20110423

Todas religiões são iguais?

O que tem de diferente entre o budismo, maometismo, islamismo, religiões afros, sociedades, outras e o cristianismo?
As religiões são todas iguais? Um dia certo católico fez a seguinte afirmação sobre o ecumenismo: “Todas as religiões são como barcos e todas elas se dirigem a um porto que é Deus”.

Para o budismo Deus é Deus e o iluminado é Buda.
Para o maometismo Deus é Deus e o iluminado é Maomé.
Nas religiões afros as entidades são os iluminadores.
Nas sociedades os homens se consideram iluminados.

No cristianismo o iluminado é Cristo e qual é então a diferença:

Buda foi um homem mortal, Maomé foi um homem mortal, nas religiões afros as entidades são espíritos que vagam pelo mundo, nas sociedades os homens mortais são os iluminados.

No Cristianismo se segue Jesus Cristo o filho de Deus, que morreu e ressuscitou ao terceiro dia. No cristianismo segue-se Jesus - Verdadeiro homem e verdadeiro Deus, nascido não criado com consubstancial – com a mesma substancia - do Pai.. Jesus foi Deus encarnado, o Deus conosco.

Então não é igual. Se em outras religiões temos algumas verdades sobre Deus, no cristianismo há o próprio Deus que é Jesus Cristo e temos a possibilidade de não seguir mais homens mortais, mas o próprio Deus e seus porta-vozes que falaram e fala em nome de Jesus Cristo.

Então não é verdade que cada religião é uma barca. Se o filho de Deus veio ao mundo é dele a religião verdadeira que leva ao Pai. Afirmar que todas as religiões são iguais é tirar o propósito de Deus manifestado em Jesus Cristo. É dizer que Jesus Cristo é um profeta entre outros e sua religião apenas mais uma.

Jesus diz: “Eu sou o alfa e o Omega, o principio e o fim”.

“Eu sou a verdade, o caminho e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim”.

É nisto que acredita os verdadeiros cristãos.