20120514

Hermenêutica da descontinuidade, o que é?

"Hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir".

Hermenêutica é um ramo da filosofia e estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação, ou a teoria e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional - que inclui hermenêutica Bíblica - se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito. A hermenêutica moderna, ou contemporânea, engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não-verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação, como preposições, pressupostos, o significado e a filosofia da linguagem, e a semiótica. (wikipédia)

“Depois do Concílio, a Igreja se empenhou na assimilação e na aplicação do seu rico ensinamento, em continuidade com toda a Tradição, sob a guia seguro do Magistério” (Porta fidei).

Depois do concilio vaticano II correntes teológicas criaram uma interpretação bíblica que rompe com a tradição e o magistério da Igreja católica. Podemos dizer que dizem ser católico algo que não é e ainda tentam destruir toda a riqueza da Igreja adquirida durante seus dois mil anos de existência. Isto se dá na maneira de interpretar os textos bíblicos (hermenêutica).

Quem vai numa Missa e se depara com a liturgia, não percebe que ali por trás existe um teólogo que está dando descontinuidade a Igreja Católica e ainda está o jogando contra a própria. Ali está alguém que na sua pregação está te propondo um protestantismo e te jogando contra a riqueza e experiência da tradição e do magistério.

A Igreja Católica vem travando várias lutas para erradicar este modo de interpretar e nós leigos precisamos ajudar a Igreja nesse momento em que ela está sendo atacada por dentro.


Exemplo de hermenêutica da descontinuidade:
Click para ampliar