20110415

Imagens e idolatria.


É muito fácil criar uma idéia e dizer que é a verdade absoluta, tem muitos pra concordar e outros para discordar. A Igreja católica é massacrada pela maioria dos evangélicos por possuir imagens, imagens de Santos. Pensado nisto resolvi escrever o sobre o assunto apoiado no que entendo do que diz a Igreja:

“Não farás para ti ídolos: nenhuma figura do que há no alto do céu, embaixo da terra. Não te prostraras diante deles, nem prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus ciumento: castigo o pecado dos pais nos filhos, netos e bisnetos, quando me aborrecem”. (Deuteronômio 5,8-9)

Vemos aqui um Deus que castiga o pecado, que fica aborrecido e podemos segui-lo por medo. Se eu adorar imagens Deus vai me castigar. Castiga? Permite o castigo. Deus nos ama e a conseqüência do pecado já é uma destruição, somos nós mesmos que nos destruímos através das escolhas que nem sempre são autênticas, mas subjetivas.

O primeiro mandamento é bem pessoal – “não farás para ti ídolos” -, somos nós os responsáveis pela criação dos nossos ídolos. E seu eu criar para os outros e não para mim? Bem, não deixa de ser pecado. O mandamento é bem claro, não farás, não prostraras e não prestaras culto. É dirigido na 2º pessoa do singular “tu”, Tu não farás. “Tu”, é todo aquele que faz a opção de praticar o que Deus quer.

De nenhuma Maneira a Igreja estimula a idolatria, o real motivo das imagens são de testemunho de fé que serve de exemplo para nós. As imagens estão ali para a glória de Deus e para o bem da Igreja, exemplo:

Pela fé, compreendemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus, o visível a partir do invisível. Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que Caim... Pela fé, Abraão obedeceu ao chamado de partir para o país que haveria de receber como herança... Pela fé, Maria permitiu a vinda do filho de Deus... Pela fé, Pedro e os outros largaram a barca e a rede e seguiram Jesus... Foi pela fé, que um jovem chamado Francisco largou a riqueza e todos os seus prazeres para seguir a Cristo... Foi pela fé, que o Espírito permitia a Frei Galvão ter bilocação e levitar em suas orações...

“Nós, portanto, rodeados de uma nuvem tão densa de testemunhas, desprendemo-nos de toda carga e do pecado que nos encurrala, corramos com constância a corrida que nos espera, com olhos fixos naquele que iniciou e realizou a fé, em Jesus, o qual, pela alegria que lhe foi proposta, sofreu a cruz, desprezou a humilhação e sentou-se à direita do trono de Deus”.(Hebreus 12, 1-2).

As imagens são figurações de pessoas que viveram a fé autentica em Jesus Cristo, comprovada, testificada e que serve de testemunho, referencia... Hoje no meio evangélico muito dizem que a Igreja católica não liberta, o que é desmentida na historia dos santos: Muitos tiveram uma vida desregrada e se converteram em busca da perfeita santidade. É o caso de São Francisco de Assis, um jovem rico que tinha uma vida desregrada, em festas, bebidas e se converteu a Cristo. Se no meio evangélico eles se acham diferente, pois, há curas, milagres, o poder do Espírito, vale a pena lembrar de Frei Galvão um religioso que levitava em suas orações e tinha o dom de bilocação – estava em dois lugares ao mesmo tempo.

Os testemunhos dos santos protegem a Igreja contra heresias, porque ali, está o exemplo de fé autentica e que serve de exemplo também para nós e para Igreja no futuro. Mesmo que as pessoas tentem mudar o cristianismo, o católico não esquece a vida dos santos ao olhar para as imagens – Os santos são a autenticidade, é como se fosse a identidade da Igreja, por que os Santos foram pessoas que viveram a Palavra de Deus de acordo com suas vocações..

A Igreja diz que nós vivermos um novo tempo, tempo de Jesus – Deus encarnado. Se antes não podíamos ver o Deus invisível, depois que Jesus veio ao mundo podemos fazer a sua imagem, pois Deus não é mais invisível. A Igreja não promove a idolatria o que há é um desconhecimento pra que serve os Santos, talvez por comodismo, por falsas teologias e ate mesmo, por que não, falta de capacidade para a compreensão. Desde a construção do primeiro templo, os templos feitos ao Deus de Jesus Cristo sempre tiveram imagens.

Antes da construção do 1º templo a arca da aliança ficava numa tenda e onde também eram feitas as manifestações religiosas , isto aconteceu até Davi e depois, Salomão construiu o templo de Deus. Assim também os primeiros cristãos não tinham templos para celebrações, estas eram feitas nas casas, às escondidas. Até que a mãe de Constantino – imperador romano – se converteu ao cristianismo e logo depois ele – Constantino - abriu as portas dos templos romanos para a pregação cristã. Daí em diante, o cristianismo teve templos que procurava imitar o primeiro templo feito por Salomão.


Interessantes imagens do 1º templo construído a Deus:


“No ano quatrocentos e oitenta da saída do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão em Israel, no mês de maio (isto é, o segundo mês) Salomão começou a construir o templo do Senhor”. (1Reis 6,1)

No primeiro templo:

“O santíssimo media dez metros de comprimento, dez de largura e dez de altura; revestiu-se de ouro puro. Fez um altar de cedro diante do santíssimo, revestido-o de ouro puro. (Revestiu de ouro todo o templo, até o último espaço.) Para o santíssimo talhou dois querubins em madeira de oliveira silvestre: mediam cinco metros de altura. As asas do primeiro media dois metros e meio cada uma, no total de cinco metros de envergadura”. (1Reis 6,20-24)

“Sobre as paredes do templo, no santíssimo e nave, tudo ao redor, esculpiu baixos relevos de querubins, palmeiras e grinaldas de flores”. (1Reis 6, 29).

“Para a entrada da nave fez também enquadramentos de quatro ângulos, em madeira de oliveira selvagem, e duas portas de madeira em ciprestes, cada uma com duas folhas giratórias; sobre elas esculpiu querubins, palmeiras e grinalda de flores, e os recobriu de ouro bem aplicados aos relevos”. (1Reis 6,36-35).

“No quarto ano do mês de maio, lançou alicerces do templo, e no décimo primeiro ano, no mês de novembro (isto é, no oitavo mês), terminou todos os detalhes, segundo o projeto. Ele construiu em sete anos”. (1Reis, 37-38).

“O Rei Salomão mandou chamar Hiram de Tiro” (1Reis 7,13)

“Hiram também fez um reservatório de metal fundido: media cinco metros de diâmetro, era redondo, com dois metros e meio de altura e quinze de perímetro, medido com o cordel. Debaixo da borda, tudo ao redor, duas séries de temas vegetais contornavam o reservatório, com vinte frutas em cada metro, fundida numa só peça com o reservatório. O reservatório descansava sobre doze touros, que olhavam três ao norte, três ao oeste, três para o sul e três para leste; tinham a parte posterior voltada para dentro. Sobre ele estava o reservatório” (1Reis 7, 23-25).

“Os sacerdotes levaram a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, a capela do templo ( o santíssimo ) sob as asa dos querubins, pois os querubins estendiam as asas sobre o lugar da arca e cobriam por cima a arca e os varais” (1Reis 8,6-7).

“Quando os sacerdotes saíram da nave, a nuvem encheu o templo, de modo que os sacerdotes não podiam continuar oficiando por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchia o templo”. (1Rei 8,10-11).


Basta-nos entrarmos em alguma catedral católica mais antiga e veremos a imitação do primeiro templo, querubins, flores e muito ornamento dourado. Um outro aspecto que devemos notar nos templos católicos é sua forma de bolo de casamento. Retirada da imagem da noiva que é a Igreja e do noivo que é Jesus Cristo.

Acredito que alguns evangélicos não entrariam no primeiro templo construído a Deus.