20121210

Exorcismo, o que é? A Igreja faz?


O ato pelo qual um demônio é expulso de uma pessoa é chamado de "exorcismo", e continua a ser uma prática na Igreja Católica, hoje. A diocese de Milão recentemente dobrou o número de exorcistas e criar uma linha especial para as pessoas que precisam. É real possessão demoníaca? Sim, os demônios existem, e, embora seja raro, algumas vezes elas tomar "posse" do corpo de uma pessoa.

 Demônios são anjos caídos.  Eles foram originalmente criados bons por Deus, mas afastou-se de Deus pelo pecado: "A Igreja ensina que Satanás era um anjo bom, feito por Deus: O diabo e os outros demônios foram de fato criados naturalmente bons por Deus, mas tornaram-se mal por seu próprio querer. Esta "queda" consiste na escolha livre desses espíritos criados, que radical e irrevogavelmente rejeitaram Deus e o seu Reino. "(CIC 391-392)

 Os seres humanos estão sujeitos à influência desses maus espíritos de várias maneiras.  Devido ao pecado original, todos os seres humanos nascem em "cativeiro, sob o poder daquele que tem o império da morte, isto é, o Diabo" - Trento, Sessão 5, decreto sobre o pecado original, 1.  Quando uma pessoa é batizada, ele é salvo dessa subordinação.

 Mas a influência do demônio, como demonstrado na Escritura e na história da Igreja, pode ir ainda mais longe.  Um demônio pode atacar o corpo do homem de fora, chamado de 'obsessão', ou assumir o controle do mesmo a partir de dentro, chamado de "possessão".  

 Atividade demoníaca na Bíblia e na história da Igreja

 Há apenas um exemplo possível de possessão demoníaca no Antigo Testamento.  Em 1 Samuel 16,14 lemos: ". Agora, o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito prejudicial do Senhor o atormentava" No Novo Testamento, no entanto, há inúmeros casos de possessão demoníaca.  Muitos exorcismos são registrados.

 De acordo com os relatos dos evangelhos, as vítimas foram, por vezes, privado da visão e da fala (Mateus 12,22), às vezes de falar sozinho (Mateus 9,32; Lucas 11.14), às vezes de maneiras aflitos claramente não especificados (Lucas 08:02), enquanto que, no maior número de casos, não existe qualquer menção de qualquer aflição corporais para além do próprio posse (Mt 4,24; 8,16; 15,22; Mc 1,32, 34, 39; 3,11; 7,25; Lc 4,41; 6,18; 7,21 e 8,2).

 Outros efeitos são descritos em outras passagens.  Uma passagem sobre um jovem que é possuída diz: "Sempre que se apodera dele, atira-o, e ele espuma e range os dentes e fica rígido. ... E, quando o espírito viu [Jesus], logo que convulsionou o menino, e ele caiu no chão e rolou, espumando pela boca. "(Marcos 9.18, 22).

 Os possuídos são, por vezes dotado de poderes sobre-humanos: "E, quando Jesus saiu do barco, um homem com um espírito imundo saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. Ele viveu entre os túmulos e ninguém conseguia prendê-lo mais, não.. mesmo com uma cadeia, pois ele tinha sido muitas vezes preso com grilhões e correntes, mas ele arrancou as correntes à parte, e ele quebrou os grilhões em pedaços. Ninguém tinha a força para dominá-lo. "  (Marcos 5,2-4 – completada tradução cnbb )

 Algumas vítimas descritas nos Evangelhos são controladas por vários demônios (Mateus 12,43, 45, Marcos 16,9; Lucas 11,24-26), em um caso por tantos que seu nome era Legião (Marcos 5,9 e Lucas 8,30).

 No entanto, embora os espíritos sendo mal, eles não poderiam ajudar atestando a missão divina de Cristo: "E logo estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo.  E ele gritou: "Que tens a ver conosco, Jesus de Nazaré?  Você veio para nos destruir?  Eu sei quem você é: o Santo de Deus "(Mc 1,23-24; ver também Mateus 8,29; 3,12; 5,7, Lucas 4,34, 41; 8,28)..

 Na história da Igreja desde a ascensão de Cristo ao céu, os maus espíritos continuaram seus esforços para levar as pessoas para longe de Deus, e a Igreja tem continuado a travar uma batalha contra eles em nome de Cristo.  Esta batalha foi tão marcante na vida da Igreja, que, no século IV Santo Atanásio afirmou que o poder do sinal da cruz contra os demônios prova a verdade da fé cristã.  (Sobre a Encarnação, 31) As vidas dos santos de toda a história da Igreja frequentemente incluem guerra espiritual explícita.

 Exorcismo para Igreja:

 A Igreja ainda está em guerra contra os maus espíritos, o que às vezes inclui exorcismos: "Quando a Igreja pede publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto seja protegido contra a influência do maligno e subtraído a seu domínio, é chamado exorcismo. Jesus realizou exorcismos e é dELE que a Igreja recebeu o poder e o ofício de exorcizar.  De uma forma simples, o exorcismo é realizado durante a celebração do Batismo.  O exorcismo solene, chamado "exorcismo maior," só pode ser realizado por um sacerdote, com a permissão do bispo.  O sacerdote deve proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja.  Exorcismo é dirigida à expulsão de demônios ou a libertação da possessão demoníaca pela autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja.  Doença especialmente psicológica, é uma questão muito diferente, tratar esta é a preocupação da ciência médica.  Portanto, antes de um exorcismo é realizado, é importante certificar-se de que se está lidando com a presença do maligno, e não uma doença. "(CIC 1673)

 A Igreja nos lembra que Satanás, embora poderoso, ainda é, uma criatura: "O poder de Satanás é, no entanto, não é infinito.  Ele é apenas uma criatura, poderosa pelo fato de que ele é puro espírito, mas ainda assim uma criatura.  Ele não pode impedir a edificação do Reino de Deus.  Na verdade, "a vitória sobre o" príncipe deste mundo "foi ganho uma vez por todas, na Hora em que Jesus se entregou livremente à morte para nos dar sua vida.  Este é o julgamento deste mundo, e o príncipe deste mundo é "lançado fora." (Jo 14,30, João 12,31, Apocalipse 12,10)

 Fontes: (Aletéia/O'Donnell), Catecismo da Igreja Católica (CIC), Concílio de Trento (Trento).