20101129

O verdadeiro papai noel.

São Nicolau foi um bispo de Mira na Turquia, conhecido como bispo das crianças e dos mais necessitados, também é conhecido como padroeiro dos marinheiros.

Em um dia de tempestade os marinheiros fizeram uma oração a São Nicolau, foi quando ele apareceu em um barco e logo veio a calmaria ao abençoar o mar. Daí a adoção como padroeiro dos marinheiros.

Um outro fato importante da vida de São Nicolau é um relato de São Boa-Aventura, que em um sermão contou que ele entrou numa estalagem e ressuscitou dois jovens e depois converteu o assassino que era o próprio dono da estalagem.

Papai Noel ou São Nicolau? São Nicolau era um bispo generoso que gostava de presentear as pessoas que mais necessitavam, presenteava em sigilo, à noite, para que ninguém soubesse. Relato conta que três jovens queriam casar e naquele tempo as jovens tinham que dar um dote ao noivo para haver o casamento, foi quando São Nicolau jogou uma bolsa de moedas no quarto do pai. Seu gesto de generosidade foi se espalhando por toda aquela região, os necessitados recorriam a ele. Com sua morte aumentaram os milagres atribuídos pela intercessão de São Nicolau.

Criou-se em toda aquela região, devido a São Nicolau, uma tradição de generosidade e presentear os mais necessitados. No século XVI, holandeses emigraram para os Estados unidos trazendo esta tradição. A tradição de celebrar São Nicolau (Sinter Klass). Foi então que, esta tradição foi se americanizado e ouve uma mudança da tradição original. Do homem cheio de amor de Deus, cheio de generosidade aos mais necessitados; surge um velhinho simpático puxado por renas, que grita “rourourou”.

A popularização da figura do papai Noel aconteceu em 1931 numa campanha publicitária da coca cola. Foi quando ganhou roupas vermelhas com detalhes em branco, A cor do logotipo da marca.