20110903

Amor de novela e casamento

Muitas pessoas que conheço se perguntaram: Por que meu casamento acabou? Se analisarmos cada um caso, podemos dizer: cada caso é um caso. Existem casamentos que teve tudo para terminar e foi “até que a morte nos separe”, existem outros que tem tudo pra dar certo e dá errado. Têm muita gente que chega neste ponto e diz: é inexplicável.

Com o crescimento das Expressões artísticas modernas, principalmente a televisão, ouve uma maciça divulgação de estórias do tipo contos de fadas. No entanto estas estórias incentivam a ilusão humana e adia a possibilidade de uma consciência mais “pé no chão”. Todos nós somos marcados pelo pecado original e nascemos, todos, como me disse alguém, um dia: “O nosso propósito nesta vida é encontrar Jesus a pérola que o pecado escondeu, é pra isto que nascemos”. Temos tendências, fraquezas, que uma vez incentivadas pelo meio externo tornam realidades destrutivas.

Hoje, principalmente a mulher, esta muito ligada em novelas. Mergulham muitas vezes numa versão poética do amor eros, onde ele e somente ele existe no ser humano, seja o galã ou o vilão se apaixonam e nisto se igualam, somos todos iguais perante o amor; por esse amor se negligencia o passado, a fidelidade, o compromisso diante de Deus...; o humano é um ser individualista que só se relaciona através desse amor. Para fazer essa versão poética do amor eros a novela nega outros sentimentos humanos: na novela sentimentos como a insegurança e o ciúme são negligenciados, o homem pode ter cometido vários delidos, mas o amor faz esquecer o passado. O que na vida real, no dia a dia de um casal, erros do passado devem ficar bem claros como superados. O sentimento de posse pode ter sua origem num passado mal vivido e que gera insegurança em um dos conjugues, não há relação sadia sem arrependimento dos erros, não há uma doação mais pura sem que aja uma consciência reta defendendo valores.

Cada homem nasce com sua “verdade”, com as suas convicções e com isto gera um modo de ser bem particular. Por outro lado este modo de ser e sua “verdade” fazem com que o homem seja iludido por estas estórias em que o amor eros resolverá o problema. Mas quem é Eros? Eros é um deus da mitologia grega, segundo esta mitologia Eros é filho do deus Ades e da deusa Afrodite. Eros se apaixonou – por isto, eros é o amor paixão – por uma deusinha chamada Psique, foi preso por sua mãe a deusa Afrodite que não aceitava esta união. No entanto novelas cometem uma idolatria, divulgam o deus Eros e levam as pessoas ao mesmo erro. O amor eros – a paixão – acaba e ficam as divergências de convicções e verdades por que o amor eros não é capaz de promover arrependimentos e unidades. Pois é um amor egoísta.

O Deus único e verdadeiro colocou no homem uma sede, esta sede pode produzir buscas que nem sempre são saciadas. Após a descoberta desta sede o homem pode buscar preencher da sua própria maneira e desacreditar no amor após algumas desilusões, ou, se deixar levar pelo Amor verdadeiro e fazer a experiência do amor de Deus; se converter, se arrepender e buscar valores. Este último saberá que no mundo há tentações e por isto o amar é quase sempre tomar uma decisão de ser fiel, de ter respeito, de ponderar, aceitar, corrigir e ouvir. E saberá que quando casados surgiram tentações, não será maravilhoso como a proposta da novela: com um feliz para sempre! O maligno sempre tentará destruir e não deixar que um namoro dê certo ou se der, ele vai tentar destruir o casamento. Por exemplo: o mau sempre colocará uma mulher na vida do esposo para que ele possa cair, assim como colocará um homem na vida da esposa, assim como outras situações que possam dividir o que Deus uniu. Jesus ensina: - “Fuji dele e ele afastará de vós”.

Qualquer casamento dá certo se vivido nos valores de Deus e na oração, porque antes de tudo o “Amor é uma faísca de Javé”, é graça de Deus.