20110331

Inimigo "cientista"

O surgimento do iluminismo foi quando a alta burguesia assumiu uma maneira própria de pensar, entre os anos 1600 a 1700, com a proposta "a luz da razão sobre as trevas dos dogmas religiosos". Foi quando Descarte formulou a famosa frase “penso logo existo”.
O método científico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. René Descartes defendeu o método dedutivo como aquele que possibilitaria a aquisição do conhecimento através da elaboração lógica de hipóteses e a busca de sua confirmação ou negação.
A Igreja cedeu lugar na sociedade a um processo denominado, por alguns historiadores, de laicização da sociedade que até então a Igreja tinha a hegemonia dos estudos relacionados à vida. No entanto foi no século XIX (anos 1800) a ciência passou a ter uma importância fundamental. Parecia que tudo só tinha explicação através da ciência. Como se o que não fosse científico não correspondesse à verdade. Este século serviu como referência de desenvolvimento do conhecimento científico em todas as áreas: na sociologia Augusto Comte desenvolveu sua explicação de sociedade, criando o Positivismo, vindo logo após outros pensadores; na Economia, Karl Marx procurou explicar a relações sociais através das questões econômicas, resultando no Materialismo-Dialético; Charles Darwin revolucionou a Antropologia, ferindo os dogmas sacralizados pela religião, com a Teoria da Hereditariedade das Espécies ou Teoria da Evolução. A ciência passou a assumir uma posição quase que religiosa diante das explicações dos fenômenos sociais, biológicos, antropológicos, físicos e naturais.

Hoje, no entanto, nós vemos inimigos científicos que são contra a Igreja Católica, Pensam que a “religião é o ópio do povo”, baseiam-se em Marx, Conte, Darwin, Jung, Freud... Para eles “a luz da razão sobre os dogmas religiosos”, isto é, Os dogmas são opressores, as leis são opressoras, o homem pode chegar a um conhecimento moral somente pela razão (rotulada como fé), onde tudo têm uma explicação cientifica, até os milagres da bíblia. Esses inimigos são vazios de religião, no entanto não conhecem o Deus da Bíblia. Preferem ficar ao lado da ciência e explicar tudo através de uma analise cientifica. Enganam-se pensando que estão do lado do povo excluído, se esquecem que esse movimento foi um pensamento para levar a burguesia a uma autonomia e a emancipação da Igreja. Em fim, Jesus não foi um revolucionário cientifico e nem religioso. O Jesus da Bíblia veio ser a verdade, modelo de homem perfeito para salvar o ser humano de seus erros e lhe trazer a vida eterna.

Obs: O cristianismo não é uma religião que se segue uma lei, e sim, o filho de Deus que se fez homem e habitou entre nós e foi obediente ao Pai até o fim.
Enquanto esteve entre nós Jesus obedeceu aos Dez Mandamentos, até os aperfeiçoou e deu o sentido fiel. Se o cristianismo é seguir o mestre, dizer que as leis da Igreja baseadas em cristo -principalmente os Dez Mandamentos - oprimem o homem é dizer que Jesus pecou ou é opressor. As leis da Igreja é um caminho para te levar a Cristo.



...Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.

Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,

e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;

pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém”. (Romanos 1,18-25)


“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. (Hebreus 13,8)