20110729

Barco a vela.

Hoje me imagino quando adolescente: um barco a vela muito seguro, com o leme bem amarrado ao timão, com as velas estendidas e o vento a favor; um enorme motor com um tanque cheio de combustível, bússolas, GPS, rádios de comunicação, uma quilha pesada para me manter sempre na vertical.

Não precisaria ter medo de tempestades, de chuvas, esse barco a vela que era eu, era um abrigo seguro, capaz de voltar ao porto à hora que eu quisesse, na hora que eu bem entendesse. Na minha frente um horizonte, mundos a desbravar, não precisava ter uma rota ou um porto, não precisava chegar em lugar nenhum, apenas navegar.

Com as velas içadas fui navegando pelo mar adentro, conheci mundos novos, cheguei em vários portos, conheci muita gente, de muitos recebi carinho de outros não fui bem aceito. Fui navegando sem dia para voltar, comecei a descobri as fraquezas desse barco que sem rumo a navegar gastou suas velas, o timão de tanto movimento já gastará as engrenagens que movia o leme e assim já meio sem rumo perdia a esperança de um dia voltar.

Sempre via outros barcos que me seguia ao me ver passar, não sei onde estão alguns. Talvez não eram tão fortes não resistiram às tempestades; talvez não tinham bússolas, GPS e se perderam pelo caminho; Talvez naufragaram batendo em algum recife; Talvez ficaram em outros portos, não sei. Só sei que me arrependo não ter direção, viver sem rumo ter servido de um falso norte para tanta gente os levando a um naufrágio.

Hoje vejo, também, tanta gente pensando ser um enorme barco à vela e que esta com o timão de sua vida nas mãos, como eu pensava ter. Vejo pegando o mesmo rumo. Vejo também outros barcos, um pouco menores, outros maiores e menos seguros já seguindo o mesmo rumo do outro barco aparentemente melhor.

Hoje, Jesus precisa ser o meu timão, o meu leme e com suas mãos chagadas me guiar em sua direção, eLE é o porto e o farol. Vou passar por tempestades, ás vezes vou querer adernar, nesse momento eu preciso ser dócil e acreditar que sua misericórdia pode me lingar.