20110619

Só Deus pode julgar

A consciência sempre questiona ao ouvir esta frase: “só Deus pode julgar”, muitas vezes percebemos erros de interpretação da frase em questão, mas não conseguimos diagnosticá-lo.

1º tentativa de compreensão:

Para um teólogo que subjetiva a palavra de Deus, esta frase sugere um vazio, por exemplo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. A última parte da frase sugere um exclusivismo, que somente em Jesus há salvação e isto é inconcebível, é discriminação, “há outros profetas” que falam de Deus e que ensinam, também, coisas de Deus. Deus é distante, como se Jesus não tivesse encarnado e não fosse igual ao Pai.

Vale lembrar que para um teólogo que subjetiva a Palavra, não vê a própria como Palavra de Deus. É vista como uma percepção do povo, este foi percebendo os designo de Deus e foi colocado no papel. “Aquele povo foi percebendo o que Deus queria”, os evangelistas colocavam palavras na boca de Jesus diante do contesto da comunidade - diante do que a comunidade precisava ser formada.

As duas teologias que fazem subjetivismo da Palavra de Deus são a “teologia da esperança” e a “teologia liberal”. Teólogos dessas duas teologias não vêem o Cristo como único salvador. Por outro lado elas sugerem uma dúvida e a superação da dúvida é o que eles chamam de fé, essas teologias retiram certezas.

Então, logo, não podemos julgar, pois não temos certeza – tudo é subjetivo. Sendo assim, a “fé” é algo bastante individual e inquestionável, ela é autora da justificação do homem. Se falarmos frases, tipo: “ninguém vai ao pai senão por mim”, ouvimos logo, só Deus pode julgar. O que se ensina de o Cristo é subjetivo, ou fundamentalismo.


2º tentativa de compreensão:


Jesus Cristo é o único salvador, só ele pode nos salvar, não há e não houve outro que pudesse nos levar ao Pai. A fé é a consciência do que se espera, a prova do que não se vê. Existem princípios eternos que jamais mudaram, a lei é a cópia dos bens futuros. O homem não vive só de pão, mas de toda Palavra que sai da Boca de Deus. A palavra de Deus nos refuta, nos educa. Refutar significa contraria, desmenti, nega as nossas verdades, não aceita, contesta, contradiz, desfaz, combate com argumentos, então, quem aceita como Palavra de Deus é educado por ela.

Só Deus pode julgar, Jesus foi verdadeiro homem e verdadeiro Deus que não veio para condenar e sim para salvar. Nossa vida está escondida em Cristo e quem perdê-la por eLE a encontrará, mas também perdê-la-á quem se agarrar a própria. Não terá parte com eLE quem não O se deixar lavar os pés, pois a luta é pela porta estreita, Jesus é o pão vivo que desceu do céu para matar a nossa fome de Deus, no entanto, Jesus afirma que os antigos comeram o maná no deserto e morreram.

O que diz a Igreja católica:

(C.I.C 679). Cristo é Senhor da vida eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence-Lhe a Ele, enquanto redentor do mundo. Ele «adquiriu» este direito pela sua cruz. Por isso, o Pai entregou «ao Filho todo o poder de julgar» (João 5, 22) (656). Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar (657) e dar a vida que tem em Si (658). É pela recusa da graça nesta vida que cada qual se julga já a si próprio (659), recebe segundo as suas obras (660) e pode, mesmo, condenar-se para a eternidade, recusando o Espírito de amor.