20130203

"Evangélicos", quem são?


Primeiramente devemos ligar os evangélicos à reforma protestante. Esta reforma inicia-se com Lutero no século XV, Lutero foi um padre católico que contestou a Igreja com suas teses, como algumas não foram aceitas, cria um movimento de protestos em cima de suas teses levando outras pessoas a aderirem e criarem outros movimentos. Protestantismo vem da palavra protestar, reivindicar... Foi justamente o que Lutero fez.
Lutero cria teses que protesta a sucessão apostólica, a doutrina e dogmas católicos. Mas no que realmente se baseia o protestantismo?
O protestantismo é um tipo de “religião” que prega a justificativa ou salvação somente pela sagrada escritura e a fé:

O pastor ou o fiel protestante é alguém que pega a bíblia, lê e dai cria as suas “certezas” evangélicas, para eles Cristo é o único sacerdote e todos os que seguem são novos sacerdotes. Todo povo é sacerdotal.
 Se eu posso lê a bíblia e fazer uma interpretação própria ocorre divisões, divergências doutrinais e de interpretação diferente da fé, exemplo: hoje existe igrejas de lésbicas, homossexuais, igreja para surfistas, para quem quer ser rico, para seguidores de Raul Seixas, igrejas para plantadores de coca. Desculpe se ofendo, mas é uma realidade que está ai: se dizem evangélicos e se dizem justificados e salvos.

O que poucos conhecem de onde vem o protesto de Lutero:
  
"Que mal pode causar se um homem diz uma boa e grossa mentira por uma causa meritória e para o bem da Igreja (luterana)." (Grisar, Hartmann, S.J., Martin Luther, His life & work, The Newman Press, 1960- pág 522).

Os pontos de protestos são:
-suposta idolatria católica
-a assunção de Maria ao céu
-purgatório
-Papa como guia universal da igreja
-Fundação da Igreja em Cristo
-entre outros
Quem compara as teses “evangélicas” com o genuíno ensinamento da Igreja católica, observa que é uma criação do próprio autor, longe do que a Igreja católica realmente ensina.  Há várias afirmações mentirosas com pequenos versículos bíblicos para justificativa. São seguidores da mentalidade de Lutero que mentem por uma causa meritória.
Muitos “evangélicos” hoje em dia, já são filhos de “evangélicos”.  Pais “evangélicos” que muitos se dizem católicos. São pessoas que receberam o primeiro anúncio –Kerigma – e sofreram algum tipo de libertação de vícios, foram curados, mudaram de vida... Mas que não sabem o que significa Igreja, não deram um passo a frente na fé.
Por outro lado a verdadeira Igreja de Cristo contém padres em crise, principalmente os formados na teologia da libertação, que não ensinam o que é Igreja Católica. Tomam partidos dos protestantes dizendo que as orientações do Papa e os documentos da Igreja católica são suposições. Então na verdade nunca existiu um católico que virou protestante, e sim, migrou para outra denominação protestante.