20110929

O que é igreja?

A Palavra igreja vem da união de ekkle (“para fora” em grego) sia (“convocado”), seria então, a tradução mais correta de ekklesia seria convocado a sair. Igreja no sentido etimológico significa: Assembleia do povo convocado, do povo eleito por Deus. Existem estudos que indicam que a palavra ekklesia também era usada para desgnar “curral de ovelhas”, o que leva a acreditar que é uma palavra adotada pelos cristãos no sentido de Pastor e ovelhas.

Eclésia era a principal assembléia popular da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era a assembléia popular, aberta a todos os cidadãos. Foi criada por Sólon em 594 a.C. onde era aberta as portas para que todos nomeassem, votassem nos magistrados e os anos de mandato.

Para o cristianismo a palavra igreja designa a assembléia liturgica, mas também comunidade local, ou toda comunidade universal dos crentes. Não dá para separar um sentido do outro assim como não dá para separar a Samtíssima Trindade. Não existe assembléia sem comunidade, não existe comunidade local sem vínculo universal. Uma completa e forma a outra.

*Igreja no sentido povo:

“ Mas vós sos gente escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, o povo que ele conquistou, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa”. (1Pedro 2,9)

*Igreja no sentido comunidade de fiés:

“Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses reunida em Deus, nosso Pai, e nossos Senhor Jesus Cristo”. (2Tessalonicenses 1,1).

“Ao anjo da igreja que está em Éfeso escreve:” (Apocalipse de joão 2,1)


*Igreja no sentido comunidade universal, sentido instituição:

“Então os apóstolos e anciãos, de acordo com toda Igreja, resolveram escolher alguns dentre eles para mandá-los a Antioquia, com Paulo e barnabé” (Atos 15 e 15 ,22).