20111106

Purgatório, o que é?

Purgatório é uma palavra muito polêmica no meio cristão. Existe uma visão errada de purgatório onde o mesmo é apontado como uma terceira via, mas purgatório não é uma terceira via.

Após a morte – segundo a Igreja Católica – o homem só tem dois caminhos: Ou ele vai para a salvação eterna ou para a condenação eterna, não existindo assim, então, a terceira via. Há na Igreja Católica uma afirmação que se existe salvação fora da amizade do cristo e da Igreja, este caminho a Deus pertence.

Deus para Igreja católica é puro Espírito e 3x Santo e ninguém aqui na terra, a não ser Jesus Cristo, conseguiu morrer puramente ou sequer 1x santo, daí então a Igreja católica acredita em um fogo purificador. Este fogo seria para aqueles que morreram na amizade do cristo, a fim de purificarem para entrar na presença de Deus.

Uma das bases da Igreja para realidade do Purgatório está no livro dos Macabeus e assim como o dia de finados. O livro dos Macabeus tem uma canonicidade polêmica, mas que é aceito pela Igreja católica porque Jesus fez referencia a este livro, sendo assim a Igreja não têm duvida ao afirmar que se Jesus lia, tem valor. Outra referencia está no capítulo 12,32 do Evangelho de Mateus:

“Mesmo se alguém falar uma palavra contra o filho do homem lhe será perdoada. Mas se falar contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo que a de vir”.

Neste trecho do Evangelho Igreja acredita que certas faltas serão perdoadas no mundo que a de vir, que o homem não morre puro, daí a necessidade do purgatório para entrar na presença de Deus já que o homem não sofre várias reencarnações purificadoras, vive e morre uma única vez.

Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu. A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório, sobretudo, nos concílios de Florença e de Trento. A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura fala dum fogo purificador: (C.I.C 1030 e 310)