20111206

"Os pequenos", segundo São Paulo

(Romanos 14, 20-21) – “Por causa de um alimento, não destruas as obras de Deus! Certamente, tudo é puro, mas é errado comer alguma coisa dando escândalo. É melhor abster-se de carne e de vinho e de qualquer coisa que possa fazer teu irmão tropeçar”.


(1º Coríntios 8, 9-13) - “Mas tomai cuidado para que essa vossa liberdade não se torne ocasião de queda para os fracos. Pois, se alguém que tem a consciência fraca te enxergar, a ti que tens conhecimento, comendo num templo de ídolo, será que sua consciência não será induzida a comer carne oferecida aos ídolos? E, então por causa do teu conhecimento, perece o fraco, o irmão, pelo qual Cristo morreu. Assim, pecando vós contra os irmãos e ferindo sua débil consciência, pecais contra Cristo. Pelo que, se a comida serve de ocasião de queda a meu irmão, jamais comerei carne, a fim de que eu não me torne ocasião de queda para o meu irmão”.

Lendo estas duas passagens das cartas de São Paulo, podemos entender o que ele dizia sobre os “fracos” e “os oprimidos”, por quem Cristo morreu. A palavra às vezes não educa, é necessário o testemunho. Morrer para os apegos, viver para Cristo e para o irmão. O que há em nós que pode provocar queda no irmão de consciência fraca? Esta é a verdadeira luta revolucionária, a qual nós temos que travar contra nossos caprichos e apegos para que o irmão tenha vida.

Também cuidar do irmão mais necessitado materialmente, mas nunca pensar que esta num campo de concentração envolto por inimigos. A guerra que precisamos travar é contra nós mesmo, os inimigos do homem são seus pecados e seus egoísmos, principados e potestades que dominam o mundo.
Não existem católicos de esquerda e nem de direita. O que existe são pastores que juram fidelidade a Igreja e a trai na sua primeira homilia, chamando-a de imperialista e opressora nas entrelinhas. Como um esposo que fez os juramento matrimonial de fidelidade e trai a sua esposa nos dias das núpcias.

Hoje a neutralidade é morbidez, uma ofensa aos mártires da Igreja. Se “quem ama viu a Deus”, também, “quem ama o mundo não possui o amor do Pai” ou “Sabemos que somos de Deus ao passo que o mundo pertence ao maligno”. (frases da 1ª Carta de São João). Podemos ter pastores que realmente querem nos libertar dos nossos pecados ou apenas ficar apontando o pecado do consumismo e falando de acolhimento, fraternidade.

É triste ver alguém dizer: Católico pode tudo, enquanto vão encontrando refúgio em igrejas protestantes fundadas por tantos pastores que vivem por ai e abandonando a Igreja fundada por Cristo. Aprendendo mentiras sobre a Igreja católica porque não tiveram ninguém que lhe ensinasse a verdade.