20110424

Enterro da Teologia da Libertação.

Caro amigo, vamos lembrar da “teologia da libertação”. A “TL” faz a gente estudar – eu já estudei – de maneira cronológica os testos bíblicos e nos mostra quatro imagens de Deus na Bíblia. Com base nessas imagens aponta para os dias de hoje e diz: nós hoje conhecemos mais a Deus do que os Apóstolos e até mesmo mais do que aqueles que escreveram os Evangelhos "naquele tempo". Se isso fosse verdade veríamos muitos prodígios, pessoas sábias, padres santos, comunidades maravilhosas... Não seria uma teologia fundamentalista e monossilábica: “Solidariedade”. “Partilha”. “Amor”. “Pobres”. “Oprimidos”..

Numa coisa devo concordar: Deus ama a todos e sua graça é para todos os filhos, sem distinção de pessoas. Deus não põe uma nuvem de chuva com raio e trovões na cabeça de um malfeitor, quantos conseguem a graça de largar a bebedeira mesmo longe da Igreja, quantos hoje conseguem a graça de sair das drogas, quantos sem conhecê-lo pede a Deus e ELE atende, às vezes nem percebe a graça que recebeu. Realmente sua misericórdia é infinita.

E cadê a predileção pelos pobres???? O pobre vai a praia e sai o sol, o rico vai a praia e vem à chuva, é assim????
Quando o Papa Bento vai a praia caia a chuva, quando Marx ou fidel vai a praia vem o sol...
Felizmente não é assim.

Existe um pequeno detalhe que a “TL” ignora: O LIVRE ARBÍTRIO, quando Deus criou o homem dotou o homem de liberdade e Deus não voltou atrás. Ainda somos livres, ainda temos a possibilidade que mesmo conhecendo Deus rejeitá-lo. Então, já não somos todos iguais: existem os que conhecem, se doam a Deus e os que rejeitam. E dentro daqueles que rejeitam tem os maliciosos, existem os que comungam para saciar sua vaidade... Mas mesmo assim Deus não põe uma nuvem, apenas ama.

Dentro dessa possibilidade existem dois caminhos: Ou o homem responde o Amor do Pai ou rejeita.
Quando responde o homem encontra a vida e quando rejeita encontra a morte.
E esse chamado é para pobre, rico, para todas as raças e todas as nações. Céu e inferno sempre será uma dicotomia, o amor e o ódio, o bem e o mal, a fé e o ateísmo... como explicar onde está a igualdade de tais coisas?

O comunismo não é religião, se buscarmos coisas boas em tudo encontraremos, se procurarmos poucas coerências encontraremos, se buscarmos poucas verdades encontraremos, se buscarmos um pouco de amor em tudo encontraremos, em tudo encontraremos um lado bom e outro ruim. Não existe uma pessoa extremamente má e assim não existe uma ruim totalmente.

O cristianismo é uma religião que busca a perfeição humana: “sede santos” - “Sejas perfeitos como o pai do céu é perfeito”, não basta o morno, ter pouco amor, pouco perfeito, o meio termo, isto indica que não devemos olhar somente o que as pessoas e as coisas tem de bom.
Apesar de que é fundamental olhar os valores dos outro.

Quantas vezes a Igreja condenou o marxismo? Muitas. Mas hoje muitas pessoas insistem na “teologia da libertação”, alimentados por certos padres que no passado contrariaram a Igreja, defenderam suas teses e depois foram reconhecidos e um virou doutor da Igreja. Mas devemos pensar nos frutos desta “teologia”: quais são? O que ela trouxe de beneficio para o homem e para o país? No Brasil as crianças estão cada vez mais mal educadas, os jovens cada vez mais nas drogas, os pais estão cada vez mais desgovernados, começa sinais de terrorismo... O Brasil está afundado na corrupção, completamente a mercê da O.N.U e de um comunismo destruidor... Nossas comunidades onde a teologia da libertação está, estão desunida, as pessoas não partilham e não vivem fraternalmente.

O primeiro mandato do governo Lula todos eram católicos, assim apontou frei Beto um defensor da TL e que ganhou um gabinete para assessorar o projeto “fome zero”. Diante de tanta controvérsia saiu em dois anos e tivemos vários escândalos de corrupção. A felicidade de frei Beto era que Lula tinha vindo da pastoral operária católica, José Dirceu da J.E.C junto com Marina da Silva, hoje, protestante e eram de cargos importantes. As pastorais, como a operária, e o movimento Juventude Estudantil Católica (J.E.C), foram criados pelos teólogos da libertação na obstinação de chegar ao governo do país e torná-lo socialista. E conseguiram.

Hoje não é diferente, a maioria dos ministros foram formados nas J.E.C.s, se formaram em colégios católicos como a PUC, são socialistas e recebem diretrizes da O.N.U, como se a O.N.U fosse o seu deus. O atual ministro da saúde falou em uma entrevista que aprovar o aborto e o casamento gay é uma questão de tempo. Enquanto a Igreja defende Deus os ministros obedecem a O.N.U e seu novo plano de direitos humanos.

Pra encerrar vamos lembrar do precursor da TL no Brasil, ex-frei Leonardo Boff que tentou assessorar a candidata Marina da Silva e depois apoiou a candidatura da atual presidente e hoje está totalmente alheio a organismos internacionais. Neste ano Leonardo Boff fez uma palestra sobre ecologia no simpósio da TL, pois ecologia foi o tema sugerido pela organização das nações unidas em 2010 e com quase toda certeza, este ano será terrorismo. Bem, será que será também o tema da CF em 2012?

Leonardo Boff, hoje, rompeu com seus votos sacerdotais – o que é algo primordial pra TL -, os padres da TL fazem votos de obedecer a Igreja, o Magistério, o Papa... mais não fazem. Hoje, Boff mora com uma mulher que já foi casada e mais uma vez se mostrou contra a Sagrada Escritura que diz:

“Ora, eu voz digo – Jesus: todo aquele que despedir sua mulher – fora o caso de união ilícita – faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério”.