20120101

Maria e o seu "sim"

Podemos até pensar: sou solteiro, curtirei, me divertirei, namorarei, comprarei uma moto, um carro, uma casa, estudarei, trabalharei e ganharei dinheiro... Quando eu casar assumo um maior compromisso na igreja, pagarei o dizem, obedecerei a Deus e serei fiel a minha esposa, sou assim agora, mas sei da responsabilidade de casado, sei das responsabilidades da igreja, vida que quando casado viverei. Mas não agora.

Comparando este pensamento com o sim de Maria: “Eis a serva do Senhor!”. Algumas traduções trás outra palavra que é a escrava.

*Servo é aquele que não tem direito, ou não dispõe de sua pessoa e bens.
*Escravo é aquele que está sujeito a um senhor, como propriedade dele.

Naquela época a palavra serva designava a escrava que era comprada para cuidar de bebês, no entanto, serva era o mesmo que escrava só que especificada. Maria era a serva que cuidaria do filho de Deus. Maria toma uma postura de escrava, como se tivesse dito: estou sujeito a ti Senhor, sou tua propriedade. “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria de maneira nenhuma prestou um “serviço”, mas sim, entregou a sua vida a Deus.

Deparamos-nos muitas vezes com perguntas, como: - A bíblia não fala quase de jovens, por quê? São poucos os versículos bíblicos direcionados a jovem, realmente, mas temos Maria. Maria tinha aproximadamente 16 anos, era uma adolescente, noiva de José. Quando disse seu sim, Maria sabia que a levaria correr risco de vida e ser incompreendida por José. Naquele tempo, existia uma lei que dizia: a mulher que aparecer grávida antes do casamento devia ser apedrejada até a morte; como explicaria ao seu noivo o fato da gravidez, se como ela mesmo disse: “Como acontecerá isto se não conheço nenhum homem?”. Mas, Maria preferiu dizer sim a Deus e assumir as conseguências, que logo em seguida Deus as resolveu enviando um anjo a José.

Maria aos dezesseis anos abriu mão da sua vida, do seu noivo. Vemos então, um caminho contrário ao principio que diz: sou solteiro, vou curtir, “carpe diem”... Maria confiou em Deus, e Deus lhe proveu imediatamente.