20110429

Pedro, primeiro Papa??

O Papa, Bispo de Roma e sucessor de São Pedro, “é o perpétuo e visível principio e fundamento da unidade, quer dos bispos, quer das multidões de fiéis”. Com efeito, o pontífice romano em virtude do múnus de vigário de Cristo e de pastor de toda Igreja, possui na Igreja o poder pleno, supremo e universal. E ele pode exercer sempre livremente o seu poder. (C.I.C 882)

“Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do inferno não conseguirão vencê-la”. (Mateus 16,18).

Com este versículo podemos fazer algumas interpretações e retirar Pedro da condição de Papa, ex:

*Jesus estava falando dele, eLE é a pedra.

*Eles estavam ao lado de uma pedra, onde sobre ela construiriam a 1ª Igreja.

1ª Conclusão: se formos do português para o grego, a versão grega não traz "tu és “PETRA” e sobre esta “PETRA” edificarei a minha Igreja" Por que, para o novo nome de Simão, Mateus usa o grego “PETROS” que possui um significado diferente do “PETRA”. Em grego, a palavra para pedra é “PETRA”, significa uma rocha grande e maciça. A palavra usada para o nome para Simão, por sua vez, é “PETROS”, que significa uma pedra pequena, uma pedrinha.

Então, se conhecemos o grego não podemos pensar que Jesus comparava Pedro à rocha. Na verdade, é justamente o contrário. Ele o contrastava. De um lado, a rocha sobre a qual a Igreja seria construída: o próprio Jesus ("e sobre esta PETRA edificarei a Minha Igreja"). De outro, esta mera pedrinha ("Simão tu és PETROS"). Jesus queria dizer que ele mesmo seria o fundamento da Igreja, e que Simão não estava sequer remotamente qualificado para isto.

2ª Conclusão: se formos do grego para o aramaico - como se sabe, esta foi à língua falada por Jesus, pelos apóstolos e por todos os judeus da Palestina. Era a língua corrente da região - muitos, talvez, a maioria, sabiam grego, pois esta era a língua franca do Mediterrâneo. A língua da cultura e do comércio. A maioria dos livros do NT foi escrita em grego, pois não visavam apenas os cristãos da Palestina, mas de outros lugares como Roma, Alexandria e Antioquia, onde o aramaico não era falado.

Sabemos que Jesus falava aramaico devido a algumas de suas palavras que nos foram preservadas pelos Evangelhos. (Mateus 27,46) Onde ele diz na cruz, "Eli, Eli, Lama Sabachtani". Isto não é grego, mas aramaico, e significa, "meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?".

E tem mais: nas epístolas gregas de S. Paulo (por 4 vezes em Gálatas e outras 4 vezes em 1Coríntios), preservou-se a forma aramaica do novo nome de Simão. Em nossas bíblias, aparece como “CEFAS”. Isto não é grego, mas uma transliteração do aramaico “KEPHA” (traduzido por “KEPHA” na forma helenística).

E o que significa “KEPHA”? Uma pedra grande e maciça, o mesmíssimo que “PETRA”. A palavra aramaica para uma pequena pedra ou pedrinha é “EVNA”. O que Jesus disse a Simão (Mateus 16,18) "tu és ‘KEPHA” e sobre esta “KEPHA” construirei minha igreja.
Quando se conhece o que Jesus disse em aramaico, percebe-se que ele comparava Simão à rocha; não os estava contrastando.

Vamos continuar lendo:

“Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do inferno não conseguirão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mateus 16,18-19).

Simão Pedro naquele momento realmente não estava qualificado a ser “PETRA” ainda era “PETROS”, devemos lembrar que a ousadia dos Apóstolos só aconteceu depois de Pentecostes. Jesus profetisa dizendo que Pedro seria a Rocha, é muito provável que Pedro ainda não tivesse entendido, mesmo depois da ressurreição em João 21, 7 (Pedro estava nu). Naquele momento, Jesus ainda estava vivo entre eles, Como é o caso do jejum em Marcos 2,19. Apesar de que, Pedro, foi sempre colocado como primeiro discípulo:

“Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André,...”. (Mateus 10,2a) (Marcos 3,16-19); (Lucas 6,14-16); (At 1,13).

Obs: Simão é chamado de “CEFAS” (aramaico: “KEPHAS” = Pedra): (João 1,42).

*(A minha Igreja.) A igreja edificada sobre os apóstolos e profetas: (Efésios 2,20)

Portanto, já não sos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e moradores da casa de Deus; casa que tem como alicerce os apóstolos e profetas e como pedra angular, o próprio Cristo Jesus”.

“Quando iam passando pelas cidades, entregavam aos irmãos, para serem observadas, as decisões que haviam sido tomadas pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém”. (Atos dos Apóstolos 16,4)•

*(Eu te darei as chaves...) As chaves são símbolo de autoridade: (Isaias 22,22).

“Colocarei em seus ombros as chaves do palácio de Davi, quando ele abrir, ninguém poderá fechar, quando fechar, ninguém poderá abrir”.

* "Apascenta as minhas ovelhas": (João 21,17).
* "Simão, confirma os teus irmãos": (Lucas 22,31-32).
* Pedro foi o primeiro a pregar durante o Pentecostes: (Atos 2,14-40).
* Pedro realizou a primeira cura: (Atos 3,6-7).
* Pedro recebeu a revelação de que os gentios deveriam ser batizados: (Atos 10,46-48).

*Pedro diante dos apóstolos: (Atos 15,7b-11)

“Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós; e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também”.

*Aos apóstolos:

(Lucas 16): “Quem vos escuta, é a mim que esta escutando; e que vos despreza, é a mim que está desprezando; ora, quem me despreza, esta desprezando aquele que me enviou”.

(João 13,20): “Em verdade em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe: quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.