20130418

O que é concupiscência?

No sentido etimológico, a concupiscência pode designar qualquer forma veemente de desejo humano. A teologia cristã deu o sentido particular de moção do apetite sensível que se opõe aos ditames da razão humana.
Provém da desobediência do primeiro pecado (pecado original-Adão e Eva), transtorna as faculdades morais do homem e, sem ser pecado em si mesma, inclina-o a cometê-lo.
Jesus diz que é do coração que procedem as más intenções, assassínios, adultérios, prostituição, roubo, falso testemunho e difamações. É no coração que existe esta má inclinação - concupiscência.
Lutar contra a concupiscência passa pela purificação do coração e a prática da temperança. Vemos hoje na mídia pessoas cristãs dizer que homossexualismo é um comportamento, de certa forma, também, pode ser, mas é uma manifestação da concupiscência. Existe algo muito mais profundo que a igreja aponta para uma herança do pecado original, uma má inclinação.
Entender a concupiscência é importante para sabermos que nascemos com certas tendências, não adquirimos vivendo. Pode sim, o mundo nos induzir ao erro a partir do momento que nos apresenta o pecado.
Contra as concupiscências existe a fé, a oração, a cruz e a graça.

 

“Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz”  (Tiago 1,14)