20140508

O grito do Papa Francisco

Hoje escutei uma entrevista de um padre que falava de acolhimento, tema que muito refleti quando servia como ministro da Eucaristia. Este tema é muito curioso e também muito abrangente, dizia o padre:
"A igreja deve ter uma secretaria acolhedora, a igreja deve está aberta e vocês não sabem o quanto isto é importante"

A paróquia que frequento isto não é novidade. Como ministro o pároco sempre me alertava para acolher as pessoas e falava sempre da importância  deste ato. Eu sempre tentei fazer da melhor maneira possível.
Mas algo me chamava a atenção. Isto é bom: receber a pessoa com um sorriso. Mas qual seria o acolhimento que as pessoas que vem a Missa esta esperando receber?

  • Muitas esposas vem na Missa com dor no coração ao ver seu esposo chegar em casa embriagado;
  • Muitas mães vem na Missa com dor no coração ao ver seus filhos nas drogas ou envolvido com a criminalidade;
  • Muitas esposas e esposos vem na Missa buscar uma palavra de direção;
  • Muitas esposas e esposos vem na missa com o coração partido pela traição do conjugue;
  • Quantas jovens vem a igreja por que foi traída pelo namorado e quer buscar uma direção, uma palavra que a direcione...

Chegando na Missa não vê novidade: Partilha, Jesus não discriminou, o importante é o amor...Pergunto: Este discurso acolhe estas pessoas que vem na Missa?? 
Acredito que estas pessoas estão esperando um conselho, tipo: Ore pelo seu filho, ore pelo seu marido, ore, ore sem sessar; a bebedeira destrói a família, causa infelicidade nos outros; jovem não caia em qualquer conversa... Ou até mesmo acolher uma pessoa que chega sofrendo querendo uma oração, uma direção. Cheguei a conclusão que está é a verdadeira acolhida nos dias de hoje.

Papa Francisco, pode se dizer vem "gritando": O caminho é Jesus Cristo, ele é o principio. E fiquei admirado ao ver um Bispo dizer: "o problema é como espiritualizar, como fazer". Soa como um absurdo, enquanto o Papa grita: Jesus! Jesus! A Palavra de Deus! Jesus! Jesus! Se a pessoa não se entrega a Jesus Cristo não faz acolhimento, Jesus! Jesus! Grita insistentemente o Papa Francisco.