20111214

Faz um milagre em mim

Em dezembro de 2009 escutei pela primeira vez a música Faz um milagre em mim com Regis Danese. Uma linda musica falando sobre Zaqueu e um desejo profundo de que Jesus entrasse em sua vida. Hoje não só as igrejas evangélicas cantam esta música, esta musica está em muitos grupos de oração da Igreja Católica espalhados pelo Brasil a fora. Cantada nas missas, às vezes. Não estou querendo tirar a beleza, mas denunciar algo que falta na música:
O Evangelho que fala de Zaqueu esta no Evangelho de Lucas no capitulo 19, 1-10.
Zaqueu era cobrador de impostos que diz o Evangelho ser muito rico e desejava ver Jesus, o Evangelho não entra num aprofundamento da razão, apenas revela ser um desejo. Com sua baixa estatura, Zaqueu sobe numa árvore:

Como Zaqueu quero subir
O mais alto que eu puder...

Subir reflete o desejo de Zaqueu, talvez ele tenha chamado a atenção de Jesus ao subir na àrvore, talvez eLE tenha visto o esforço de Zaqueu e viu ali algo sincero e diferente dos outros que estava em sua volta, talvez ali percebeu mais um filho de Abraão. Alguns teólogos fazem teses sobre o que motivou o desejo de Zaqueu subir na árvore, mas apenas me atenho ao Evangelho que diz ser um desejo.

Logo depois a música entra com uma estrofe assim:

Entra na minha casa
Entra na minha vida...

Mas existe um pedido de Jesus a Zaqueu a qual a música oculta:

Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa” (Lucas 19,5)

Se Zaqueu uma vez subiu para ver Jesus, e viu, também precisou descer para que Jesus ficasse em sua casa. No Evangelho o fato de subir, tem a mesma importância do descer. Zaqueu subiu, viu e ao mandato de Jesus, desceu. Descer para zaqueu era romper com seu egoísmo e com a ganância que o tornou rico, isto mostra para nós que precisamos descer dos nossos pecados para que Jesus fique em nossa casa. Nossos impostos hoje em dia chegam a nossas casas através do correios, que nos entrega e pagamos em um banco. Na época de Jesus, existiam cobradores de impostos, encarregados a cobrar os devedores e estes tinham fama de corruptos, cobravam os impostos do povo a mais e embolsavam o que sobrava dessa falcatrua. Daí, então, estes não eram bem vistos, eram pecadores.

Para se encontrar com Jesus, Zaqueu precisou descer depressa, assim que eLE o chamou. E o capítulo 8 prova a conversão de Zaqueu: “A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e se eu roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. A consciência dos erros e a partilha são para quem obedeceu A Jesus e desceu da sua árvore.