20101122

Temas atuais

Camisinha:


Antes de tudo é necessário dizer que a fé em Jesus Cristo deve nos levar a uma reestruturação humana: O homem novo formado pela fé vive e defende, valores espirituais, éticos e morais. Não se trata de uma mudança radical, mas gradativa ao longo de toda a vida. Onde violento e radical deve ser a atitude de mudança da configuração da vida em Cristo.

Este homem novo começa a iluminar a sua afetividade descobrindo a importância da cura afetiva para a vivencia de um amor mais verdadeiro e humano. Uma afetividade ferida torna o homem mais instintivo, menos humano, há uma coisificação do próximo e a perda do amor gratuito e a casos que o sexo se torna uma droga.

A camisinha é para Igreja católica algo ilícito, no entanto pecaminoso, mas há casos que deve prevalecer à busca por uma moralização, onde o uso de camisinha seria um degrau para uma vida afetivamente correta. A camisinha não é a solução para casos de doenças sexualmente transmissíveis e sim, a solução é a humanização da sexualidade.
(Ref: CIC e BENTO XVI)


Tatuagens e piercing:


Hoje Está na moda, desenhar no corpo borboletinha, animais como a libélula, estrelinha, nome de parentes ou até mesmo religiosos e para mais ousados, figuras de entidades indígenas, magos e dragões. A igreja católica não costuma desenvolver estudos sobre coisas obvias, como: o uso de bebidas alcoólicas, tatuagem... Apenas se atem, a palavras de Deus que diz que o corpo é templo do Espírito Santo e que o corpo é para glorificação de Deus (1Corintios 6,19-20).

No Antigo Testamento é bem clara a proibição que Deus faz ao povo consagrado, ao povo escolhido:
“Não fareis incisões na vossa carne por um morto e nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor” (Lv 19,21).

Quem estuda sobre tatuagens sabe exatamente o sentido esotérico de cada figura, o que ela representa dentro de uma seita, ou mensagem que ela quer passar. Muitas vezes, sem conhecimentos, até mesmo nós cristãos carregamos mensagens no corpo que não simboliza a fé que propagamos. Os piercinng e tatuagens inicialmente eram usados para diferenciar pertença ao diferentes deuses, sua criação é datada de 8000 anos.

Felizmente a misericórdia de Deus tem repatriado, no seio da Igreja, filhos que viviam afastados e que foram marcados com esse selo terrível da moda.


Alcoolismo:


Existe dentro da Igreja católica uma grande discussão sobre esse assunto, muitos dizem que é polemico e ha diferentes opiniões e direcionamentos. Determinadas festas católicas ainda vendem bebidas alcoólicas. Dos muitos documentos da Igreja, os poucos que li, ainda não descobri nenhum que tratasse diretamente do assunto.
Mas sabemos do malefício do álcool: acidentes de trânsitos, perda de empregos, destruição de famílias, perda da dignidade humana... Se faz o mal não é bom. Segundo as recentes pesquisas determinados indivíduos têm maior probabilidade de desenvolver a doença do alcoolismo e pra esses, bebida alcoólica é um veneno. O problema é: Você sabe quem?

Na Bíblia vemos Paulo pedindo para Timóteo tomar um copo de vinho para sua saúde e Jesus consagrou o vinho transformando e seu sangue. Na bodas de Cana, Jesus transforma água em vinho e aproximadamente 600 litros. Bento XVI no livro Jesus de Nazaré nos mostrar como devemos interpretar este milagre, vale a pena conferir.

A Igreja aponta para algo muito maior do que ficar discutindo esta questão. O catecismo da igreja aponta para uma justiça que devemos ter com o nosso próximo, como ter responsabilidade com a vida do outro em momentos de decisões difíceis.

-Nunca é permitido praticar o mal para daí se resulte o bem.

-A “regra de ouro”: “Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles”.

-Pecando contra os irmãos e ferindo sua consciência... pecais contra Cristo. (1Corintios 8,12)

“É bom abster-se de carne, de vinho, e de qualquer coisa que seja causa de tropeço, de queda, enfraquecimento para teu irmão”.
(Romanos 14,21)
(CIC: 1789)