20111011

Procissão e a Bíblia

Procissão: Palavra derivada do verbo latino procedere, e do substantivo processionis, que quer dizer: marchar, caminhar, ir adiante, saída solene, cortejo religioso, etc.

Procissões e a Bíblia:

“Quando se levantava a nuvem sobre a tenda, os Israelitas punham-se em marcha; no lugar onde a nuvem parava, aí acampavam. A ordem do Senhor levantavam o acampamento, e à sua ordem o assentavam de novo” (Nm 9,17-18).

“Viram as tuas procissões, ó Deus, as procissões do meu Deus, do meu Rei, no santuário: os cantores à frente, atrás os músicos, No meio as jovens, soando tamborins. Lá está Benjamim, o mais novo, conduzindo os príncipes de Judá, com vestes coloridas, os príncipes de Zabulon, os príncipes de Neftali” (Sl 67, 25-26. 28).

“Mandei então que subissem à muralha os chefes de Judá e organizei dois grandes coros. o primeiro caminhava no alto da muralha, para a direita, em direção da porta do esterco; atrás dele iam Osaías e a metade dos chefes de Judá - como também Azarias, Esdras, Mosolam, Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias, escolhidos dentre os sacerdotes e levando trombetas; depois Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semeías, filho de Matatias, filho de Micas, filho de zacur, filho de asaf, com seus irmãos Semeías, Azareel, Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá, Hanani, com instrumentos musicais de Davi, homem de Deus. E Esdras, o escriba, ia na frente deles. - Chegando à porta da fonte, subiram em linha reta diante deles pelas escadarias da cidade de davi, pelo alto da muralha, e pela subida do palácio de Davi, até a porta das águas, ao oriente. o segundo coro caminhava para a esquerda: eu o segui, com a outra metade dos chefes do povo, pelo alto da muralha, passando por cima da torre dos fornos, até a muralha larga; depois, passando por cima da porta de Efraim, da porta dos peixes, da torre de Hananeel e da torre dos cem, até a porta das ovelhas; paramos na porta da guarda” (Ne 12, 31-39).

Deus disse então a Josué: “Vê! Entrego nas tuas mãos Jericó, o seu rei e os seus homens de guerra. Vós, todos os combatentes, dai volta ao redor da cidade; passai e dai volta a cidade, e os guerreiros marcham diante da arca de deus. Foi feito como Josué havia dito ao povo. Sete sacerdotes levando as sete trombetas de chifre de carneiro diante de deus passaram e tocaram as trombetas; e a Arca da Aliança de Deus vinha atrás deles. os guerreiros iam à frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e a retaguarda seguia atrás da Arca; e marchando, tocavam as trombetas” (Js 6. 2-3.7-9)

“Desceram, pois, o sacerdote Sadoc, o profeta Natã, Banaías, filho de Joiada, os cereteus e os feleteus fizeram Salomão montar na mula do rei Davi e o conduziram a Gion. O sacerdote Sadoc apanhou na Tenda o chifre e o óleo e ungiu Salomão; soaram a trombeta e todo o povo gritou: “Viva o rei Salomão!” Depois, todo o povo subiu atrás dele, tocando flautas e exultando com tão grande júbilo, que a terra se fendia com seus clamores” (1Rs 1, 38-40).

NOVO TESTAMENTO

“A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho, multidões que o precediam e os que o seguiam gritavam: Hosana ao Filho de Davi...” (Mt 21, 8-9).

“Enquanto o levavam, tomaram um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e impuseram-lhe a cruz para levá-la atrás de jesus. grande multidão do povo o seguia, como mulheres que batiam no peito e se lamentavam por causa dele”
(Lc 23, 26-27).

“Ao descer da montanha, seguiam-no multidões numerosas” (Mt 8,1).

“Jesus, ouvindo isso, partiu dali, de barco para um lugar deserto, afastado. Assim que as multidões o souberam, vieram das cidades, seguindo-o a pé” (Mt 14, 13).

“Depois disso , ele andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze o acompanhavam, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena da qual haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes, Susana e várias outras, que o serviam com seus bens” (Lc 8, 1-3).