20150523

Como descobrir se um texto é "teologia da libertação":

A  "teologia da libertação" é um movimento difícil de se diagnosticar, muitos levantam pontos importantes e até apontam erros teológicos, mas poucos não encontram a chave de leitura devido a difusão de diferentes idéias ensinadas por tais teólogos.

Mas há um ponto único, um ápice de onde parte toda discussão teológica. Para um teólogo da libertação o grande "demônio" é o dinheiro - o dinheiro é a entrada de todos os males. O dinheiro é o causador do egoísmo, na ganância, da prostituição infantil, venda de órgãos e a consequência disto é uma opressão aos menos favorecidos. 

Parece uma sequência lógica, parece lógico e é por isso que têm induzido muitos ao erro. Leia o subsídio da PJ:

 "É pelo dinheiro que milhares de seres humanos se tornam mercadorias e objetos, exploradas por pessoas que visam maximizar seus ganhos financeiros por meio da exploração do corpo alheio. É pelo dinheiro, também, que milhares de pessoas se submetem, todos os dias, a empregos que, embora legalizados, exigem demasiada força de seu trabalho, e sequer são bem remunerados. Esta busca desenfreada pelo lucro (objetivo do atual sistema capitalista) acaba por desumanizar os seres humanos, transformando-os em meras máquinas, em meros objetos. Esta grande mazela do capitalismo global mantém a humanidade em uma situação de pecado, que alicerça toda a injustiça do mundo, aumentando as desigualdades sociais e a pobreza, em busca de manter tais mecanismos econômicos"         (subsídio do dnj 2014, páginas 13 e 14)

Parece marxismo e é o que parece. Mas percebam que se o dinheiro é o "demônio" o capitalismo é o processo criado pela busca do lucro. Logo isto não é marxismo, para eles, e sim bíblico, já que "o dinheiro é a entrada de todos os males".

Para a igreja o pecado entrou mundo através de Adão, que desobedeceu e a salvação entrou por Jesus que fez o caminho da obediência. Na época de Adão não existia dinheiro, Eva pecou pelo desejo de comer a fruta proibida e pela sedução da serpente. O comércio veio depois do pecado, no entanto, o dinheiro não é o autor do mal.

Antes cada qual é tentado pela sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz.; e o pecado uma vez maduro leva a morte. 
                                                                                                         (Tiago 1,14-15)

Veja o que diz a Carta de Tiago, que o homem é arrastado pelos maus desejos e esses uma vez realizados gera o pecado. Também esta é a fé da Igreja Católica, o demônio é um espírito tentador, que seduz o homem para o pecado. O dinheiro se encaixa num objeto de tentação e não um demônio.

No entanto o material da PJ descrito acima, é mais um subsidio herético, feito pelos teólogos da libertação.