20110922

O que é religião?

Religião quer dizer religação, mas por que religação? Podemos dizer que se Adão e Eva não tivessem cometido o pecado, chamado de “pecado original”, não existiria a religião, vamos entender:
Deus cria o mundo e coloca no meio do Jardim do Éden a arvore do conhecimento do bem e do mal. Dá uma ordem ao homem para que ele não coma do fruto dessa árvore: “Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário morrereis”, a astuta serpente induz a mulher a comer, Eva come e faz Adão, também, comer. Essa desobediência é chamada de pecado original, porque veio das origens.

A Igreja diz que o gênero humano é um só homem – como um só corpo de um só homem. Em virtude dessa unidade do gênero humano, todos os homens estão implicados no pecado de Adão, como todos estão implicados na justiça de Cristo. Essa transmissão é um mistério que não conseguimos compreender plenamente. Porém sabemos pela revelação, que Adão havia recebido a santidade e a justiça originais não exclusivamente para si, mas para toda a humanidade. Então o pecado original, apesar de ser pessoal, privou toda a humanidade da santidade e da justiça originais. No entanto, contraímos por herança um pecado que não cometemos e somos desprovidos de santidade e justiça originais. A santidade e a justiça originais ligavam Adão a Deus, o pecado privou, desligou e por conseguencia a humanidade, daí a necessidade da religião. Algo capaz de nos religar a Deus.

Para nos livramos deste pecado que contrairmos por herança necessitamos do batismo, é pelo batismo que todos os nossos pecados são perdoados, bem como o pecado original e todos os pecados pessoas. O batismo não somente nos purifica de todos os pecados, mas também nos faz uma nova criatura, um filho adotivo de Deus, um co-herdeiro com Cristo. Porém o batismo não elimina a propensão ao pecado, as concupiscências são deixadas para o nosso combate e que não são capazes de nos prejudicar, se não as consentirmos resistindo com coragem.

Para essa religação que começa no batismo a Igreja católica dispõe de Sacramentos – Sacramento do batismo é o primeiro deles. Os sacramentos são sinais onde são difundidas a graça de Cristo, onde se manifesta a salvação, a obra necessária e santificante para aqueles que querem viver na amizade com Deus.

Religião é algo capaz de nos religar a Deus, nos levando a santidade e a justiça das origens. Um dos sinais do pecado original é que agora nascemos como deuses. “Eis que o homem tornou-se como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal”. Somos como deuses, cada um nasce com sua própria verdade e não olhamos para a verdade original que está em Deus. Num grupo de amigos um acha, outro pensa que... e poucos concordam devido cada um ter a sua própria verdade. Conversão é justamente largar as nossas supostas seguranças e verdades para seguir o modelo de santidade e justiça originais que para nós cristãos, acreditamos estar reveladas em Cristo.