35)

“...A partir deste momento, muitos discípulos voltaram atrás e já não andavam com ele”.

Precisamos conhecer melhor as riquezas da nossa Igreja.