20110805

Conversão dos santos.

A referencia dos santos sempre foram ponto forte na Igreja católica, os santos são referencias do evangelho vivido e provado. De pessoas comuns a doutores da Igreja, a santos, a martir. Mas tudo começa de algum modo. Aqui podemos entender um pouco o mandado de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A mãe de Agostinho havia-o seguido para Milão e insistiu para que abandonasse a relação com a mulher com quem vivia ilegalmente e procurasse outra para casar, conforme as leis do mundo e a doutrina cristã. A amada foi mandada de volta para a África e Agostinho deveria esperar dois anos para contrair casamento legal; mas logo ligou-se a uma concubina.
No verão de 386, após ter lido um relato da vida de António do Deserto, de Atanásio de Alexandria, que muito inspirou-lhe, Agostinho sofreu uma profunda crise pessoal - Segundo a história a chave para esta transformação foi à voz de uma criança invisível, que ouviu enquanto estava em seu jardim em Milão, que cantava repetidamente, "Tolle, lege"; "tolle, lege" ("toma e lê"; "toma e ler"). Ele tomou o texto da epístola de Paulo aos romanos, e abriu ao acaso em 13:13-14, onde lê-se:

"Não caminheis em glutonerias e embriaguez, nem em desonestidades e dissoluções, nem em contendas e rixas, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis a satisfação da carne com seus apetites"

O ateu Agostinho, decidiu então, se converter ao cristianismo católico, abandonar a sua carreira na retórica, encerrar sua posição no ensino em Milão, desistiu de qualquer ideia de casamento e dedicou-se inteiramente a servir a Deus e às práticas do sacerdócio. Santo Agostinho é considerado doutor da Igreja.

Francisco nasceu provavelmente em setembro de 1182 na cidade de Assis, Itália. Ele não era um jovem diferente dos outros que haviam em Assis. Gostava de festas, bebidas, diversões - “Já crescido, como era dotado de inteligência viva, dispôs-se a continuar o ofício paterno, isto é, a mercancia, porém com outros entendimentos, pois ele era muito mais alegre e liberal do que o pai: gostava de andar em festiva companhia, quer durante o dia quer durante a noite, pelas estradas de Assis, em divertimentos e cantos, e era tão grande esbanjador, que gastava em reuniões e banquetes tudo quanto ganhava” - tinha um grande desejo: o de se tornar um cavaleiro famoso. Então foi para a guerra, tendo sido preso, depois de uma juventude irrequieta e mundana, caiu enfermo. Foi onde Deus revelou a ele um outro caminho, um outro modo de ser grande: seguir Jesus Cristo. Francisco ao ser libertado, voltou para Assis e iniciou uma caminhada totalmente voltada para Deus. Deixou tudo que possuía: dinheiro, casa, família, prestígios, etc., e foi seguir o Senhor que lhe chamava. Passou a viver em pobreza absoluta, a ponto de ser considerado por todos um louco. Mas alguns jovens perceberam que ali havia algo de diferente e de muito grande. Então se desfizeram de tudo o que possuíam e também foram seguir Jesus Cristo, a modo de Francisco. O primeiro deles foi Bernardo, depois Pedro Catani, Egídio, e muitos outros. Então foi preciso escrever uma regra de vida, para que todos pudessem seguir o Evangelho sem o perigo de errarem. Passado algum tempo o papa aprovou o seu estilo de vida, oficializando assim a Ordem dos Frades Menores.