20120401

Crise no clero.

O Papa Bento XVI vem falando determinadas frases um tanto quanto curiosas, exemplo: “Analfabetismo religioso”, “Certos agnósticos tem mais consciência moral do que certos católicos”... Ele está querendo nos alertar que existe algo acontecendo com os sacerdotes católicos e com os leigos.

Para determinados sacerdotes a Igreja no sentido de instituição não existe, igreja são os leigos, a comunidade. O que o Papa fala e o que a Igreja Católica ensina entra por um ouvido e sai pelo outro, como diz um ditado popular. Cada um segue a sua teologia e sua metodologia, os sacerdotes vem em nome próprio e não em nome de Deus e da Igreja.

Estes sacerdotes costumam não pregar cristo crucificado, não pregam o que a Igreja ensina e costumam até fazer criticas ao Papa e os ensinamentos da Igreja, muitas vezes vêem como inimigo alguém que ensina o Catecismo. Falam muito de amor, mas o amor passa longe da sua vida, possuem formação para serem autônomos e formarem pessoas autônomas onde a única lei seria o “amor”: o “amor” resume toda a Bíblia para eles.

É fácil imaginar o que querem: Lutero tentou destruir a Igreja de fora para dentro com o protestantismo e já que Lutero não conseguiu, Leonardo Boff e companhia tentaram destruir a Igreja de dentro para fora. Para isso retirou do contexto uma frase de São João: “todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus”. E negligenciaram outras como: “E este é o nosso critério para saber que amamos os filhos de Deus: Quando amamos a Deus e pomos em prática os seus Mandamentos” ou ainda: “Sabemos que somos de Deus ao passo que o mundo pertence ao maligno”. E a crise declara: basta amar, mas não explica como ou se resume em ser fraterno, perdoar.

Passam os anos e os católicos ficam ouvindo homilias: ame, ame, ame... Seja fraterno, crie unidade, perdoe... E o rico magistério da Igreja é esquecido, o que o Papa está dizendo não tem valor, a experiência espiritual de 2000 anos não é nada. Editoras católicas como a “vozes”, “paulinas”, “paulos” estão cheias de material marxistas em suas prateleiras, enquanto a Igreja da excomunhão a um marxista automaticamente. Não há respeito à Igreja.

A Bíblia exorta a importância de um ancião e podemos dizer que a Igreja Católica é uma anciã em religião. Certos sacerdotes, hoje, é como um jovem que despreza o conselho de uma pessoa mais velha, em sua auto-suficiência pensam ser os donos da verdade. E como vestem batina e celebram a Santa Missa enganam a muitos e até mesmo pegam partes de documentos da Igreja para justificar sua teologia. Infelizmente.

A Igreja fundada por Cristo é uma só, a Igreja que tem Pedro.