A final o que é ser católico? Dado o conceito mais comum é ser batizado, ir na Missa e obedecer os bispos.
Segundo o catecismo o que nos insere no catolicismo é o batismo e todo batizado na Igreja é um novo católico. Mas não para por ai, o Catecismo afirma que a Igreja promete a salvação da alma todos que procuram ser fiel ao ensinamento dela, fora da Igreja não há salvação e se há é um caminho que a Deus pertence.
Mas que Igreja é esta? O conceito de Igreja aqui, é a Igreja dos apóstolos que perpetua pela tradição até os dias de hoje, tendo os ensinamentos dos Santos padres e concílios, mas tudo isto precisa ter a aprovação de Pedro. Para que um documento seja publicado como oficial é preciso a aprovação ou a autorização do Papa.
"Tudo que desligares na terra será desligado no céu" "Tudo que ligares será ligado no céu". É um principio dado a Pedro: "Tu és pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja".
No entanto o catolicismo é esta religião de uma continuidade apostólica e o católico é aquele que segue esta Igreja que possui um deposito de ensinamentos da fé e acredita na sua infalibilidade.
Protestantismo é um movimento criado por Lutero, Lutero não aceitou a autoridade do Papa e diante de supostos erros do clero, Lutero preferiu se afastar e criar uma nova igreja. Baseado numa tradução individual, Sola fide e Sola escriptura. Sem a tradição apostólica, sem papa, sem instituição. O protestantismo é uma religião de pessoas com princípios básicos de teologias e inspirado pelo Espirito cria a sua igreja. Como cada ser humano tem momentos diferentes na fé e diferentes contextos de vida, tem uma igreja para cada anseio humano seja ele bom ou mau.
Nos dias de hoje está se formando um outro movimento religioso, esse movimento busca unificar as religiões e para isto há uma necessidade de ensinar valores universais, como: o amor, a fraternidade, a unidade, a justiça, a partilha... Esses conceitos tem bases no marxismo, e não com a sagrada escritura e nem com o ensinamento da Igreja. É uma implantação de uma nova religião mundial. Mas essa nova religião está esbarrando na fé quando defende indiretamente o aborto, o uso de de drogas, o comunismo, a ideologia de gênero... Coisas que a tradição apostólica combate e sempre combateu.
A diferença entre a implantação dessa nova religião e o catolicismo será sempre gritante. Logo essa nova religião defenderá a pedofilia, bigamia, zoofilia... em fim. Mas isso discretamente em nome da não discriminação. É um novo tipo de protestantismo de batina que deixou de ser silencioso, mas que já começou a ruir.