20121223

Amor romântico e o segredo da vida.

Por que novelas devem falar de amor romântico, nas paradas de sucesso estão músicas do mesmo tema?  Entra ano e sai ano o romantismo está ai, quando ouvimos uma música internacional e mesmo que não entendemos o idioma, sabemos que fala do “amor romântico”. Mas estas mesmas pessoas falam de decepções, traições, por que tudo não sai como num conto de fadas, tipo: “felizes para sempre”?

O amor romântico está ai, porque, apesar de tudo o homem ainda tem dentro de si a busca pelo que é correto: felicidade, fidelidade, companheirismo, unidade, respeito, eterno... O homem sabe das suas necessidades, mesmo defendendo e vivendo valores contrários do que procura, e ele - o amor romântico - consegue fantasiar o que procuramos.

Lembro-me das palavras da samaritana: “Eu não tenho marido”, como ela muitas mulheres hoje diria a mesma coisa e muitos homens dizem que não tem esposas. Quantos encontros e desilusões em busca de amor que não é achado, em busca de alguém “perfeito”, alguém que lhe faça feliz. Em meio à falsidade, superficialidades e traições às desilusões trazem traumas e um pensamento fatídico da realidade:
-Homem é tudo igual.
-As mulheres estão piores do que os homens.
-Homem é tudo safado.

Numa escolha autônoma, o amor romântico sacia a sede do homem daquilo que é sua essência, mas não dá respostas corretas para sua realização. Com isso resta uma vida sem compromissos, cheias de acasos e sem esperança.

O homem busca a alegria. Todos nós queremos ser felizes. “Este desejo da alegria faz parte do coração humano, naturalmente aberto para receber”. De onde nasce essa alegria? “A fonte é Deus”, cuja “ação” produz uma vibração e uma onda de alegria que se espalha pelas gerações; “espalham para sempre”.

E sendo "fruto do Espírito" (Gl 5, 22, Rm 14, 17) se expressa na “paz do coração, na plenitude do significado, na capacidade de amar e ser amado e, acima de tudo, na esperança, sem a qual não pode haver alegria”.

 “A alegria cristã é interior não vem de fora, mas de dentro”. “Nasce do agir misterioso e presente de Deus no coração do homem”. A graça pode causar abundância de alegria até nos sofrimentos (cf. 2 Cor 7, 4).

“sem Deus, a vida é um dia que termina na noite; com Deus, é uma noite (às vezes uma "noite escura"), mas que termina no dia, e um dia sem acaso”.