20101117

Conhecendo melhor Paulo Apóstolo.

Pelas suas cartas e outros estudos que aprofundam um pouco mais. Mas pouco se fala do tipo de evangelização que Paulo fazia, como ele escrevia, as pessoas se atem à teoria, a tese e a contesto. Esses aspectos são necessários para o entendimento dos textos, mas teses são teses, teoria são teorias e que muitas vezes esvazia o conteúdo bíblico e a bíblia passa ser de interpretações de a biblistas e exegetas.

Paulo foi o Apóstolo que mais formou comunidades cristães, pastoreava e sempre incansável não desperdiçava um só momento de sua vida, reconhecendo sua luta dizia:

“Quanto a mim, meu sangue está para ser derramada em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me entregará naquele dia; e não somente a mim, mas para todos os que viverem esperando com amor a sua manifestação”.
(2 Timóteo 4,6-8)

Para Paulo, e é bem clara na última frase: “a coroa da justiça” pertencerá a aqueles que esperam a manifestação do Senhor. Sobre esta questão Paulo usava palavras de ação e encorajamento para os convertidos, bem claro nestes versículos que fala sobre o mesmo tema na carta aos Filipenses ( 2,12);

“Portanto, meus amados, obedecendo como sempre, não só como no tempo em que estava ai presente, mas muito mais agora que estou longe, continuem trabalhando com temor e tremor, para a salvação de vocês”.

Paulo não confirmava a salvação de nenhum dos seus ouvintes, nem mesmo a sua. Mas mostrava que Deus era um Deus justo e fiel, e dizia:

“Não que eu já tenha conquistado o premio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o premio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente”.
(Filipenses 3, 12-13)

Suas cartas eram para pessoas conquistadas por Jesus Cristo, que uma vez conquistadas, assim com ele, deviam “correr”, para conquistar a vida eterna esperando a manifestação do Senhor.

Paulo anunciava Jesus como pleno cumprimento da promessa de Deus, a salvação enviada para nós.
No seu pastoreio, Paulo agia de forma diferente a cada comunidade de acordo com o seu nível de formação e resposta: Paulo era durão, meigo, educado, agradecido... Mas a metodologia usada por Paulo, era básica em toda sua formação. Não se tratava de lei ou de normas, mas que para ele eram coisas fundamentais para iniciar o caminho. Passamos por suas cartas para observar o quanto era importante tais coisas:


-1 Coríntios:

Os capítulos 5 e 6, Paulo trata com severidade um caso de imoralidade que acontece na comunidade cristã de Corinto e certas divisões que estava acontecendo ali.


-Romanos:

“A noite está quase passando, o dia vem chegando. Abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz. Procedemos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonarias e bebedeiras, nada de orgia e imoralidades, nem contendas e rivalidades”.
(13,12-13)


-Gálatas:

“São conhecida às obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias, entre outras coisas semelhantes”.
(5,19-21)


-Efésios:

“Imoralidade sexual e qualquer tipo de impureza ou cobiça nem sequer seja mencionada entre vós”.
(5,3)

-Colossenses:

“Portanto mortificai em vossos membros, isto é, o que em vós pertence a terra: imoralidades sexual, impureza, paixão, maus desejos, especialmente a ganância, que é uma idolatria”.
(3,5)


-Tessalonicenses:

“A vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual. Saiba cada um viver se matrimônio em santidade e honra”.
(4,5)

Paulo trabalhava as comunidades de diferentes contesto com as mesmas ações. Se observarmos a maneira que ele escrevia, veremos que ele apenas muda o tom: com uma comunidade ele é durão, com outras ele busca outras formas de falar sobre o mesmo tema, outras ele coloca mais detalhes sobre aquele mesmo tema. Enfim, a questão da imoralidade sexual e as divisões eram fatores fundamentas para a formação dos indivíduos convertidos.


Mas Ele mesmo conta o segredo da Evangelização: o amor. (O hino do amor em Coríntios 13)

Este hino pode ser um anúncio de Jesus:
“Jesus é paciente, Jesus é prestativo, Jesus não é invejoso...”.
Uma nova norma pra nós:
Ser paciente, prestativo, não ser invejoso...

Para Paulo o amor é o primordial na vida de um cristão, tanto que ele compara a sino que tini. O sino é sempre usado como um alerta ou um chamado, assim como, um sino rachado não tem eficácia. Então, o homem sem amor é um sino rachado.

“Mas o conhecimento envaidece; é o amor que constrói. Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento”.
(Coríntios 8,1b-2)


Amor e conhecimento:

Obs: Não existem deuses, no entanto, a carne sacrificada a um ídolo, é carne jogada fora.

“Cuidem, porém, que a liberdade de vocês não se tornem ocasião de queda para os fracos. Você tem consciência esclarecida: mas alguém o vê sentado à mesa num templo de ídolo; será que esse alguém, tendo consciência fraca, não se verá arrastado a comer carne sacrificadas aos ídolos? Deste modo, por causa do teu conhecimento que vocês tem, perecerá o fraco, esse irmão, pelo qual Cristo morreu. Se vocês pecam assim contra os próprios irmãos e ferem a consciência deles, que é fraca é contra Cristo que vocês estão pecando”.
(Coríntios 8, 9-12)


“Se por questão de alimento, você deixou seu irmão triste, você não está agindo com amor. Portanto o alimento que você come não seja causa de perdição para aquele por quem Cristo morreu. Não dêem motivo para outros falarem mal daquilo que é bom em vocês. O Reino de Deus não é questão de comida ou bebida; é justiça, paz e alegria no Espírito Santo...
...Mas é mau para um homem comer provocando escândalo. É melhor não comer carne, nem beber vinho ou qualquer outra coisa, quando isso é ocasião de tropeço, escândalo e queda para o irmão”.

(Romanos 14, 15-17/ 20 b-21).

“O conhecimento é limitado”

Espero ter trazido alguma novidade.