20121112

O quanto Jesus ti ama?



Sempre procurei nos evangelhos Jesus dizendo palavras, como: “Eu ti amo”, “amor!!!”, “eu amo muito você”. Raras vezes Marcos, Lucas, Mateus e João mencionam algo parecido. São raras as frases nos Evangelhos neste sentido, o que mais fala é João que se designa discípulo amado. Outro momento é quando se refere à amizade de Jesus e Lázaro.
Esta é apenas uma reflexão que fiz ao longo da minha vida como católico sempre ouvindo sobre amor fraterno ou alguém que dizia: Jesus ti ama!! Ou, eu amo muito você. Pensar assim parece absurdo, afinal Jesus ama ou não???
Parece absurdo? Mas Jesus não diz para nós EU TI AMO!!!!!  E ao contrário disto ouvir Jesus dizer no inicio dos Evangelhos: “Convertei-vos porque o fim está próximo”. Mais lá para frente irá dizer: “Se quer me seguir toma tua cruz e me siga” Pode parecer contradição.
Isto me fez olhar para Jesus, para a pessoa de Jesus. E não só para os Evangelhos, não para o que eLE dizia... Jesus foi o homem obediente a Deus em todos os aspectos, Jesus não pecou. Isto quer dizer que a principal escola dos discípulos foi o contato, o aprender com seus atos e gestos, aqui não descarto o que Jesus disse. O conviver foi uma escola, uma Evangelização com o próprio Deus.
Aquele que convivia descobria o quanto Jesus amava os seus sem nunca ter se declarado. ELE não precisava dizer, fazia-se uma experiência com o próprio AMOR.
Um dos caminhos da compreensão do amor de Jesus, penso eu, é olhar para Adão: Adão o primeiro homem e sua esposa Eva nos deixaram como “herança” um ser caído, o homem nascido do pecado e na plenitude do tempo Deus enviou seu único filho para salvar a humanidade caída. Rejeitado, morreu na morte mais cruel que existia, a morte de cruz. Não homens, mas o pecado dos homens matou o Filho de Deus. E Jesus ressuscitou mostrando que o pecado não tem a última palavra, ele venceu o pecado e a morte por amor a nós.
O amor de Jesus é mais bem compreendido por aqueles que começam a viver como eLE viveu.